Blog

#Marketing Digital

Liderança do futuro: desafios e competências para aplicar agora

01 de dezembro de 2022|Postado por: Black Beans

Muito se tem falado e refletido sobre liderança do futuro. A verdade é que tanto eu como você,  já estamos cansados de ler sobre o que é ser líder.

Em 2021, o tema liderança foi o terceiro mais publicado em livros nos EUA e Brasil. Além de quente para as publicações, continua a ser importante dentro das corporações. Por mais que tenhamos a impressão de que a liderança já é algo compreendido, nos enganamos quando analisamos o mundo real. Jamais vivemos tamanha crise quando o assunto é liderança. 

Um ponto importante é que, enquanto seres humanos, precisamos de líderes. Somos seres relacionais e nossa relação se dá no dia a dia, através do outro. Referenciais, guiam nossas ações em um processo inconsciente de tribos. 

Para ajudá-lo a entender por que isso acontece, quero fazer um rápido resgate da nossa história e posicioná-lo para o momento atual, fazendo em seguida um avanço prático, com algumas dicas de como você deve estimular sua liderança e começar agora a colocar em prática aspectos do que é necessário para a liderança do futuro

O herói de mil faces

Joseph John Campbell foi um mitologista, escritor, conferencista e professor universitário norte-americano. Seu trabalho mudou completamente nossa visão da evolução do homem moderno, com a obra que se tornou um clássico: “O Heróis de Mil Faces”. Neste livro, que constitui uma verdadeira reconstituição da organização moderna do ser humano, ele percorre, ao longo das gerações, desde a nossa sedentarização aos dias atuais. Campbell, nos traz a afirmação que o ser humano precisa do herói como um ponto de apoio para sua organização.

Na famosa jornada, construída por ele, onde o herói surge e é compreendido como alguém especial, um líder, busca apresentar seus ensinamentos. Mergulha em um triste momento da vida, ressurgindo mais tarde.  Passa a ser compreendido e até seguido por outros, demonstrando na prática como entendemos o processo de liderança.

Você irá lembrar de filmes que seguem este roteiro, livros e muito mais demonstrações de liderança. A questão é que Campbel traduz de forma exemplar a jornada do herói como a nossa jornada de entender quem somos. Na busca de compreender quem somos, encontramos a nossa liderança. Ela é nosso eu interior que precisa ser compreendido e colocado para o mundo. 

Como raça, precisamos de heróis para que possamos construir nossa vida. Um bom exemplo é o que acontece quando somos crianças. Nossos pais tendem a ser nossos primeiros heróis. Quando isso é quebrado, a ordem natural de formação mental é destruída. Recuperá-la irá custar muita terapia.

Como descobrir o herói que está dentro de mim e colocar em prática uma liderança baseada na verdade que sou? 

Mas antes de falar sobre isso, veja o momento que estamos enquanto organização da sociedade.

Liderança tribal, nossa humanidade demonstrada nos grupos em que me relaciono.

Waren Bennis, outro americano que tentou compreender as organizações humanas, de certa forma contemporâneo a Campbel, mergulhou em seus estudos no que chamou de Liderança Tribal. Nessa obra, ponto alto do seu trabalho, cria cinco grupos que, segundo ele, podem ser estabelecidos em qualquer grupo que nos relacionamos. Família, igreja, comunidade, empresa, sociedade e política, teriam sua composição como Bennis apresentou. 

É importante compreender que, segundo ele, esta é a melhor definição de como nossa sociedade atual se organiza nas relações humanas. Imagine você que o grupo definido como “Desgarrados de Tudo”, deve ter sua atenção especial. Eles são o que nossas mães chamavam de maçãs podres. Eles têm a capacidade de minar um grupo. São radicais, devem ser percebidos e quando possível não estar em nossas equipes. Na máxima das corporações é dito que contratamos pelo conhecimento técnico e demitimos pelo relacional tende a ser completamente aplicado a este grupo. 

Nos definidos como “Vítimas Apáticas”, tudo é ruim, mas acima de mudar a realidade onde vivem, o mais importante é sabotar os demais, a liderança e o grupo. Não subestime este grupo, são aqueles para quem tudo e todos são os piores do mundo. Nada vale a pena, afinal sempre foi assim. 

