Você sabia que as campanhas sazonais podem ser um gatilho importante dentro da sua estratégia de inbound marketing? Quando citamos datas sazonais no mercado, o primeiro termo que vem à mente é vendas. Sim, é nessa época que as empresas costumam ter um pico de vendas e elas podem e devem aproveitar esse momento.
Mas enquanto todas focam em vendas, o que acha de partir de um ponto que poucas pessoas estão investindo e se destacar por isso?
Resumindo, campanhas sazonais nada mais são que datas comemorativas que movimentam o mercado e acontecem em determinadas épocas do ano.
Por este motivo, normalmente são utilizados produtos e serviços que são produzidos apenas em datas específicas e podem aumentar as vendas.
É neste momento que você vai se destacar no mercado, porque é hora de aproximar marketing com vendas e fazer uma sacada de inbound marketing em campanhas sazonais. Estão prontos para isso?
Como você já deve saber, o inbound marketing caminha junto com a jornada de compra do cliente e é nesse primeiro ponto que precisamos focar. Pensando na jornada de compra, nos períodos de campanhas sazonais o consumidor tende a ficar na etapa de decisão de compra.
Neste momento você deve estar se perguntando, como vou me destacar utilizando essa estratégia? E a resposta é simples, você conhece o seu público e sabe exatamente o que ele precisa.
As suas campanhas sazonais serão utilizadas como um gatilho dentro da estratégia de inbound marketing que você já aplica em seu cliente, e elas começam a ser planejadas meses antes.
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Não, campanhas sazonais não devem ter como principal objetivo gerar uma venda, afinal o inbound marketing é uma construção com base na jornada de compra. Nesse período, você pode conquistar o cliente, sem vender. E se engana quem imagina que essa estratégia só deve ser aplicada para o mercado B2C, pois ela pode e deve ser aplicada também no mercado B2B.
Para ficar mais fácil, vamos imaginar a seguinte situação:
Tenho um negócio que faz instalação e manutenção de geradores para empresas e condomínios e já aplica uma estratégia de inbound marketing. Pensando neste cenário, sabemos que durante o verão muitos moradores de condomínio recebem visitas de familiares que moram em outras cidades porque estão no período de férias.
Consequentemente durante este período existem muitas chuvas e quedas de energia. Bingo! Encontrei meu gatilho dentro de campanhas sazonais.
Mas como? Durante todo o ano você trabalhou a sua base com conteúdos de blog, posts de redes sociais e sabe qual o perfil deste público. Agora é hora de filtrar a persona de condomínios e usar o gatilho de campanhas sazonais para vender instalação e manutenção de geradores.
Mas este não deve ser seu único foco, você precisa mostrar para o seu público que conhece o mercado e tem autoridade em falar do assunto. Neste momento, você pode criar uma série de conteúdos para compartilhar nas redes sociais ou por e-mail. Ambas estratégias podem resultar em vendas, mas não necessariamente têm esse foco como principal.
E agora eu te pergunto, quantos concorrentes da sua empresa pensam desta forma? O mercado precisa de inovação, de empresas que se preocupem com o que realmente o cliente quer e não apenas com o que a empresa quer.
Vou listar algumas dicas para você implantar as campanhas sazonais dentro da sua estratégia de inbound marketing hoje mesmo.
Utilizar campanhas sazonais para entregar valor é sim uma estratégia de inbound marketing que deve ser aplicada o quanto antes. E você, já pratica na sua empresa? A Agência Black Beans pode te ajudar com isso.
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