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Cases de Marketing: Inbound e integração

18 de agosto de 2022|Postado por: Black Beans

Existem cases de marketing que se tornam clássicos dentro de uma agência. Quando ganham prêmios, então, acabam mesmo entrando para a história.

Neste artigo, vamos falar sobre dois cases de marketing que obtiveram grande êxito, não apenas porque ganharam ouro pela ABCCom, mas porque apresentaram performances muito satisfatórias e relevantes.

São trabalhos que nos deixam orgulhosos pelo fato de que cumpriram seus objetivos, o sucesso de vendas dos clientes. Significa dizer que as nossas estratégias no ambiente digital demonstram eficiência e que a nossa equipe trabalha focada em resultados.

É claro que poderíamos publicar o depoimento dos clientes confirmando que os resultados foram ótimos, mas há situações em que os números falam mais alto e, para você que está lendo o artigo, ficará mais claro o entendimento de que boas práticas online geram grandes cases de marketing.

A seguir, vamos comentar dois cases de marketing: no primeiro deles, mostraremos como o uso da automação e integração de software e ferramentas, usadas em anúncios de Facebook/Meta ofereceram o suporte necessários para que o processo de vendas, de uma empresa do setor imobiliários, fosse um sucesso. No segundo case, você vai conhecer a estratégia de uma campanha de Inbound Marketing que levou uma instituição de educação em tecnologia a concretizar um número excepcional de matrículas.

Quase a totalidade das unidades vendidas, apenas durante o período da campanha.

  • 65 unidades vendidas no período;
  • 767 conversas iniciadas;
  • 189.357 pessoas alcançadas;
  • 6.386.580 impressões;
  • Budget R$ 31 mil;
  • 18.296 cliques no link ;
  • Custo por mensagem R$ 5,06;
  • Ticket do produto: R$ 165 mil;
  • Vendas: R$ 10.725.000,00;
  • ROAS²: retornou 345 vezes o valor investido no período.

Números impressionantes, não é mesmo? Como dissemos anteriormente, eles oferecem a noção exata do que  esta campanha de marketing e vendas conseguiu alcançar e se tornar um dos grandes cases de marketing da Black Beans.

O processo começou com a identificação do problema: o cliente relatou que tinha um volume muito alto de leads. Sabemos que, em razão de um ticket relativamente baixo, o mercado imobiliário costuma atrair um grande número de pessoas que têm o sonho da casa própria, não necessariamente com poder de compra.

Outro problema para a efetivação das vendas estava no atendimento. Em uma região onde existem poucos corretores, sua equipe não dava conta de atender todo o volume de interessados e concretizar as vendas.

Portanto, precisávamos identificar, dentro desse universo, quais eram os leads de qualidade, ou leads aquecidos, com poder de compra e assim, facilitar o trabalho da equipe de vendas que, finalmente, teria um volume de atendimento exequível e com maior potencial de compra.

A solução apresentada foi uma campanha com automações, envolvendo vários software, como Meta, RD Station, Huggy, Pluga e Pipedrive. Criamos um fluxo que tinha seu start  no Meta, com uma campanha de geração de leads. Ao clicar, o usuário era levado ao Huggy, onde recebia um atendimento via chat bot, dentro do WhatsApp, e a informação gerada chegava ao RD Station.

Uma vez no RD Station, a informação recebia um tratamento e era enviada para o Pipedrive e também para o Pluga. A integração das estratégias permitiu classificar os leads entre quentes e frios. Um sistema complexo que envolveu o conhecimento para a articulação dos software e inteligência, no sentido de elaborar as perguntas corretas para conquistar a interação dos usuários e, com isso, identificar os perfis potenciais.

A estratégia rendeu um Ouro para a Black Beans, em estratégia de integração e é um dos cases de marketing que confirma a força das ferramentas digitais voltadas para as vendas.   

Uma campanha de Inbound que se tornou um dos cases de marketing de sucesso.

Uma campanha de inbound marketing desenvolvida para uma empresa do segmento de educação em tecnologia, que queria alavancar seus negócios. O  resultado foi tão positivo, ao ponto de render mais um Ouro para a Black Beans, pela abccom.

Nesse case, o primeiro desafio era atrair leads de usuários interessados em melhorar sua capacidade profissional por meio de cursos de tecnologia,desde o Pacote Office, Design, Desenvolvimento de Sites, etc. Começamos uma campanha de topo de funil, para construir a base de potenciais alunos, através de uma Landing Page.

O primeiro passo foi identificar as dores dos usuários e as suas necessidades. Esse é o grande salto para que uma estratégia de topo de funil dê certo. Tomando como exemplo a campanha para o curso de Excel, nós oferecemos na Landing Page, um teste para descobrir o nível de conhecimento do aluno potencial nesse aplicativo. Essa informação era essencial para a definição do discurso que usaríamos para a oferta dos serviços e tivéssemos uma comunicação assertiva.

Assim, demos início à divulgação dos conteúdos nos meios digitais, direcionando para o RD Station, onde os leads eram segmentados. Os critérios de segmentação permitiram direcionar o usuários para os cursos que melhor atendiam às suas necessidades.

Os recursos de automação foram fundamentais para a estratégia, disparando uma sequência de e-mails, integrada à ferramenta de vendas do cliente, no caso o CRM do próprio RD Station.

A integração das ferramentas facilitou a abordagem da equipe de vendas, que sabia, objetivamente, qual o melhor curso e condições a serem oferecidos aos seus clientes, potencializando resultados positivos de vendas.

A campanha gerou:

  • 83.069 visitas ao website.
  • 9.584 leads
  • 1.147 oportunidades geradas.
  • Um faturamento de R$ 1.534.610,74

Como desenvolver cases de marketing de sucesso

 Como você pode perceber, a sua empresa tem todas as condições para obter sucesso nas vendas de produtos ou serviços e se tornar um dos cases de marketing de sucesso, utilizando ferramentas digitais e elaborando estratégias que convertam suas ações em resultados satisfatórios. É um trabalho que envolve o uso adequado de software, integrando seus recursos e definindo objetivos claros e precisos.

Organizar o passo a passo e elaborar estratégias que rendem, é exatamente o que a Black Beans sabe fazer e você pode contar com a gente.

Os cases deste artigo foram contados na série Segunda que Rende no nosso canal no Youtube. Confira os vídeos com Fagner de Sousa e Vinícius Lúcio.

Cases de Marketing: Inbound e integração

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