Os “Melhores do Mundo”, são mais facilmente convertidos pela liderança, mas precisam estar engajados com o que é importante para eles. Não é simples liderá-los, mas sim trazê-los para perto. Uma vez reconhecido seu valor, tendem a cooperar. 

“Orgulho Tribal” é o grupo que tem bastante autoestima, mas precisa ter seu pé no chão. Alguém que se acha o máximo, tende a não perceber suas falhas. O feedback aqui é essencial. Uma liderança que escuta sinceramente pode ajudar os orgulhosos a ver seu melhor lado, mas é preciso que entendam certos pontos de atenção. 

Um líder do futuro precisa ser um “Lider de Propósito”. Neste modelo de liderança que não representa mais que 2% da humanidade é que temos nossa esperança de um mundo melhor. Eles são guiados por seu propósito. Desenvolveram internamente sua autoliderança, escutam verdadeiramente, sabem o que é estar presente, são naturalmente humildes e, com um passo de cada vez, influenciam os demais. 

Segundo Bennis, devemos identificar os líderes de propósito e estimulá-los a entrarem na linha de frente. Aprender com eles é essencial e quanto mais líderes de propósito estiverem à frente de organizações, grupos e política, mais poderemos transformar o mundo em um lugar melhor. 

Uma boa relação de quem são os líderes de propósito dentro das organizações são os líderes que o autor americano na obra “Empresas feitas para vencer” chama de líder nível 5. Este líder, reúne os atributos do líder por propósito e tem apenas uma coisa em mente: construir uma empresa vencedora que tem como base as pessoas engajadas nos pilares definidos. 

Dicas para você desenvolver a sua liderança do futuro

Percorremos desde a jornada do herói até o líder por propósito. Uma boa parte da história da liderança. O mundo atual exige que tenhamos diante da vida, dos dilemas e questões a serem respondidas posturas claras e éticas. O mundo relacional e diverso em que vivemos não mais suporta pré-conceitos. 

Desta maneira, como você pode desenvolver sua liderança e começar agora a construção da sua melhor face?

Algumas dicas para você buscar sua liderança:

  • Busque em seu interior sua verdade, não seja o que os outros querem, mas o que é agradável a ti;
  • Autoconhecimento é o melhor investimento que você pode fazer em você mesmo, menos roupas e mais terapia;
  • Humildade não é dizer que é simples, mas sim apreciar o belo de forma sincera como perceber o canto dos pássaros e o som da sua respiração;
  • Escutar o outro é desligar a mente e apenas prestar atenção em que está a sua frente;
  • Liderar é ser consistente no que foi definido, mudar o rumo constantemente confundo e desnorteia;
  • Não adianta um belo discurso sem ações que comprovem o que digo, falar e não fazer destrói a liderança;
  • Ações são mais potentes do que desejos. Desejar tudo é viver eternamente frustrado; 
  • Cada ser humano é um novo universo. Do motorista de Uber ao gerente de área, conheça as pessoas além do superficial;
  • Sua vida deve ser reflexo das suas escolhas. Tenha consciência plena do que escolhe. Viver reclamando da vida é negligenciar nossa condição de mudança.

Não se trata aqui de normas ou regras, mas tenha certeza de que, diante do aprendizado construído, tendo como referência a liderança por propósito, os passos acima podem levar você à liderança do futuro.

Te convido também a ver um vídeo que produzi sobre o tema. Leia novamente o artigo, assista o vídeo, deixe seu comentário. Terei o maior prazer em conversar contigo sobre ele. 

Forte abraço e até o próximo conteúdo. 

Copa e Natal: entenda as previsões do cenário de mídia para a época

Compartilhe:

Posts Relacionados

#Marketing Digital

TikTok – Uma ferramenta poderosa no marketing digital

Você ainda fala que TikTok é dancinha? Opa, então você precisa ler este artigo! O TikTok se estabeleceu como uma plataforma de mídia social extremamente popular, ganhando destaque nos últimos...

Continuar lendo

#Marketing Digital

O poder da cauda longa para o marketing e vendas

O que é cauda longa? Se você ainda não conhece este conceito, esse é o momento de ficar por dentro de uma das principais estratégias de marketing e, principalmente, do marketing digital. Este...

Continuar lendo

Bora conversar?

Só se for agora

Nossos

parceiros