Você sabia que a maioria das decisões que você toma não são lógicas ou racionais, mas sim influenciadas? Isso é o que chamamos de gatilhos mentais, usados para contribuir diretamente nas nossas tomadas de decisões.
Por mais que talvez você nunca tenha ouvido falar, provavelmente, já usou para atrair e captar leads. Afinal, essa estratégia já é usada em marketing e vendas há algum tempo.
Se você quer entender como utilizá-los para persuadir e gerar mais resultados para a sua empresa, continue acompanhando este artigo que vou te explicar como colocar essa estratégia em prática.
Os gatilhos mentais são estímulos que agem diretamente no cérebro e contribuem para decisões de forma inconsciente. Eles funcionam também como um despertador de emoções, que podem resgatar lembranças e reviver sensações.
Como fazemos escolhas a todo instante no dia a dia, muitas passam despercebidas por serem mais simples e corriqueiras. Aqui estão alguns exemplos: o que comer, o que vestir, o que fazer e o que comprar.
Diante disso, é como se o cérebro tomasse decisões por conta própria, no modo “piloto automático”, para que assim possa se dedicar às escolhas mais complexas e evitar um esgotamento mental.
Mas, estamos aqui para falar de marketing e vendas, não é mesmo? Então, vamos entender como essa estratégia é essencial e pode fazer toda a diferença na conquista dos seus leads.
Agora que já conseguiu entender o que são gatilhos mentais e para que servem, é hora de saber quando e onde utilizá-los de forma prática.
Eles são muito úteis em estratégias de marketing e podem ser aplicados no copywriting dos textos, design gráfico de anúncios, além de outras soluções adotadas com o objetivo de conversão ou venda.
Entre essas opções, vou listar algumas que utilizamos aqui na Incandescente e obtemos bons resultados:
O primeiro lugar que você deve considerar usar os gatilhos mentais são nos conteúdos que sua empresa produz, como o texto fixo do seu site, os artigos para o blog, as chamadas das redes sociais, entre outros. Essa é uma forma muito eficiente de gerar leads e obter muito sucesso. Para isso, você deve entender as dores da sua persona e se comunicar com ela usando os gatilhos adequados.
O e-mail marketing é uma ferramenta antiga e que ainda traz resultados relevantes.
O maior desafio é despertar o interesse de quem recebe em abrir, ler e clicar, caso tenha algum link ou botão. Com tantos e-mails que chegam diariamente na caixa de entrada das pessoas, o que fazer para que o seu e-mail seja aberto ao invés de ser ignorado diretamente?
É aí que entram os gatilhos mentais, em primeiro lugar é indispensável usá-los no assunto do e-mail, para aguçar a curiosidade e chamar a atenção para abertura. Depois disso, você também pode aplicá-los em CTA (call to action), com o propósito de conquistar um clique e possivelmente uma conversão.
As landing pages são uma ferramenta importante, com informações concisas, chamadas atrativas, de forma simples e com o objetivo de conversão.
Usando as estratégias com gatilhos mentais nessas páginas, os leads percorrem uma jornada e são influenciados a realizarem a conversão.
Acredito que você tenha reconhecido muitas das táticas de gatilhos mentais para vendas que mencionei aqui. Afinal, muitas delas já são aplicadas em marketing e vendas.
Mas, pense bem antes de usá-los, para não prejudicar de alguma forma o valor do seu negócio, atrelando a sua marca com abordagens antiéticas. Por isso, a minha dica é que use para estimular o lado emocional e intuitivo dos seus prospects, somente para ajudar a perceber as necessidades e soluções para o problema.
Leia também: 6 segredos para ter sucesso com as vendas B2B
Marketing e vendas andam juntos e essa união é muito importante para a sua empresa. Mas, para que isso dê certo, é preciso que esses dois setores estejam sempre alinhados.
Quando se fala na elaboração de estratégias com gatilhos mentais dentro dessas áreas, é preciso estudar o comportamento do seu consumidor para entender o que leva as pessoas a comprarem o seu produto ou adquirirem o seu serviço, e como se dá esse processo de decisão.
A partir disso, é possível criar abordagens mais efetivas em toda a jornada de compra e, consequentemente, conquistar o coração daquele lead.
Para te mostrar em quais situações os dois setores podem usar esse mesmo gatilho, vamos pensar, por exemplo, no gatilho de escassez. Esse sentimento pode ser aproveitado pelo marketing para nutrir o relacionamento com o consumidor, dizendo que enviou um conteúdo e ele só terá acesso até determinado dia e horário, ou seja, se não se apressar vai perder a oportunidade de acessar.
Já os vendedores podem oferecer um desconto para fechar a venda, dessa mesma forma. Afinal, você prefere garantir o desconto ou esperar e acabar perdendo?
A intenção é proporcionar uma experiência positiva, otimizar as estratégias, aproximar a marca do seu público e fechar vendas rapidamente.
Porém, muitas vezes as empresas erram a mão no uso dos gatilhos mentais e acabam exagerando ou enganando nas abordagens. Por isso, é preciso se atentar e usá-los com ética e responsabilidade.
E agora? Está preparado para colocar em prática tudo o que aprendeu neste artigo? Fique por dentro de mais dicas no nosso blog para melhorar a sua performance no meio digital.
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