Em uma estratégia de marketing digital, desenvolver o SEO para YouTube é essencial! Afinal, estamos nos referindo ao segundo maior site de pesquisa do mundo. Isso mesmo! O portal de vídeos, de acordo com o ranking de buscadores do ComScore, só é menos acessado que o Google, quando as pessoas pretendem fazer buscas.
Pare e pense! Nos últimos meses, quantas vezes você pesquisou no YouTube quando teve algum problema e queria dicas para ajudar a resolvê-lo? Ou quando queria consumir conteúdos sobre um determinado tema? Recorrer ao site de vídeos já é algo que está incorporado ao dia a dia da maioria das pessoas!
É por isso que praticar SEO para YouTube pode ser muito vantajoso para o seu negócio e ajudar você a atingir o seu público em potencial, com conteúdos relevantes, além de construir uma autoridade na plataforma. Siga lendo e saiba mais!
A seguir, apresentaremos alguns dos maiores benefícios que as empresas obtêm ao desenvolver estratégias de SEO para o YouTube.
Segundo uma projeção realizada pela Cisco, os conteúdos do Youtube podem corresponder a 82% do tráfego na internet até 2021! Além disso, hoje a plataforma totaliza mais de 2 bilhões de usuários mensais. O número é impressionante e mostra como o SEO é fundamental.
Com essa grande abrangência, as marcas que tiverem estratégias definidas para se posicionarem poderão estar mais próximas dos seus públicos e conquistar mais resultados positivos, no que se refere a relacionamento e até vendas.
É interessante lembrar que, desde 2006, o maior site de vídeos é de propriedade do Google. Assim sendo, as plataformas são integradas e, ao desenvolver ações de SEO para YouTube, as empresas também geram tráfego para o buscador.
Isso acontece porque o Google analisa as palavras-chave que são pesquisadas pelos usuários e, muitas vezes, entende que um conteúdo no formato audiovisual é o mais indicado para aquela situação.
Quando você aumenta o tráfego do seu canal no YouTube, consequentemente pode buscar integrá-lo a outros locais. Os vídeos que são publicados podem ter o link compartilhado em sua página no Facebook ou na bio do Instagram, por exemplo.
Também é possível incorporar o player do YouTube em artigos do seu blog ou até mesmo em uma plataforma de e-commerce. Dessa maneira, a popularidade da marca cresce na internet, assim como o número de leads.
Leia também: Campanha no Youtube: Conheça 6 motivos para fazer
Agora que você já conhece as vantagens das estratégias de SEO para YouTube, deve estar se perguntando como colocar isso em prática, não é mesmo? A seguir, apresentaremos algumas dicas!
Antes de mais nada, você precisa fazer pesquisas de palavras-chave, assim como é feito em uma estratégia de SEO para o Google. A própria ferramenta de busca do YouTube pode ajudar nesse sentido, com o “autocomplete” da barra de pesquisa, que mostra sugestões de termos mais procurados, quando você começa a digitar uma palavra.
O Google Ads também é uma ferramenta que pode ajudar na busca, assim como realizar a análise dos concorrentes. Uma vez que a palavra-chave estiver definida, você precisa utilizá-la no título do seu vídeo, para facilitar o ranqueamento, além da descrição e tags.
Para que o vídeo seja indexado no YouTube, é necessário inserir tags, que são categorias em que o conteúdo pode se encaixar. É permitido usar 120 caracteres e é recomendado criar entre 6 e 8 palavras para a classificação.
Depois disso, preencha o campo de descrição do vídeo, com um texto de até 5 mil caracteres, que obrigatoriamente deve conter a palavra-chave escolhida.
Além disso, você também pode inserir o campo de transcrição do vídeo, ou seja, descrever em texto tudo o que foi falado. Assim, as chances de ranqueamento são maiores, já que os algoritmos leem conteúdo textual e não audiovisual.
Antes de fazer o envio do vídeo para a plataforma do YouTube é interessante renomear o arquivo no seu computador, colocando como nome a palavra-chave escolhida. Outro ponto importante: ao colocar as dicas acima em prática, continue acompanhando as métricas/resultados – eles apontam possíveis melhorias nas estratégias.
Isso é importante porque os motores de busca fazem essa leitura e tal tática ajudará o vídeo a ser mais bem ranqueado. Pronto! Agora você já sabe como desenvolver uma estratégia de SEO para YouTube e como isso é vantajoso para a sua empresa!
Continue aprendendo sobre o assunto em nosso artigo que mostra 6 motivos para fazer campanha no YouTube.
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