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Checklist para envio de e-mail marketing

22 de maio de 2019|Postado por: Black Beans

Você já escreveu uma carta para alguém? Já recebeu uma carta escrita à mão? Se sim, você conhece a sensação de exclusividade e carinho que isso nos traz. Mas será que envio de e-mail marketing pode trazer esse mesmo sentimento?

Apesar do momento saudoso você sabia que o envio de cartas ainda não acabou? Mas, não estou me referindo às raras pessoas que ainda escrevem cartas a próprio punho.

Mas sim ao envio dos e-mails marketing, ou como alguns ainda chamam, cartas eletrônicas, newsletters, correio eletrônico ou até mesmo folder digital.

O envio de e-mail marketing ainda é uma excelente forma de comunicação e é bem eficaz, quando feito de forma estratégica e bem elaborada.

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Confira alguns passos importantes e dicas para você ter mais essa ferramenta de marketing digital a favor das suas vendas e relacionamento com o cliente.

1 – Tenha contatos qualificados para o envio de e-mail marketing

O primeiro passo é ter uma base de e-mails qualificada, caso você ainda não tenha, já é hora de pensar em utilizar alguma forma de cadastro para seus clientes ou alguma estratégia como sorteio, desconto, programa de fidelidade, etc.

Assim, você conseguirá obter o contato dos seus clientes ou até mesmo atrair novos leads por meio de landing page.

Caso você já tenha uma base você pode fazer uma limpeza manual, deixando os e-mails mais recentes ou pode utilizar uma ferramenta de limpeza como o SafetyMails, por exemplo, para que assim a entrega do seu envio de e-mail marketing traga bons números de abertura e conversão.

2 – Utilize uma ferramenta de disparo

O próximo passo é utilizar uma ferramenta de disparo de e-mails automáticos. Um bom instrumento é aquele que facilita ao máximo seu trabalho e te traz métricas importantes do pós-envio, que vai te ajudar a mensurar bem os resultados.

Existem ferramentas pagas e gratuitas, tudo depende da quantidade de e-mails na base, opções de envio, etc.

Leia também: E-mail marketing: Por que você não pode deixar de enviar?

3 – Defina um objetivo do envio de e-mail marketing

No geral, o objetivo do envio de e-mail marketing é o relacionamento com seus clientes, mas existe um objetivo que todos esquecem, que é o clique. Seja ele para seu site, landing page, redes sociais, página de produto, cadastro, etc.

Assim, é necessário que todo e-mail tenha algum gatilho que leve o seu leitor a algum tipo de ação que gere conversão e venda, chamamos isso de CTA (call to action).

4 – Elabore um conteúdo que chame atenção e seja simples

O conteúdo do seu envio de e-mail marketing deve ser objetivo, o mais curto possível e pessoal. Devemos sempre nos perguntar “eu leria este e-mail?”. Todos os dias recebemos dezenas de propagandas em nossos e-mails, em sua maior parte são todos iguais.

Criando um padrão de e-mail marketing, se não é algo que precisamos de imediato nem abrimos os e-mails, logo se você seguir este modelo, seus clientes também não terão interesse algum.

black beans equipe de vendas online

Porém, se o assunto for pessoal, se o e-mail falar diretamente com o receptor, com nome, preferências e problemas dele, só mostra o quanto você o conhece e se preocupa com ele, esse é o primeiro passo para a conquista desse relacionamento.

5 – Analise os relatórios

Nesta fase, você já fez os disparos e pode fazer comparativos para saber se suas campanhas estão com excelentes resultados ou não.

No geral a média de abertura de e-mails é de 20% e a taxa de cliques deve ser acima de 5%, se não atingir essa média, reveja todos estes passos e melhore sua estratégia.

6 – Mantenha uma periodicidade de envio de e-mail marketing

Há muitas dúvidas sobre o tempo entre de um e outro envio de e-mail marketing. Não há uma regra para isso, depende do seu produto e objetivo.

Veja, se você está enviando um e-mail com um artigo que você postou no seu blog com dicas, você pode fazer disparos quinzenais para não cansar sua base.

Porém, se você tem um e-commerce e possui promoções semanais, um ou dois e-mails por semana devem ser enviados.

Analise seu perfil e realize testes, se as taxas de descadastro estiverem altas, aumente o espaço entre os envios, por exemplo.

Gostou dessas dicas? Então entre em contato com nosso time comercial e tenha todas as suas campanhas integradas.

Planejamento estratégico: paute ações e controle resultados
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