Quem trabalha com vendas B2B sabe: esse é um universo à parte, totalmente diferente das vendas para o consumidor final. Os clientes costumam ser analíticos, complexos e totalmente consultivos.
Há alguns segredos que fazem a diferença para quem deseja ter sucesso nessa área e conquistar cada vez mais clientes. Quer saber quais? Confira a seguir:
Essa é uma das recomendações mais valiosas nas vendas B2B. É essencial conhecer o seu produto e mercado como ninguém. Só assim você poderá oferecer mais que um simples negócio ao seu cliente, mas sim uma solução para os problemas, necessidades e anseios daquela pessoa.
Analisar a concorrência também é uma ótima estratégia para quem deseja se destacar: é importante aprender, assimilar e até se inspirar no que os outros estão fazendo. E estar preparado para apresentar as qualidades e diferenciais do que você oferta, afinal, porque o cliente deve escolher você, em vez do seu concorrente?
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Há muito “backstage” por trás de uma venda. Profissionais bem preparados possuem um planejamento bem definido, assim podem acompanhar o cliente em um funil de vendas do começo ao fim.
É essencial ter um plano de ação comercial: essa prática demanda tempo, estudo e testes, mas os resultados são gratificantes. Antes de começar o planejamento, faça para você mesmo, perguntas importantes como quais os melhores meses de vendas? Quais são as suas metas para o ano? Quais clientes da sua carteira podem estar em um momento de upsell?
A partir dessa análise, comece a delimitar e traçar o seu plano, com estratégias, táticas e metas que precisam ser tiradas do papel e que podem apoiar a execução do seu trabalho.
A união dos setores de marketing e vendas B2B tem muito a agregar para os negócios. Hoje, o marketing digital dispõe de uma série de estratégias que podem não só atrair, como converter pessoas em oportunidades reais de fechamento.
Logo, a área de marketing é capaz de preparar o cenário para que o setor de vendas entre em ação com um lead qualificado, que já conhece o negócio e tem um interesse real de adquirir o seu produto/serviço.
Quando o vendedor puxa o telefone para um contato ou envia um e-mail, aquela pessoa já conhece sua empresa. A ideia agora é criar um relacionamento, aprofundar essa conversa para conquistar de vez o lead e torná-lo seu cliente.
Nas vendas B2B não há muita margem para erros. É essencial saber abordar aquele lead corretamente, com as perguntas ideais, e contornar objeções que possam surgir durante a negociação.
Mostre interesse pelo cliente, busque entender e sanar suas dúvidas, e exponha a sua vontade de resolver o problema dele: a empatia é um “segredo” de ouro nos negócios. Isso porque um contato humanizado aproxima aquela pessoa de você e ajuda a desenvolver um relacionamento agradável e duradouro.
Há diversas ferramentas disponíveis capazes de auxiliar as vendas B2B e até automatizar algumas funções que otimizam o seu trabalho no dia a dia. Um exemplo é o RD CRM, que permite centralizar tudo em um só lugar, controlando o seu processo comercial.
Isso porque ele dá a possibilidade de criar lembretes para todas as tarefas prioritárias do dia, como realizar um follow-up e as métricas de vendas.
Para muitos vendedores, pode não parecer, mas as redes sociais podem ser grandes ferramentas para vendas B2B. O LinkedIn, por exemplo, é o local ideal para quem deseja construir autoridade e relevância no meio digital e ainda conquistar clientes.
É claro que esse trabalho demanda tempo e esforço: é essencial que a empresa compartilhe conteúdos de qualidade, interaja com os usuários e crie realmente uma rede de negócios interessante ao seu redor.
Aqui na Agência Incandescente temos uma equipe de vendas altamente capacitada, com vivência no mercado, alinhada com o nosso marketing. Juntos, podemos levar resultados de sucesso para o seu negócio. Quer saber mais? Então entre em contato conosco no botão abaixo:
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