Blog

#Marketing Digital

3 técnicas usadas para a criação de sites profissionais

23 de novembro de 2021|Postado por: Black Beans

Um site é constituído por páginas em protocolo HTTP ou HTTPS organizadas em um servidor na internet. Para desenvolvê-lo com qualidade, é importante usar algumas técnicas para a criação de sites profissionais, que garantem um bom funcionamento, navegação pelo usuário e design responsivo.

Ficou um pouco difícil de entender? Fique tranquilo, vamos explicar os detalhes abaixo para você saber o que pode incluir nas suas páginas para torná-las mais atrativas e dar um empurrãozinho para que apareçam nos buscadores.

Mobile friendly

Hoje em dia, as pessoas usam muito mais os celulares para buscar sobre um determinado serviço do que o próprio computador. Isso porque esse pequeno aparelho permite mais praticidade e pode ser acessado em qualquer lugar do mundo.

Durante a criação de sites profissionais, um dos principais pilares considerados pelos desenvolvedores é o mobile friendly. Garantir que as páginas possam ser acessadas na palma da mão do usuário com muita qualidade, sem quebrar os banners ou afetar a navegação.

Isso significa que ele precisa ser intuitivo nessa interface (na tela móvel). A maioria dos sites, inclusive, já começa a ser pensado no mobile primeiro, depois é adaptado para o computador.

User experience

Esse é outro ponto essencial quando falamos na criação de sites profissionais, que atendam as expectativas da sua empresa e do cliente em potencial que navega pelas páginas.

O user experience olha justamente pela experiência do usuário garantindo que ele percorra uma jornada positiva na web. A ideia é que, no seu site, ele possa entender de forma clara qual é o caminho que precisa percorrer para executar uma determinada ação, como realizar uma compra ou preencher um formulário de contato.

Para tanto, é necessário um conjunto de técnicas integradas com diversos setores (designer, desenvolvedor, redator, especialista em produto etc.), sempre pensando em como tornar a navegação do usuário mais agradável e completa.

Leia também: 5 principais dúvidas sobre desenvolvimento de site

Criação de sites profissionais com design responsivo

Esse é um dos assuntos que mais ouvimos falar quando o assunto é desenvolvimento de sites. E o que seria um design responsivo? De forma resumida, ele garante que as suas páginas apareçam para o usuário de forma adaptada em diferentes dispositivos.

A ideia é que a experiência seja a mesma quando o usuário acessar o site tanto pelo celular como por um tablet, por exemplo. Essa técnica combina alguns conhecimentos e linguagens (HTML e CSS) para ajustar todos os elementos e o layout das páginas para as mais variadas interfaces.

 Na criação de sites profissionais esse ponto está interligado com os demais, como se um interdependesse do outro para que tudo funcionasse perfeitamente. É como uma junção de fatores!

Outros cuidados para a web

Além das técnicas que citamos acima, outros cuidados ajudam a ter um site rápido, de qualidade, que não trava ou “dá problemas” que atrapalham a navegação. Ter boas imagens, com a resolução adequada, sem serem pesadas demais é um ótimo passo. Ainda podemos lembrar do conteúdo, que precisa ser bem-organizado, objetivo e claro para que todos entendam a mensagem.

Uma atenção especial ao layout, com a identidade visual da empresa, também faz a diferença. Mais uma dica primordial para a criação de sites profissionais: conte com um especialista. Ele poderá ajudá-lo a unir todas as suas necessidades em páginas funcionais, além de manter o emaranhado de códigos, protocolos e plug-ins em perfeito estado.

Outro ponto é que o desenvolvedor tem o conhecimento adequado para orientá-lo no melhor formato (site institucional, one page, loja virtual, entre outros) e linguagem (Java, HTML, Python etc.), bem como acompanhar as atualizações futuras. Assim você se destaca da concorrência, aparece para os clientes em potencial e começa a conquistar o seu espaço no meio digital!

Para mais conteúdos como este, continue acompanhando o nosso blog!

Compartilhe:

Posts Relacionados

#Marketing Digital

TikTok – Uma ferramenta poderosa no marketing digital

Você ainda fala que TikTok é dancinha? Opa, então você precisa ler este artigo! O TikTok se estabeleceu como uma plataforma de mídia social extremamente popular, ganhando destaque nos últimos...

Continuar lendo

#Marketing Digital

O poder da cauda longa para o marketing e vendas

O que é cauda longa? Se você ainda não conhece este conceito, esse é o momento de ficar por dentro de uma das principais estratégias de marketing e, principalmente, do marketing digital. Este...

Continuar lendo

Bora conversar?

Só se for agora

Nossos

parceiros