O que te chama a atenção e te motiva a continuar lendo um artigo? Uma história impactante, um enredo arrebatador ou um conteúdo que leva conhecimento sobre um assunto específico? Vamos te explicar o que é storytelling e como é possível aplicá-lo no marketing digital para envolver o consumidor.
Mas, primeiro: como processamos as informações que lemos? De acordo com o linguista francês Vincent Jouve, há cinco processos que ocorrem simultaneamente no nosso cérebro e que estão envolvidos no ato de ler.
Agora que você já entendeu um pouco sobre o processo de compreensão de um texto que todo o nosso cérebro desempenha, vamos à questão principal:
“Story”, do inglês história e “telling”, de contar. O storytelling é mais do que simplesmente contar histórias. É uma arte que bebe das técnicas de roteiristas e escritores para transmitir mensagens impactantes e arrebatadoras.
Essas mensagens precisam chegar ao público certo, com o discurso certo, um diferencial e a linguagem mais adequada para atingir em cheio os corações de quem lê. Para isso, existem alguns elementos a se considerar na hora de construir uma narrativa dentro de o que é storytelling:
Esses elementos são importantes quando falamos sobre o que é storytelling. Mas há um conhecido estudioso da mitologia que ganhou ainda mais notoriedade ao descobrir que basicamente todas as histórias seguem o mesmo arquétipo. O nome dele é Joseph Campbell.
Ele estabeleceu 12 etapas para estruturar a narrativa e ter sucesso na construção da história. Afinal, quem não se viu envolvido em um episódio de uma série que arrancou lágrimas ou um texto que causou uma overdose de amor e carinho? É esse tipo de conteúdo que não esquecemos.
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As etapas são: Mundo comum, chamado à aventura, recusa do chamado, encontro com o mentor, travessia do primeiro obstáculo, provas, aliados e inimigos, aproximação da caverna secreta, provação, recompensa, caminho de volta, ressurreição e retorno com o elixir.
Todos eles vão construindo uma narrativa, levando a pessoa para uma jornada junto com esse personagem e envolvendo-a na resolução do conflito. Para facilitar a compreensão pense em uma persona: Ela é uma pessoa (personagem), que vive e trabalha em um lugar específico e tem características próprias. E tem um problema, que o seu produto/serviço pode resolver.
Até chegar a sua marca, ela percorre um caminho, com percalços. Só então, consegue resolver o conflito.
Agora que você já sabe o que é storytelling e fez um mergulho no universo do texto, vamos aplicar todo esse conteúdo ao seu universo de marketing digital?
Nós sabemos como o marketing de conteúdo, vertente do Inbound marketing, é essencial para o meio digital. Trabalhar com texto e conteúdo relevante gera engajamento. Isso é fato. E os números só atestam essa realidade. Mas é importante chamar a atenção do público-alvo e é nesse momento que entra o storytelling.
Use e abuse das histórias. De acordo com estudos ligados ao neuromarketing, recursos narrativos empregados na publicidade geram mais resultado e são mais absorvidos pelo público do que apenas informações isoladas sobre uma marca ou produto, por exemplo. Enquanto lemos uma história, nosso cérebro libera dopamina, o que faz com que guardamos mais informações e por mais tempo.
Isso mostra que não se trata apenas de desenvolver ações promocionais e propagandas para o público-alvo. Eles se envolvem mais com uma marca que tem propósito, missão e valores claros, que passa uma história. Hoje, as pessoas procuram saber quem faz o produto que estão comprando e como é essa empresa. Além dos materiais que foram usados nessa produção e quem foi afetado com o processo. É muito mais do que apenas vender.
É preciso desenvolver estratégias de marketing que unam o que é storytelling com o posicionamento da marca e o produto/serviço a ser vendido. A Agência Black Beans utiliza as técnicas que citamos acima para criar uma ambientação e identificação com seu público, por meio de estratégias e conteúdos relevantes. Entenda mais sobre como podemos te ajudar.
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