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Marketing de causa: O que é e por que é tão importante para as marcas?

23 de setembro de 2020|Postado por: Black Beans

O marketing de causa vem de encontro a uma realidade atual: o consumidor está cada vez mais conectado, informado e crítico. Com isso, as marcas precisaram repensar seu posicionamento e papel na responsabilidade social e ambiental.

Todos estão de olho nas ações desenvolvidas, projetos e novos produtos que são lançados: há um alto padrão a alcançar. Poderíamos citar diversos casos em que marcas foram diretamente afetadas pela opinião do público consumidor e tomaram medidas para se adequarem.

O ponto é que há mais ganhos do que perdas nesse contexto. Isso porque cada vez mais empresas repensam até mesmo sua própria cultura organizacional para adequá-la ao que se espera em relação ao impacto positivo na sociedade como um todo.

Mas o que é o marketing de causa?   

Você já deve ter entendido que o marketing de causa é assunto importante e permanece em alta. Mas você sabe o que ele é, de verdade?

Esse termo começou a ser usado após os anos 80 e consiste em uma empresa que desenvolve/realiza ações em prol de uma determinada causa relevante (a favor da diversidade, por exemplo). Dessa forma, ela investe nessa causa e também acaba lucrando com o impacto positivo na sua imagem.

É claro que nem sempre as empresas tiram projetos como esse do papel pensando nos resultados para a imagem, mas de uma forma ou de outra ela é impactada. Normalmente, o valor de uma venda é revertido para o projeto, como no caso do McDia Feliz realizado pelo McDonald’s.

Outro exemplo de marketing de causa: uma ação da Ambev que começou em 2017 reverte 100% dos lucros com sua água mineral AMA para projetos de acesso à água potável no semiárido brasileiro. Até hoje, já são mais de R$ 5 milhões angariados e destinados para essa finalidade. Há uma página em que é possível acompanhar os lucros e conhecer mais sobre o projeto, legal, né?

Marketing de causa X marketing social

Há uma diferença entre esses dois termos. Entende-se que o marketing social, por sua vez, envolve promover ações que visam mudanças de comportamento ou até mesmo a conscientização.

Esse tipo de marketing costuma ser mais informativo, a fim de incentivar as pessoas a realizar uma determinada atitude. E não requer, necessariamente, um investimento financeiro para tal finalidade.

Leia também: Momento de crise: Como o marketing digital pode ajudar?

Por que isso é importante para as empresas?

A imagem de uma empresa fala por ela. Hoje em dia, consumidores compram de marcas que se identificam e se reconhecem. Ou seja, se a imagem não condiz com o que essa pessoa acredita, dificilmente ela vai adquirir seu produto ou serviço.

Em outra ponta, se o consumidor realmente se identifica com aquela empresa, isso significa uma maior fidelização do cliente. Além disso, ele pode virar o próprio divulgador da marca pelas redes sociais ou até no boca a boca.

Mas é importante entender: o marketing de causa é uma faca de dois gumes. Boa parte das pessoas espera que as marcas se posicionem, mas em contraponto, uma boa parcela vê isso como oportunismo. Por isso, é importante pensar muito bem na ação que será desenvolvida: ela precisa nascer de forma genuína e estar alinhada aos propósitos da empresa.

Caso contrário, pode afetar realmente a imagem e provocar uma situação delicada publicamente.

O bacana mesmo no marketing de causa é reunir toda a empresa em prol de uma causa que se destaca. Se você não tiver ideias por onde começar, com certeza os colaboradores podem ter sugestões interessantes.

Experimente conversar com o seu público e até a comunidade onde a empresa está localizada para entender as reais necessidades e onde a sua marca pode verdadeiramente fazer a diferença. E não se esqueça: seja transparente, é isso que as pessoas que consomem seus produtos esperam da sua empresa!

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