Blog

#Inbound Marketing

Linha editorial: a sua empresa tem uma?

17 de agosto de 2021|Postado por: Black Beans

Uma das estratégias do marketing de conteúdo, que permite definir os pontos focais de todo o trabalho com uma marca é a linha editorial. Ela é muito usada, em especial, para as redes sociais, mas também pode ser estendida aos artigos de blog, conteúdos ricos, entre outros.

E o que seria esse material? Ele funciona como um documento que define os tópicos principais que serão explorados. Por exemplo: uma loja de roupas tem como objetivo abordar assuntos de dicas de moda, institucional (para divulgar a empresa) e as tendências. Ou seja, os conteúdos vão trazer diversos aspectos desses 3 pilares!

Ficou confuso? Fique tranquilo, vamos conversar mais sobre isso a seguir:

3 vantagens de ter uma linha editorial

Padronização dos conteúdos

Você, provavelmente, já se deparou com um perfil nas redes sociais que parecia confuso, tratando de diversos assuntos. Isso pode acontecer também no blog, portanto com a linha editorial fica mais fácil padronizar os conteúdos e não fugir do seu objetivo principal.

Outro fator: é uma estratégia importante para quem está em busca de conquistar o público-alvo, despertando interesse para criar um relacionamento duradouro.

Possibilidade de se aprofundar em temas específicos

Contar com esse norte para guiar toda a produção de conteúdo é uma possibilidade de se estabelecer como autoridade no segmento e explorar as temáticas que você domina. Assim os materiais poderão ser bem aprofundados, quando houver a necessidade.

Tenha estratégias bem amarradas com a linha editorial

Não é só o marketing de conteúdo que tem a ganhar com a linha editorial. Todo o marketing digital e a área de vendas podem se beneficiar de um documento como esse. Afinal, com uma comunicação mais redonda, focada no público-alvo, é possível gerar leads qualificados, com pessoas genuinamente interessadas no seu produto ou serviço.

E como criar uma linha editorial?

Se você chegou até aqui, ficamos muito felizes! Por isso, separamos uma pequena recompensa: algumas dicas para começar a criar a sua própria linha editorial, já imaginou?

Comece entendendo o seu público

Escrever conteúdos para redes sociais e blog é um desafio, afinal são milhares de empresas disputando um lugarzinho no coração do consumidor. E o que faz você ser especial? Entender o comportamento do seu público é um dos fatores decisivos, além de ter conteúdos de qualidade, é claro.

Para começar a linha, faça um estudo para entender o que essas pessoas desejam ler, assistir e quais as dúvidas que elas têm. Tudo isso vai influenciar no trabalho do marketing conteúdo, para garantir que ele seja o mais assertivo possível.

Leia também: O que é plano de conteúdo e como desenvolver esse material?

Estude a concorrência e o segmento

Antes de começar a definir os temas principais, estude a concorrência e o mercado para entender o que está sendo feito em relação ao conteúdo, quais referências você pode extrair e de que forma dá para trazer algo diferente dos demais e se sobressair.

Comece a definir os temas para a linha editorial

De forma resumida, é o momento de começar a definir a sua linha editorial. Opte por temas que têm relação com a essência da empresa e a mensagem que ela quer transmitir. Além disso, verifique se eles contam com a abrangência suficiente para serem trabalhados ao longo das estratégias de marketing.

De nada adianta escolher um ponto focal tão nichado que os assuntos se esgotarão rapidamente e deixará o conteúdo cansativo. Claro, segmentar é essencial, mas precisa “dar pano para manga”.

Coloque algumas referências que vão orientar os materiais e exemplifique para que todos possam entender bem a linha. Deu para entender um pouquinho? Coloque em prática e conte o resultado depois!

Compartilhe:

Posts Relacionados

#Marketing Digital

Vaga: Social Media – Criação de Conteúdo para Redes Sociais

Descrição da Vaga: A Black Beans está em busca de um(a) Social Media criativo(a) e dinâmico(a) para compor nosso time de conteúdo! Este profissional será responsável pela criação de...

Continuar lendo

#Vagas

Atendimento | Remoto

Black Beans Contrata! Estamos em busca de um(a) Atendente de Relacionamento com o Cliente para integrar nossa equipe na Agência Black Beans. Se você é proativo(a), comunicativo(a) e tem paixão...

Continuar lendo

Bora conversar?

Só se for agora

Nossos

parceiros