Considerando o fato de que o nosso consumo digital é diário e que utilizamos esse mercado para diversas finalidades, o marketing digital se desenvolveu para que as empresas de pequeno, médio e grande porte tenham a possibilidade de atuar dentro do online.
Esse caminho pode se tornar uma grande oportunidade de gerar autoridade, crescer, se destacar da concorrência e aumentar o número de leads qualificados. Por isso, separamos neste artigo 7 conteúdos para você conquistar o sucesso através do marketing digital B2B. Confira!
O marketing digital e as vendas devem ser aliados, afinal dentro do segmento B2B as áreas são mais complexas e o público-alvo tende a ser mais analítico e orientado por dados. Essa conexão pode ser essencial, pois o marketing entrega leads qualificados para o comercial, otimiza o seu tempo e seus processos.
Uma das dicas mais importantes para ter sucesso nas vendas B2B é conhecer o seu produto para ofertá-lo da melhor forma, além de garantir uma abordagem correta, destaque no mercado e a confiança do seu lead, você mostra porque merece estar ali.
Há ainda outros pontos que o seu time pode explorar, como centralizar os objetivos em relação aos resultados de vendas e fazer um planejamento bem-definido para atingir as metas. Além disso, desenvolver um plano de ação comercial e usar ferramentas como, por exemplo, o CRM, ajuda na análise de todo o funil de vendas para conquistar mais sucesso.
Leia: 6 segredos para ter sucesso com as vendas B2B
O marketing digital é um grande companheiro para quem deseja entrar no ambiente online, e claro, para quem quer atingir o cliente em potencial. Mas por onde começar? O primeiro passo é definir quem é a sua persona, para quem você vai direcionar todos os esforços das suas estratégias.
Em seguida, estude muito o mercado e conte com plataformas e ferramentas de automação que permitam analisar dados, fazer melhorias e trabalhar na captação de leads com um funil de marketing bem-definido.
Para quem quer se destacar ainda mais, as redes sociais são imprescindíveis. Pode não parecer, mas muitas empresas estão no meio digital, em especial no LinkedIn e é possível criar um bom relacionamento com elas por lá!
Confira mais sobre esse assunto em nosso artigo: 6 passos para o sucesso no marketing digital B2B
O mercado B2B e B2C é diferente um do outro, e existe um mundo de possibilidades de estratégias para colocar em prática desde que você conheça o seu público-alvo, como, por exemplo, o disparo de e-mail marketing, landing pages otimizadas para captação de leads, fluxo de nutrição para trabalhar a base e entregar leads qualificados, o investimento em marketing de conteúdo com assuntos de qualidade, seguindo uma jornada de compra e muito mais.
O marketing digital B2B abre as portas para as empresas que se comunicam, oferecem serviços/produtos e estão dispostas a negociar.
Leia mais: Marketing digital B2B: Quais estratégias colocar em prática?
Falando em funil, ele é um ponto de destaque para o mercado B2B, o método é dividido em 3 etapas: o topo, meio e fundo, que contam com uma série de estratégias para conectar sua empresa com o seu público.
O topo de funil é a etapa de descoberta e educação do seu público-alvo. Nesta etapa você pode criar conteúdos mais interativos e atrativos, com uma linguagem clara e objetiva para despertar o interesse.
Já o meio do funil é a etapa que o cliente considera que tem um problema e considera a solução. Aqui ele já tem o conhecimento da fase anterior e precisa saber solução para suas demandas, o conteúdo deve ser mais aprofundado em detalhes.
O fundo do funil é a parte em que o lead toma a decisão de compra, pois, já compreende o problema e está em busca da empresa adequada para solucioná-la. Como estamos falando sobre a reta final, então é preciso conduzir os leads para entrar em contato, reforçando a autoridade da empresa para que a confiança aumente.
Saiba mais sobre a técnica a seguir: Funil de vendas B2B: Como usar na indústria?
Quando falamos sobre geração de leads para empresas B2B você deve traçar o caminho que seu público irá percorrer. É um trabalho de planejamento de estratégias e se colocar no lugar do cliente é um ponto de destaque para alavancar as suas vendas.
Para o mercado B2B, uma técnica muito utilizada é fazer uma venda consultiva, tendo foco na solução do problema que o seu cliente apresentou, se colocando no lugar e querendo de fato solucionar a dor dele, demonstrando as qualidades e valores de um produto ou serviço.
A ideia de ser um vendedor consultor é colocar em prática a abordagem para realizar uma investigação sobre a necessidade do cliente antes de apresentar a solução.
Para aperfeiçoar o seu processo de vendas, leia mais sobre o assunto em nosso artigo: Geração de leads B2B: 4 estratégias para alavancar as vendas
As redes sociais têm um papel importante na criação de autoridade e relacionamento com o seu lead. Elas se tornaram fundamentais para criar uma conexão entre o seu público e sua empresa.
E a ideia de estar presente nestas plataformas é buscar por resultados, garantindo presença onde o lead está, compartilhando conteúdos de qualidade, alinhando os interesses, reforçando o seu propósito, criando grupos de interesse e acompanhando referências no setor.
Saiba como as plataformas podem auxiliar em busca de resultados: Redes sociais para empresas B2B: Como ter resultados?
Pensando em bons resultados, você pode encontrar uma agência especializada em vendas consultivas. A Agência Incandescente pode contribuir para que os seus resultados cresçam de forma significativa.
Buscamos por soluções reais, que agregam valor para os clientes, garantindo a inovação que o mercado pode proporcionar. Nossos especialistas possuem as qualificações que uma agência de marketing B2B precisa ter: foco no resultado, conhecimento estratégico e execução impecável das ações de marketing.
Leia: Agência de marketing B2B: Veja como a Incandescente construiu autoridade no assunto
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