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3 vantagens de usar SEO para YouTube

28 de agosto de 2020|Postado por: Black Beans

Em uma estratégia de marketing digital, desenvolver o SEO para YouTube é essencial! Afinal, estamos nos referindo ao segundo maior site de pesquisa do mundo. Isso mesmo! O portal de vídeos, de acordo com o ranking de buscadores do ComScore, só é menos acessado que o Google, quando as pessoas pretendem fazer buscas.

Pare e pense! Nos últimos meses, quantas vezes você pesquisou no YouTube quando teve algum problema e queria dicas para ajudar a resolvê-lo? Ou quando queria consumir conteúdos sobre um determinado tema? Recorrer ao site de vídeos já é algo que está incorporado ao dia a dia da maioria das pessoas!

É por isso que praticar SEO para YouTube pode ser muito vantajoso para o seu negócio e ajudar você a atingir o seu público em potencial, com conteúdos relevantes, além de construir uma autoridade na plataforma. Siga lendo e saiba mais!

Veja 3 vantagens de usar SEO para YouTube

A seguir, apresentaremos alguns dos maiores benefícios que as empresas obtêm ao desenvolver estratégias de SEO para o YouTube.

1. Alta abrangência do site de vídeos

Segundo uma projeção realizada pela Cisco, os conteúdos do Youtube podem corresponder a 82% do tráfego na internet até 2021! Além disso, hoje a plataforma totaliza mais de 2 bilhões de usuários mensais. O número é impressionante e mostra como o SEO é fundamental.

Com essa grande abrangência, as marcas que tiverem estratégias definidas para se posicionarem poderão estar mais próximas dos seus públicos e conquistar mais resultados positivos, no que se refere a relacionamento e até vendas.

2. Geração de tráfego para o Google

É interessante lembrar que, desde 2006, o maior site de vídeos é de propriedade do Google. Assim sendo, as plataformas são integradas e, ao desenvolver ações de SEO para YouTube, as empresas também geram tráfego para o buscador.

Isso acontece porque o Google analisa as palavras-chave que são pesquisadas pelos usuários e, muitas vezes, entende que um conteúdo no formato audiovisual é o mais indicado para aquela situação.

3. Integração com outros canais 

Quando você aumenta o tráfego do seu canal no YouTube, consequentemente pode buscar integrá-lo a outros locais. Os vídeos que são publicados podem ter o link compartilhado em sua página no Facebook ou na bio do Instagram, por exemplo.

Também é possível incorporar o player do YouTube em artigos do seu blog ou até mesmo em uma plataforma de e-commerce. Dessa maneira, a popularidade da marca cresce na internet, assim como o número de leads.

Leia também: Campanha no Youtube: Conheça 6 motivos para fazer

Conheça as melhores estratégias de SEO para YouTube

Agora que você já conhece as vantagens das estratégias de SEO para YouTube, deve estar se perguntando como colocar isso em prática, não é mesmo? A seguir, apresentaremos algumas dicas!

Faça pesquisas de palavras-chave

Antes de mais nada, você precisa fazer pesquisas de palavras-chave, assim como é feito em uma estratégia de SEO para o Google. A própria ferramenta de busca do YouTube pode ajudar nesse sentido, com o “autocomplete” da barra de pesquisa, que mostra sugestões de termos mais procurados, quando você começa a digitar uma palavra.

O Google Ads também é uma ferramenta que pode ajudar na busca, assim como realizar a análise dos concorrentes. Uma vez que a palavra-chave estiver definida, você precisa utilizá-la no título do seu vídeo, para facilitar o ranqueamento, além da descrição e tags.

Insira tags e faça descrições para os vídeos

Para que o vídeo seja indexado no YouTube, é necessário inserir tags, que são categorias em que o conteúdo pode se encaixar. É permitido usar 120 caracteres e é recomendado criar entre 6 e 8 palavras para a classificação.

Depois disso, preencha o campo de descrição do vídeo, com um texto de até 5 mil caracteres, que obrigatoriamente deve conter a palavra-chave escolhida.

Além disso, você também pode inserir o campo de transcrição do vídeo, ou seja, descrever em texto tudo o que foi falado. Assim, as chances de ranqueamento são maiores, já que os algoritmos leem conteúdo textual e não audiovisual.

Edite o nome do arquivo

Antes de fazer o envio do vídeo para a plataforma do YouTube é interessante renomear o arquivo no seu computador, colocando como nome a palavra-chave escolhida. Outro ponto importante: ao colocar as dicas acima em prática, continue acompanhando as métricas/resultados – eles apontam possíveis melhorias nas estratégias.

Isso é importante porque os motores de busca fazem essa leitura e tal tática ajudará o vídeo a ser mais bem ranqueado. Pronto! Agora você já sabe como desenvolver uma estratégia de SEO para YouTube e como isso é vantajoso para a sua empresa!

Continue aprendendo sobre o assunto em nosso artigo que mostra 6 motivos para fazer campanha no YouTube.

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