A jornada do herói pode ajudar a sua empresa a contar histórias que encantam e ficar cada vez mais próximo do seu cliente. Mas primeiro, você sabe o que é isso?
De forma breve, a jornada do herói foi criada pelo antropólogo Joseph Campbell e pode ser bem estudada na sua obra O Herói de Mil Faces. Ele era fascinado por temas interessantes, como os mitos e religião. A partir de muitas análises, percebeu alguns pontos importantes e semelhantes na composição de uma história.
Assim, chegou a uma estrutura comum em que um personagem passa por diversas provações e percorre um longo caminho até ser um verdadeiro herói. Depois, Christopher Vogler se debruçou sobre o tema em A Jornada do Escritor e chegou em 12 etapas da jornada que conhecemos hoje.
Isso mesmo, 12 etapas. Antes de você começar a pensar em como aplicar isso na sua empresa, é importante explicarmos que não é necessário ter todas as fases em uma história, mas alguns elementos podem ser observados e ajudam a dar sentido e propósito à mensagem que você deseja transmitir.
Precisaríamos de um texto único só para discorrer das 12 fases da jornada do herói, por isso vamos apenas listá-las abaixo para que você conheça:
Todo esse processo envolve uma longa jornada transformadora, que começa em um momento em que o personagem se encontra em um “marasmo” e a partir disso conhecemos suas características e personalidade. A história se fecha com uma redenção, no personagem sendo reconhecido como um verdadeiro herói.
Podemos encontrar esses elementos em muitos livros, filmes etc. como Harry Potter e Star Wars, por exemplo.
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Uma boa história não precisa ser rebuscada ou seguir uma fórmula pronta. Uma boa história se torna inesquecível, muitas vezes, pela sua simplicidade e fluidez, com uma capacidade genuína de nos fazer rir, chorar ou relembrar momentos marcantes da nossa vida.
A jornada do herói aparece nesse contexto como uma forma de ajudar a construir uma história para a sua empresa, que se identifique e assemelhe com o seu cliente ideal e o seu propósito no mundo.
Por que ela existe? O que ela resolve? Como posso convidar meu cliente em potencial a conhecer a minha solução? Quais caminhos percorreu até chegar aonde está? Pelo que ela quer ser reconhecida? Essas são apenas algumas perguntas importantes que ajudam na construção de um conteúdo de qualidade e que deixa um brilho no olho de quem lê.
Com a jornada do herói e o storytelling, é possível criar valor. Estudos mostram justamente que as pessoas dão mais credibilidade, criam uma conexão emocional e veem com mais clareza as vantagens de um produto/serviço. Essa é a forma que o nosso cérebro reage diante de uma boa história!
Aproveite para aplicar esses elementos na sua rotina e no seu conteúdo. Você só tem a ganhar.
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