Não confunda estratégias do CEO, com estratégias de SEO!
Neste artigo, Vinicius Lucio, CEO da Black Beans, fala sobre a relevância das estratégias de SEO para os resultados da sua empresa e como um dos cases da agência entrou para a nossa galeria de prêmios.
Você já se perguntou como os mecanismos de busca, como o Google, organizam os resultados das pesquisas que você realiza?
A resposta está na estratégia de otimização conhecida como SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de técnicas usadas para melhorar o posicionamento orgânico de um site na busca do Google ou de outros buscadores. Ao contrário dos links patrocinados, que envolvem investimento em mídia paga, o objetivo das estratégias de SEO é aumentar a visibilidade e relevância do site, gerar tráfego e autoridade digital.
Acompanhe os comentários que o Vinicius fez no episódio 45, da websérie Segunda que Rende, no nosso canal do YouTube, e saiba mais sobre o impacto das estratégias de SEO no posicionamento dos sites e como ele pode ajudar a aumentar a sua visibilidade e relevância para o usuário.
Dicas para aplicação de estratégias de SEO
É importante adotar algumas boas práticas que podem ajudar a melhorar o posicionamento nos resultados de busca. Para você desenvolver boas estratégias de SEO, apresentaremos algumas dicas, que te ajudar bastante:
Identifique as palavras-chave relevantes
Para que um site apareça nos resultados de busca, é importante que ele contenha as palavras-chave que os usuários estão procurando. Por isso, é fundamental identificar as palavras-chave relevantes para o seu negócio e utilizá-las em seu conteúdo. Existem diversas ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o Google Keyword Planner e o SEMrush, que podem ajudar nessa tarefa.
Produza conteúdo de qualidade
O Google valoriza sites que oferecem conteúdo de qualidade para os usuários. Por isso, é importante produzir conteúdo relevante e original, que atenda às necessidades dos usuários. Além disso, é fundamental utilizar as palavras-chave relevantes em seu conteúdo, de forma natural e estratégica.
Otimize o título e a descrição das páginas
O título e a descrição das páginas são elementos fundamentais para as estratégias de SEO. Eles aparecem nos resultados de busca do Google e ajudam os usuários a entender do que se trata a página. Por isso, é importante otimizar o título e a descrição das páginas, utilizando as palavras-chave relevantes e criando um texto que chame a atenção dos usuários.
Crie links internos e externos
Os links internos e externos são importantes para o SEO, pois ajudam a melhorar a navegabilidade do site e a aumentar a autoridade da página. Por isso, é importante criar links internos que levem o usuário a outras páginas do site e também buscar links externos de outros sites relevantes do seu nicho.
Utilize as tags corretamente
As tags são elementos fundamentais para as estratégias de SEO, pois ajudam o Google a entender do que se trata o seu conteúdo. Por isso, é importante utilizar as tags corretamente, como a tag H1 para o título da página, a tag H2 para os subtítulos e a tag alt para as imagens.
Torne o site responsivo
O Google valoriza sites que oferecem uma boa experiência de navegação para os usuários, independentemente do dispositivo que eles estejam usando. Por isso, é importante tornar o seu site responsivo, ou seja, adaptável a diferentes tamanhos de tela, como celulares e tablets.
Acompanhe os resultados
Por fim, é fundamental acompanhar os resultados das suas estratégias de SEO para identificar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Para isso, é importante utilizar ferramentas de análise de tráfego, como o Google Analytics, e realizar testes A/B para avaliar diferentes abordagens
Ao seguir essas dicas, você pode melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca do Google e aumentar o tráfego orgânico para o seu negócio.
Um case de sucesso
Uma das nossas estratégias de SEO, que levaram a agência Black Beans a ganhar uma prata no Prêmio ABC da Comunicação, foi o case da Medlimp, uma empresa de distribuição e venda de produtos de limpeza.
A primeira estratégia fundamental da Black Beans foi criar conteúdo de alta qualidade. O conteúdo é a base das estratégias de SEO bem-sucedidas e deve ser rico em informações e profundidade. Isso não só atrai visitantes para o site, mas também aumenta a autoridade do domínio e melhora o ranqueamento nas páginas do Google.
Além disso, a agência investiu em backlinks para aumentar ainda mais a autoridade do domínio. Foram mapeadas várias páginas e palavras-chave específicas e trabalhamos para ranqueá-las organicamente nas primeiras posições do Google.
Com o tempo, a Medlimp conseguiu alcançar a primeira posição nas pesquisas por “produtos de limpeza” e “distribuidor de produtos de limpeza”, além de outras palavras-chave específicas.
É importante ressaltar que o ranqueamento orgânico pode variar de acordo com a região do usuário. Por exemplo, se você está em uma cidade específica e pesquisa por “pizza”, o Google provavelmente irá mostrar resultados de pizzarias locais, e não necessariamente as primeiras posições de uma pizzaria de outra cidade ou país. Isso foi levado em consideração pela Black Beans ao posicionar a Medlimp na Grande São Paulo, onde a empresa atua.
Com a implementação dessas estratégias de SEO, a empresa viu um aumento significativo no tráfego orgânico para o seu site, saltando de 100-150 visitas para 2.500 visitas em apenas um ano. Além disso, a empresa recebeu 51 backlinks que potencializaram a qualidade e autoridade do domínio.
Conclusão
O SEO é uma das estratégias de marketing digital mais importantes para um negócio, e a implementação eficiente dessas estratégias pode gerar resultados incríveis. A Black Beans conseguiu posicionar a Medlimp como líder no segmento de distribuição e venda de produtos de limpeza na Grande São Paulo, e o case rendeu um importante prêmio para a agência.
Se você quer levar o seu negócio ao próximo nível, é fundamental investir em estratégias de SEO eficientes e de alta qualidade.
Não deixe de assistir ao vídeo, que completa este artigo, no nosso canal do YouTube. Deixe seu comentário e, se tiver alguma dúvida, fale com a gente.
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