Antes de falarmos sobre persona, uma pergunta: você já parou para pensar se o público com o qual se comunica é o ideal para sua empresa? Será que todas essas pessoas estão dentro do perfil social, comportamental e profissional que o seu negócio busca?
Se a sua resposta for não, então você precisa de uma persona para as suas estratégias de marketing digital.
Começar o trabalho de Inbound Marketing sem definir a sua persona é perda de tempo. É como se o seu conteúdo fosse produzido sem estratégias de impacto e objetivos definidos para alcançar a sua persona ideal. Você não vai querer que isso aconteça, certo?
Hoje, falaremos sobre como a definição de persona é imprescindível no processo de onboarding e como ela impactará nas ações digitais da sua empresa.
A diferença entre estas duas nomenclaturas é o que torna o trabalho de marketing digital mais estratégico. Quer saber por quê?
Determinar o público-alvo é passar uma régua generalista em uma parcela de pessoas nas quais você impactaria em uma ação. Por exemplo, um buffet para casamentos diz que seu público-alvo é composto por mulheres, de 30 a 40 anos, que estejam noivas e que morem na região do ABC.
A persona deste buffet é mulher, se chama Carla, tem renda de R$ 5.000,00, mora em São Bernardo do Campo, trabalha com compras em uma montadora e acabou de ficar noiva de Marcelo.
Ela busca por um buffet para casamentos no ABC, mas tem tido dificuldades em encontrar um local completo para fazer a cerimônia e a festa no mesmo local.
Percebe a diferença? Depois de definir sua persona, você saberá exatamente o que ela procura e como a sua empresa pode ajudar ofertando algum produto ou serviço. Desta forma, o relacionamento é mais intimista e assertivo, já que você entenderá exatamente o que o seu cliente potencial precisa.
Se as ações de marketing digital que você planejou até agora não estão surtindo o efeito esperado, provavelmente problemas aconteceram no momento de definição da sua persona.
Quando se estrutura uma estratégia, você precisa ter em mente todos os passos que seu potencial cliente toma antes de realizar uma ação de decisão.
Isto é, você precisa conhecer o perfil dele e suas principais dores e problemas, para que então ofereça soluções plausíveis para cada momento da jornada de compra.
Desta forma, se suas ações de marketing não estão gerando resultados para a sua empresa, é o momento de repensar a persona trabalhada até então e rever a estratégia com base nesta nova visão.
Leia mais: Entenda como funciona a jornada de compra
Agora que você já sabe que a criação da persona é imprescindível para a estratégia de marketing digital na jornada de compra do seu potencial cliente, deve estar se perguntando como criar a persona ideal para o seu negócio, não é mesmo?
Como falamos acima, você precisará entender o perfil social, comportamental e profissional da sua persona. Para isso, será necessário montar um roteiro de perguntas, selecionar a forma de abordagem e a amostragem de quais clientes responderam ao seu questionário.
A Rock Content e a Resultados Digitais criaram uma ferramenta que pode te ajudar nesta construção: O fantástico gerador de personas. E, é claro, você pode contar com aBlack Beans como sua agência de marketing digital para te ajudar.
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