Quem produz e consome conteúdo no ambiente digital sabe: estamos procurando formas de sair do lugar-comum e conferir novas opções, que nos surpreendam. