Você organiza bem o seu processo comercial? E o seu time de vendas, está alinhado? Se você titubeou ao responder essas perguntas, é porque talvez não conheça a ferramenta CRM.
Sigla em inglês para Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, o CRM é um software que ajuda a gerenciar e analisar a interação com os clientes, otimizar a rentabilidade e inclusive aumentar as vendas de empresas de diferentes portes e setores.
Por meio de uma estrutura bem desenhada, a ferramenta oferece etapas únicas que automatizam diversos processos da área de vendas e deixam esse setor “conectado” com o marketing e com os dois os setores alinhados, as tarefas seguem com mais fluidez. Além do contato com o prospect ser muito mais assertivo, no momento certo e na hora certa.
Nem todas as empresas acreditam que precisam dessa ferramenta para alavancar os negócios. Tudo bem, nós entendemos.
Mas, se você percebe que os setores de marketing e vendas estão desalinhados, e que as informações dos clientes estão em documentos físicos e planilhas espalhadas, com certeza terá uma grande dificuldade para encontrá-los ou se você está perdendo clientes por problemas com serviços e a empresa não está crescendo mais do que o esperado, é preciso repensar a decisão de adotar um CRM.
Afinal, as vendas são o que mantêm um negócio de pé e o objetivo final de uma empresa sempre será alcançar esse objetivo e satisfazer os clientes.
Leia também: O que é e como aplicar o Lead Scoring?
O CRM de Marketing dá suporte às etapas do Inbound Marketing, mais especificamente do Marketing de Conteúdo. Conhecidos como softwares de automação de Marketing, esse sistema atua na atração e nutrição de leads com processos como acompanhamento de palavra-chave, publicação de posts nas redes sociais, campanhas de e-mail marketing, pontuação e automação de leadscoring, tudo de maneira integrada, além de se conectar diretamente com o CRM de vendas.
Já o CRM de vendas é voltado para o comercial e todos os processos que envolvem essa área. Nesse momento, se ambos os setores estão em sintonia, o lead já é qualificado e, por meio do CRM, é possível saber o momento exato de entrar em contato com a pessoa e o serviço específico a oferecer – a chance de converter uma venda é muito maior.
É importante atualizar constantemente todas as informações dos clientes e possíveis consumidores. Mesmo que o próprio software faça o cruzamento desses dados, é essencial sinalizar o estágio que cada um se encontra.
Entre as vantagens que ele oferece, está a diminuição de erros no processo comercial, aumento na produtividade e melhora no relacionamento com os clientes. Existem algumas opções no mercado, que integram tanto a área de marketing quanto a de vendas nesse cenário. Uma delas é o RD Station:
O CRM também é automação da plataforma RD Station, parceira da Agência Black Beans. As contas ativas na RD Station possuem a versão free à disposição. E agora podemos te explicar passo a passo como ele funciona. Ele armazena diversas informações dos clientes e prospects, como nome, endereço, telefone, e-mail e mapeia a interação deles no site ou por outros meios e guarda esses dados.
Mas, a ferramenta vai além dessas funções. Ela consegue atualizar o time de vendas com o histórico da pessoa e preferências, por exemplo. Dessa forma, é possível gerenciar diferentes contas de inúmeros clientes e oportunidades no mesmo local. E acompanhar em tempo real o funil de vendas.
O CRM pode ajudar e muito todos os processos dentro da empresa. E mesmo que os negócios estejam andando em bons lençóis, é importante avaliar a possibilidade de implementar essa ferramenta no dia a dia da organização. As melhorias podem ser percebidas facilmente.
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