Antes de falarmos sobre o funil de marketing B2B na indústria, precisamos explicar: o consumidor de indústria possui um perfil diferente do consumidor B2C. Isso porque com empresas a compra por impulso, baseada no emocional, raramente acontece.
São perfis de clientes analíticos, racionais e que costumam percorrer um longo caminho antes de fechar uma compra. Pensando nisso, o marketing digital foca em estratégias específicas para atingir esse público, com a persona bem determinada, é claro. E utiliza o funil de marketing B2B como direcionamento das ações.
Essa técnica foi aprimorada e hoje pode ser aplicada em diversos segmentos, produtos e serviços.
Usado como uma espécie de caminho a ser percorrido, o funil de marketing B2B possui 3 fases para gerenciar as oportunidades para o seu negócio.
O importante é adaptar as etapas para o seu modelo de negócio e para jornada de compra do seu cliente.
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Caracterizado por ser uma etapa de descoberta e educação do lead: aqui você apresenta conteúdos interessante e atrativos, como e-books e planilhas, seguindo a linguagem do público-alvo, que costuma ser mais técnica.
Essa é a fase do visitante, em que ele está conhecendo a sua marca e os seus serviços, por isso é preciso chamar a atenção dessa pessoa. Depois, ele passa a virar um lead, após converter em um dos seus conteúdos, quando sabe que tem uma necessidade, mas ainda não percebeu que você pode ajudá-lo.
Um formulário de cadastro para baixar um de seus conteúdos, por exemplo, é uma forma de captação de lead.
Nesse momento, ela entra no processo de nutrição, em que é preparado para o estágio final, o de vendas. Vale lembrar que esse lead não chegou até você de forma aleatória: é necessário desenvolver estratégias usando da relevância e autoridade para atraí-lo – aqui estamos falando de uma empresa para outra empresa.
Essa é a parte de consideração de solução. Nesse momento, o seu cliente sabe que tem um problema e está começando a perceber que você pode fazer algo por ele, então é preciso fisgá-lo para não o perder para a concorrência. Essa é a fase de nutrição do lead, que comentamos acima.
Lembrando que estamos falando de um funil de marketing B2B, logo as estratégias precisam ser pensadas nesse público e na forma como eles compram: depois de muita análise e ponderação. Vá preparado para as negociações!
O funil de marketing B2B deixa mais simples os processos. E permite uma avaliação e visualização completa deles. Desta forma, é possível fazer melhorias e aplicá-las.
Aqui, no fundo do funil, pesa o bom relacionamento construído ao longo do funil, que deve permanecer no pós-venda. Portanto, negocie com habilidade: serão colocadas objeções, propostas e contrapropostas.
É preciso ter calma e é importante passar confiança e transparência ao longo dos processos, afinal, ninguém compra aquilo que não acredita ser bom e efetivo, não é mesmo?
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