Uma das estratégias do marketing de conteúdo, que permite definir os pontos focais de todo o trabalho com uma marca é a linha editorial. Ela é muito usada, em especial, para as redes sociais, mas também pode ser estendida aos artigos de blog, conteúdos ricos, entre outros.
E o que seria esse material? Ele funciona como um documento que define os tópicos principais que serão explorados. Por exemplo: uma loja de roupas tem como objetivo abordar assuntos de dicas de moda, institucional (para divulgar a empresa) e as tendências. Ou seja, os conteúdos vão trazer diversos aspectos desses 3 pilares!
Ficou confuso? Fique tranquilo, vamos conversar mais sobre isso a seguir:
Você, provavelmente, já se deparou com um perfil nas redes sociais que parecia confuso, tratando de diversos assuntos. Isso pode acontecer também no blog, portanto com a linha editorial fica mais fácil padronizar os conteúdos e não fugir do seu objetivo principal.
Outro fator: é uma estratégia importante para quem está em busca de conquistar o público-alvo, despertando interesse para criar um relacionamento duradouro.
Contar com esse norte para guiar toda a produção de conteúdo é uma possibilidade de se estabelecer como autoridade no segmento e explorar as temáticas que você domina. Assim os materiais poderão ser bem aprofundados, quando houver a necessidade.
Não é só o marketing de conteúdo que tem a ganhar com a linha editorial. Todo o marketing digital e a área de vendas podem se beneficiar de um documento como esse. Afinal, com uma comunicação mais redonda, focada no público-alvo, é possível gerar leads qualificados, com pessoas genuinamente interessadas no seu produto ou serviço.
Se você chegou até aqui, ficamos muito felizes! Por isso, separamos uma pequena recompensa: algumas dicas para começar a criar a sua própria linha editorial, já imaginou?
Escrever conteúdos para redes sociais e blog é um desafio, afinal são milhares de empresas disputando um lugarzinho no coração do consumidor. E o que faz você ser especial? Entender o comportamento do seu público é um dos fatores decisivos, além de ter conteúdos de qualidade, é claro.
Para começar a linha, faça um estudo para entender o que essas pessoas desejam ler, assistir e quais as dúvidas que elas têm. Tudo isso vai influenciar no trabalho do marketing conteúdo, para garantir que ele seja o mais assertivo possível.
Leia também: O que é plano de conteúdo e como desenvolver esse material?
Antes de começar a definir os temas principais, estude a concorrência e o mercado para entender o que está sendo feito em relação ao conteúdo, quais referências você pode extrair e de que forma dá para trazer algo diferente dos demais e se sobressair.
De forma resumida, é o momento de começar a definir a sua linha editorial. Opte por temas que têm relação com a essência da empresa e a mensagem que ela quer transmitir. Além disso, verifique se eles contam com a abrangência suficiente para serem trabalhados ao longo das estratégias de marketing.
De nada adianta escolher um ponto focal tão nichado que os assuntos se esgotarão rapidamente e deixará o conteúdo cansativo. Claro, segmentar é essencial, mas precisa “dar pano para manga”.
Coloque algumas referências que vão orientar os materiais e exemplifique para que todos possam entender bem a linha. Deu para entender um pouquinho? Coloque em prática e conte o resultado depois!
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