Tenho uma pergunta para te fazer: Como anda o marketing nas redes sociais da sua empresa? Só tem postagens e nenhuma interação com o cliente? Se a sua resposta for positiva, preciso te dizer que temos um grande problema aqui.
Em média, as pessoas passam cerca de 3h diárias visualizando posts em mídias sociais, seja no Facebook, Instagram, LinkedIn ou outros.
Hoje vou te dar um exemplo prático de como o marketing nas redes sociais pode fazer com que a sua marca ganhe um grande aliado, o consumidor.
Se você acompanha bastante as redes sociais deve ter visto a “guerra” dos bancos para conquistar o coração do Padre Fábio de Melo com infinitas vantagens para um cartão de crédito. Se não é do seu conhecimento, vamos juntos recapitular esse fato que gerou uma grande interatividade no Twitter.
Quem nunca ficou horas no telefone para desbloquear um cartão? Ou realizar qualquer outro tipo de procedimento bancário que precisa da ajuda de um atendente?
Então eu tenho um segredo: esse não é um problema que afeta só nós, meros mortais. Mas as celebridades também e a vítima da vez foi o Padre Fábio de Melo.
É a partir desse pequeno post em uma rede social que vamos começar a entender a força de tornar os seus clientes os principais fãs da sa empresa. Trabalhar com marketing nas redes sociais é muito mais do que dar uma resposta padrão ao consumidor e o Bradesco seguiu à risca o protocolo, veja:
Até esse ponto podemos entender a resposta “automática” do banco. Já que reclamações como essas estão cada vez mais frequentes nas redes sociais. Mas atualmente os consumidores buscam por um atendimento rápido e eficiente.
É nesse momento que os fãs de outras instituições financeiras começam a aparecer e dar um show no marketing sem nenhuma intenção de receber uma recompensa.
Quando você tem um bom relacionamento com o seu cliente e está preocupado em levar a ele sempre soluções eficientes e rápidas, acaba criando um laço muito forte e é dessa maneira que o consumidor começa a fazer marketing nas redes sociais sem perceber.
Foi o que aconteceu no caso do banco Inter. Provavelmente, o Renan Souza possui uma boa relação com a instituição financeira e não precisou ficar um mês esperando o desbloqueio de um cartão ou não teve que encarar filas gigantes em agências bancárias.
É claro, também, que as necessidades e dificuldades dele devem ser resolvidas de forma ágil e ele não enxerga o banco como algo que empaca a vida dele.
Dessa maneira, outros fãs apareceram por lá, ressaltando a satisfação e recomendando as instituições financeiras que atendem bem a necessidade de cada um.
Quando falamos de marketing nas redes sociais, isso vai muito além das postagens feitas. É preciso criar um relacionamento profundo com o seu consumidor, para que assim ele entenda que pode contar com a sua empresa sempre que precisar.
Para isso, é preciso conquistar a confiança e o coração de cada cliente que busca os seus produtos/serviços. Esse marketing de forma espontânea só acontece devido ao trabalho que a sua empresa se preocupa em fazer. De nada adianta atrair novos leads se não houver nenhum tipo de comunicação mais intimista.
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É claro que isso depende muito do ramo de atuação do seu negócio. Você não utilizará um gif se o seu público-alvo for muito mais sério. Apesar disso, cordialidade e respostas mais humanas serão um diferencial no atendimento se você quiser fidelizar pessoas a sua marca.
Entender o cliente e o que ele precisa são pontos fundamentais para que a inovação dentro do seu empreendimento aconteça. Desta maneira, é possível se aperfeiçoar para solucionar os problemas que o consumidor realmente tem, não aqueles que você acredita que eles possuem.
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