No mercado de seguros, saber se diferenciar é uma regra. Por mais que você tenha um ótimo portfólio de produtos, eles costumam ser muito parecidos com os dos concorrentes. Então, você precisa buscar formas de se destacar deles — e o Marketing de Seguros está aí para isso.
Com uma boa estratégia, você passa a oferecer não só produtos e serviços interessantes para os clientes, mas principalmente experiências valiosas, desde os primeiros contatos.
As seguradoras que conseguem fazer isso são as que se diferenciam, pois conquistam a lembrança, confiança e fidelidade dos consumidores (e não apenas uma venda).
Por isso, neste post, vamos dar algumas dicas de Marketing de Seguros para a sua empresa oferecer boas experiências aos clientes e se destacar neste mercado. Confira agora:
O poder está nas mãos do consumidor: atualmente, ele é quem decide como vai se relacionar com as empresas. Pode ser por WhatsApp, Facebook, site, escritório etc. Por isso, você precisa ter uma estratégia multicanal (online e offline) de comunicação e de vendas para encontrar o cliente onde ele desejar.
Atualmente, o Marketing de Seguros precisa ir além da segmentação de clientes e investir no “marketing 1-to-1”. Para personalizar ofertas e conteúdos, entenda o momento da vida e da jornada de compra de cada consumidor para oferecer exatamente o que ele precisa e, assim, criar laços mais fortes com o público.
O Marketing de Seguros está embasado no relacionamento de confiança, já que lida com produtos tão sensíveis aos consumidores. Por isso, você precisa cultivar a relação com eles, desde antes de serem clientes até depois da venda. A tendência é que um cliente satisfeito e fidelizado não só volte a comprar, mas também indique a sua corretora para outras pessoas.
O mercado de seguros envolve um grande desafio: vender produtos intangíveis. O cliente tem dificuldade de visualizar os benefícios dos produtos, que podem ou não serem usados no longo prazo. Então, você precisa torná-los mais tangíveis por meio do Marketing de Seguros. Para isso, você pode usar depoimentos, cases e histórias que mostrem o seu valor na prática.
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Geralmente, seguros envolvem um longo e complexo processo de decisão de compra. Mas, embora o amadurecimento seja gradual, muitas vezes a escolha final acontece dentro do escritório. Por isso, é importante pensar em materiais persuasivos, que induzam a uma compra de maior valor ou de produtos complementares, por exemplo.
Enviar e-mails, conhecer o momento de cada consumidor e criar ofertas personalizadas são algumas ações essenciais para o Marketing de Seguros atual. Mas você só vai conseguir aplicá-las de modo escalável se contar com a tecnologia de softwares (CRM, e-mail marketing, analytics etc.) para lidar com a quantidade de dados e automatizar ações do dia a dia.
Com as dicas acima, você consegue criar estratégias relevantes para cada cliente, de maneira que ele se identifique com a sua marca e se sinta confiante para adquirir seus produtos. É essa proximidade com o consumidor que cria diferenciação no mercado.
Agora, se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário logo abaixo. Vamos ajudar você a ter mais sucesso no Marketing de Seguros!
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