Existem cases de marketing que se tornam clássicos dentro de uma agência. Quando ganham prêmios, então, acabam mesmo entrando para a história.
Neste artigo, vamos falar sobre dois cases de marketing que obtiveram grande êxito, não apenas porque ganharam ouro pela ABCCom, mas porque apresentaram performances muito satisfatórias e relevantes.
São trabalhos que nos deixam orgulhosos pelo fato de que cumpriram seus objetivos, o sucesso de vendas dos clientes. Significa dizer que as nossas estratégias no ambiente digital demonstram eficiência e que a nossa equipe trabalha focada em resultados.
É claro que poderíamos publicar o depoimento dos clientes confirmando que os resultados foram ótimos, mas há situações em que os números falam mais alto e, para você que está lendo o artigo, ficará mais claro o entendimento de que boas práticas online geram grandes cases de marketing.
A seguir, vamos comentar dois cases de marketing: no primeiro deles, mostraremos como o uso da automação e integração de software e ferramentas, usadas em anúncios de Facebook/Meta ofereceram o suporte necessários para que o processo de vendas, de uma empresa do setor imobiliários, fosse um sucesso. No segundo case, você vai conhecer a estratégia de uma campanha de Inbound Marketing que levou uma instituição de educação em tecnologia a concretizar um número excepcional de matrículas.
Números impressionantes, não é mesmo? Como dissemos anteriormente, eles oferecem a noção exata do que esta campanha de marketing e vendas conseguiu alcançar e se tornar um dos grandes cases de marketing da Black Beans.
O processo começou com a identificação do problema: o cliente relatou que tinha um volume muito alto de leads. Sabemos que, em razão de um ticket relativamente baixo, o mercado imobiliário costuma atrair um grande número de pessoas que têm o sonho da casa própria, não necessariamente com poder de compra.
Outro problema para a efetivação das vendas estava no atendimento. Em uma região onde existem poucos corretores, sua equipe não dava conta de atender todo o volume de interessados e concretizar as vendas.
Portanto, precisávamos identificar, dentro desse universo, quais eram os leads de qualidade, ou leads aquecidos, com poder de compra e assim, facilitar o trabalho da equipe de vendas que, finalmente, teria um volume de atendimento exequível e com maior potencial de compra.
A solução apresentada foi uma campanha com automações, envolvendo vários software, como Meta, RD Station, Huggy, Pluga e Pipedrive. Criamos um fluxo que tinha seu start no Meta, com uma campanha de geração de leads. Ao clicar, o usuário era levado ao Huggy, onde recebia um atendimento via chat bot, dentro do WhatsApp, e a informação gerada chegava ao RD Station.
Uma vez no RD Station, a informação recebia um tratamento e era enviada para o Pipedrive e também para o Pluga. A integração das estratégias permitiu classificar os leads entre quentes e frios. Um sistema complexo que envolveu o conhecimento para a articulação dos software e inteligência, no sentido de elaborar as perguntas corretas para conquistar a interação dos usuários e, com isso, identificar os perfis potenciais.
A estratégia rendeu um Ouro para a Black Beans, em estratégia de integração e é um dos cases de marketing que confirma a força das ferramentas digitais voltadas para as vendas.
Uma campanha de inbound marketing desenvolvida para uma empresa do segmento de educação em tecnologia, que queria alavancar seus negócios. O resultado foi tão positivo, ao ponto de render mais um Ouro para a Black Beans, pela abccom.
Nesse case, o primeiro desafio era atrair leads de usuários interessados em melhorar sua capacidade profissional por meio de cursos de tecnologia,desde o Pacote Office, Design, Desenvolvimento de Sites, etc. Começamos uma campanha de topo de funil, para construir a base de potenciais alunos, através de uma Landing Page.
O primeiro passo foi identificar as dores dos usuários e as suas necessidades. Esse é o grande salto para que uma estratégia de topo de funil dê certo. Tomando como exemplo a campanha para o curso de Excel, nós oferecemos na Landing Page, um teste para descobrir o nível de conhecimento do aluno potencial nesse aplicativo. Essa informação era essencial para a definição do discurso que usaríamos para a oferta dos serviços e tivéssemos uma comunicação assertiva.
Assim, demos início à divulgação dos conteúdos nos meios digitais, direcionando para o RD Station, onde os leads eram segmentados. Os critérios de segmentação permitiram direcionar o usuários para os cursos que melhor atendiam às suas necessidades.
Os recursos de automação foram fundamentais para a estratégia, disparando uma sequência de e-mails, integrada à ferramenta de vendas do cliente, no caso o CRM do próprio RD Station.
A integração das ferramentas facilitou a abordagem da equipe de vendas, que sabia, objetivamente, qual o melhor curso e condições a serem oferecidos aos seus clientes, potencializando resultados positivos de vendas.
A campanha gerou:
Como você pode perceber, a sua empresa tem todas as condições para obter sucesso nas vendas de produtos ou serviços e se tornar um dos cases de marketing de sucesso, utilizando ferramentas digitais e elaborando estratégias que convertam suas ações em resultados satisfatórios. É um trabalho que envolve o uso adequado de software, integrando seus recursos e definindo objetivos claros e precisos.
Organizar o passo a passo e elaborar estratégias que rendem, é exatamente o que a Black Beans sabe fazer e você pode contar com a gente.
Os cases deste artigo foram contados na série Segunda que Rende no nosso canal no Youtube. Confira os vídeos com Fagner de Sousa e Vinícius Lúcio.
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