Você já ouviu falar sobre as métricas de vaidade? Medir o desempenho de suas campanhas é algo extremamente importante para qualquer estratégia de marketing, mas quando o assunto são as métricas de vaidade, elas acabam passando uma falsa sensação de sucesso, atrapalhando o crescimento do seu negócio.
Se você quiser entender melhor o que são e quais os tipos de métricas de vaidade, continue lendo o artigo que preparamos.
As métricas de vaidade são números ou dados de ações que não são relevantes para avaliar a efetividade e o sucesso de suas campanhas. Embora passe a impressão de que você esteja próximo dos seus objetivos, elas podem comprometer as demais iniciativas de marketing sem oferecer um diagnóstico preciso do desempenho.
Existem algumas métricas de vaidade que costumam conquistar as pessoas com mais facilidade, e são elas:
Então, devemos ignorar as métricas de vaidade? Elas não precisam ser ignoradas, são informações úteis que, de forma isolada, não devem orientar o processo decisório do seu negócio.
Mas, atenção: qualquer métrica e indicador pode acabar caindo nesse termo se não houver uma boa análise. Por isso, é importante estudar quais são os dados essenciais para sua estratégia e como você pode usar essas informações.
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Para evitar ser pego pela sedução das métricas de vaidade, é necessário ter os objetivos bem definidos, determinar os principais KPIs e planejar os próximos passos, para conseguir mensurar realmente os indicadores que farão diferença no desenvolvimento do seu plano de marketing.
Dê mais atenção para as métricas que te ajudem a criar oportunidades de vendas e condições de planejar ações que incentivem os seus seguidores a avançarem no processo de conversão. Conheça algumas:
– Número de visitantes = métrica para identificar a quantidade de visitantes no site (importante para verificar o nível de audiência).
– Taxa de abertura = métrica para distinguir a quantidade de usuários que abriram o seu e-mail.
– Taxa de conversão = métrica para apontar a taxa de visitantes que se tornaram leads ou que se tornaram clientes ativos.
– CAC (Custo de Aquisição de Cliente) = métrica para indicar o quanto sua empresa investe para conquistar novos clientes.
– CTR (click through rate / taxa de cliques) = métrica para diferenciar a relação entre o número de cliques e o número de visualizações de um determinado anúncio.
– LTV (Lifetime value / valor do tempo de vida) = métrica para reconhecer qual é o valor de um cliente para uma empresa durante todo o seu relacionamento com ela.
Agora que você já sabe o que são métricas de vaidade e como elas podem acabar nos enganando em relação ao desempenho de suas campanhas, que tal tirar alguns insights importantes e estratégicos para acrescentar nos seus principais indicadores de performance?
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