Imagine um barco à deriva no oceano. É assim que fica uma empresa quando ela não faz análise de métricas: sem saber onde está, nem para onde ir.
As métricas são uma medida do desempenho do negócio em determinada área, como o marketing ou as finanças. Por isso, acompanhá-las é essencial para saber como a empresa está e quais atitudes pode tomar para melhorar sua performance.
Neste post, então, vamos refletir sobre a importância da análise de métricas para o sucesso do negócio, bem como os principais indicadores que você deve acompanhar. Confira agora:
Quando uma estratégia é traçada, metas e objetivos são definidos. Durante e depois de executar as ações, como você sabe se alcançou o que havia planejado?
Com essa questão, você já começa a entender por que deve analisar métricas. Trouxemos alguns pontos essenciais para entender melhor a sua importância:
Este é o propósito básico da análise de métricas: avaliar o desempenho da empresa, durante ou depois da aplicação de uma estratégia. Dessa forma, você sabe se atingiu ou não os objetivos traçados no planejamento.
Com métricas definidas para avaliar seu desempenho, você tem critérios para monitorar a evolução ao longo do tempo e saber se você está no caminho certo.
Ao fazer a análise de métricas, você identifica quais pontos estão funcionando e quais precisam ser melhorados. Assim, você pode otimizar a estratégia de acordo com dados, o que dá mais segurança para a tomada de decisões.
A análise de métricas também ajuda a alinhar a equipe. Afinal, todos os envolvidos passam a saber o que estão fazendo certo e o que precisam melhorar para alcançar os objetivos da empresa.
A quantidade de métricas que se pode monitorar é quase infinita. Por meio de softwares de análise, como o Google Analytics, as empresas conseguem acessar milhares de dados. Porém, é importante saber priorizar as métricas para não se perder.
Então, o que o seu negócio deve monitorar? Você deve priorizar aqueles dados que estão relacionados aos objetivos e metas da estratégia. A eles, damos o nome de Indicadores-Chave de Sucesso (Key Performance Indicators, ou KPIs).
Os KPIs são as métricas às quais você deve dar mais atenção, pois são as que representam um resultado efetivo para o negócio. Como exemplo, podemos citar o retorno sobre investimento (ROI), o custo de aquisição de clientes (CAC), o número de vendas e o market share.
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Os dados, por si só, não dizem nada. Por mais que os softwares criem relatórios fáceis de compreender, eles só terão utilidade se a inteligência humana entrar em cena para transformá-los em insights.
Por exemplo: ao verificar uma redução no ticket médio, você pode adotar ações de upselling e cross-selling para gerar mais valor nas vendas. Se o CAC está alto, você pode reduzir custos operacionais e otimizar a estratégia de marketing para gerar mais retorno.
Todo esse processo de coleta e análise de dados, além da sua transformação em inteligência competitiva, é chamado de Business Intelligence (BI).
Portanto, não basta coletar e analisar as métricas. Você precisa priorizar os indicadores mais importantes e saber interpretar as informações para otimizar o desempenho da estratégia.
Agora, se você gostou de saber mais sobre análise de métricas, compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas entendam a sua importância!
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