O profissional de vendas se destaca nas pequenas e grandes organizações por seu excelente poder de convencimento. Sua função é talvez uma das mais antigas e mais importantes dentro de uma empresa, pois é ele o responsável por passar à diante o propósito das companhias por meio da atividade comercial.
Desde a revolução industrial, quando a profissão ganhou mais notoriedade no mercado, a economia vem exigindo cada vez mais mudanças a inovações da área de vendas. Antigamente, os vendedores eram conhecidos como “tiradores de pedidos”, onde exerciam a finalidade exclusiva de captar os pedidos dos clientes para que a venda pudesse acontecer – quase que um trabalho de pré-vendas.
O mercado mudou e com ele o profissional de vendas também precisou se desenvolver e se capacitar, o que fez com que se tornasse um consultor de vendas. A atividade passou a exigir alguém que pensasse não somente em tirar pedidos, mas em ajudar na resolução do problema do consumidor, por meio do entendimento da necessidade e oferecimento da solução ideal. Este conceito veio a ser conhecido como “venda orientada para o cliente”.
Mas como este profissional atua nos dias de hoje, onde o marketing atua diretamente na captação de novos clientes?
O vendedor continua exercendo sua principal função como sempre exerceu, a diferença é que com o inbound marketing este processo foi facilitado, uma vez que o marketing de conteúdo agora é uma estratégia para atração de novos clientes.
O funil de marketing, como já conhecemos, atua em quatro fases de relacionamento com potenciais clientes: o aprendizado e descoberta, o reconhecimento do problema, a consideração da solução e a decisão de compra. O profissional de vendas está inteiramente ligado ao fundo do funil, ou seja, ele entra no processo quando o lead já está 100% nutrido de informações e certo de que ele precisa de uma solução para o seu problema.
O funil basicamente prepara o lead para a abordagem de vendas, fazendo com que o processo de convencimento para a compra seja mais simplificado. É justamente nesta transição que o SDR atua e faz a diferença!
Leia também: Afinal, o que são leads?
O SDR é o profissional de vendas capaz de receber um lead enviado pelo marketing e abordá-lo para entender suas principais necessidades. É ele quem faz o primeiro contato com o cliente, realiza os filtros necessários de entendimento do momento de compra dele e os qualifica para o processo de vendas, onde o vendedor entra com a apresentação da proposta e inicia as negociações.
A qualificação destes leads permite que o seu consultor de vendas fique focado em outros processos, como na prospecção ativa por outbound e no relacionamento com clientes, evitando que ele perca metade do seu dia para atender o primeiro contato com potenciais clientes.
O SDR é extremamente importante em negócios consultivos, onde a venda é mais difícil e precisa de um entendimento completo das necessidades do cliente. Quando um lead é abordado por um pré-vendedor (SDR), ele acaba chegando mais quente para o consultor de vendas e a sua taxa de fechamento de oportunidade x vendas também acaba crescendo.
Leia também: SDR X BDR: Qual é a diferença?
Marketing e vendas são duas áreas que devem permanecer unidas. O profissional de vendas e o de marketing possuem conhecimentos diferenciados, que podem agregar para o processo comercial da sua empresa, por isso, precisam trabalhar juntos.
Como empresário, comece a olhar pelo crescimento da sua empresa em diversos cenários e invista em uma equipe mais completa (e unida) para realizar a captação e qualificação de leads. Assim como a área de vendas se desenvolveu, a sua empresa também precisa acompanhar a velocidade do mercado.
Podcast: Como unir marketing e vendas?
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