O que é ser Data Driven?
O conceito de Data Driven é cada vez mais aplicado nas empresas, sendo muito trabalhado nos setores de Gestão e Marketing de diferentes segmentos.
Mas você sabe o que é ser Data Driven? Se a sua resposta foi “não”, fique tranquilo. No artigo de hoje, o Diretor de Marketing da Black Beans, Fagner de Sousa, explica as vantagens dessa metodologia, principais estratégias e como aplicá-la na sua empresa. Confira até o final!
De maneira concisa, Data Driven nada mais é do que um projeto orientado a dados. Empresas que aderem a este recente conceito, colocam os dados no centro das tomadas de decisão, com o intuito de criar estratégias e definir objetivos com base no cruzamento dessas informações. Ou seja, é um sistema de trabalho que usa os dados para orientar e aprimorar cada etapa do processo.
O Data Driven surgiu através da tendência de Big Data, onde conseguimos pegar uma grande quantidade de informações e propor soluções e insights a partir desses dados.
Quais os principais benefícios do Data Driven?
Existem diversas vantagens em adotar essa metodologia para o seu negócio, mas segundo o nosso Diretor de Marketing, as que mais se destacam são:
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Como implementar a cultura Data Driven na sua empresa
Aplicar a cultura Data Driven dentro da sua empresa pode ser um desafio inicialmente. Afinal, ela não envolve somente aplicar tecnologia e processos no seu negócio, como também necessita que a sua equipe siga certos padrões para gerar dados úteis. Você terá que contar 100% com o seu time de Marketing e Vendas, que irão gerar dados e aplicar os insights absorvidos através deles.
Para te ajudar na implementação deste conceito, o nosso Diretor de Marketing listou alguns pontos importantes para você colocar em prática. Confira:
Conclusão
Criar uma cultura Data Driven é fundamental para a sua empresa ter vantagem competitiva e alcançar o sucesso nos dias de hoje. Porém, isso significa mais do que apenas ter dados. É necessário usar a tecnologia, construir uma infraestrutura de dados robusta, estabelecer uma estrutura de análise e gestão de dados eficaz, e selecionar as métricas certas para acompanhar o desempenho.
Lembre-se, o sucesso da implementação dessa metodologia demanda contar com uma equipe aberta à inovação, que pense fora da caixinha. Afinal, ideias inovadoras através de dados bem analisados, podem levar a sua empresa a resultados surpreendentes.
Esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis. Não deixe de assistir ao vídeo, no nosso canal do YouTube e mande as suas dúvidas. A gente tem o maior prazer em poder ajudar a sua empresa!
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