Muitas empresas encontraram no marketing para e-commerce uma forma incrível para gerar negócios online. Em 2020, isso se tornou ainda mais comum, pois o mundo enfrentou o início de uma pandemia que movimentou o mercado e fez com que as empresas se adaptassem para sobreviver.
Além do investimento em plataformas de mídia paga, que é quase uma obrigação nesse tipo de negócio, principalmente quando sua loja está só começando, existem algumas técnicas básicas de conversão que toda loja online precisa ter e, para isso, é necessário que você conheça a sua audiência e a categoria de conteúdo/produto que ela consome.
No artigo de hoje traremos algumas dicas de como você pode otimizar resultados da sua loja a partir do marketing para e-commerce.
Você já abandonou um carrinho em alguma loja online porque o valor do frete ficou maior que o valor do produto? Já aconteceu de iniciar uma compra e ter que parar o processo no caminho porque algo de urgente apareceu? Bom, isso acontece com todo consumidor e é também o motivo que mais tira o sono dos donos de e-commerce.
O carrinho abandonado é o motivo de perda que mais se destaca nas lojas online, e uma das técnicas que você pode adotar para minimizar os efeitos dele é utilizar a automação de e-mail para resgate do carrinho.
Esta técnica de marketing para e-commerce é geralmente aplicada por ferramentas de automação que fazem um mapeamento do comportamento do lead na sua loja, e a partir de um gatilho pré-definido, enviam um e-mail com alguma oferta irresistível para que este lead volte para finalizar sua compra.
Algumas empresas utilizam o gatilho do frete grátis a partir do e-mail de carrinho abandonado para tentar atrair estes consumidores de volta para a loja, outros apostam nos cupons de desconto. Mas, independentemente do gatilho ou estratégia que você for utilizar, a verdade é que esta técnica não pode deixar de existir nas lojas.
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Ainda falando sobre carrinho abandonado, você já parou para fazer uma pesquisa com seus consumidores sobre os motivos pelos quais eles estão desistindo de comprar com você? O pop up é uma pesquisa de opinião na página de conclusão de compra, uma ótima saída para entender estes motivos e até mesmo otimizar o seu e-mail de carrinho abandonado.
Se o seu cliente está saindo da sua loja por conta do valor do frete, por que não oferecer um valor de frete fixo ou até mesmo grátis para que ele volte? Pense bem sobre essa técnica de marketing para e-commerce.
O brasileiro é está acostumado a utilizar ferramentas de comunicação rápida como o Whatsapp, usado também para fazer negócios. E habilitar esta função na sua loja pode te ajudar a vender mais e melhor.
Engana-se quem pensa que um e-commerce não precisa de uma equipe de atendimento qualificado. Além de ter um SAC organizado, é importante que seu time esteja preparado para saber vender para o consumidor, se ele for requisitado.
A famosa “bolinha do Whatsapp” é mais uma ferramenta de marketing para e-commerce que funciona como um chat online para ajudar os consumidores a tirarem dúvidas sobre o seu produto e o bom atendimento é primordial para influenciar positivamente na experiência de compra do seu cliente.
Mas, atenção! Não se desespere se o seu time não tiver braço para atender todas as solicitações no Whatsapp com velocidade. Atualmente, existem ferramentas de chatbot que podem contribuir com a sua operação e automatizar o atendimento até o momento em que sua equipe possa assumir para trazer humanização ao processo.
Alguma marca específica já chamou sua atenção por conta de um conteúdo interessante que ela tenha publicado na internet? Trabalhar o inbound marketing para e-commerce pode ser uma estratégia muito bacana para captar leads qualificados para a sua loja online.
Se você comercializa roupas, por exemplo, pode desenvolver um e-book sobre colorimetria, uma prática que estuda os melhores tipos de cor para cada tom de pele.
Esta categoria de conteúdo faz com que você chame a atenção do lead, através de um formulário, apenas pelo seu interesse em moda. A probabilidade de você conseguir vender para este lead é cada vez maior, pois ele já vai ter tido contato com a sua marca.
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Muitos estudos comprovam que o comportamento do usuário do século XXI é mobile. Há controversas sobre esta opinião, mas uma coisa é certa: marcas que investem na experiência mobile estão ganhando uma fatia do mercado que não desgruda das telinhas.
Por isso, se você quer que o seu e-commerce decole e comece a escalar sua performance mês a mês, invista na experiência mobile do seu cliente e entenda o comportamento dele.
Após aplicar estas e outras técnicas, você poderá enxergar uma grande melhora no seu marketing para e-commerce.
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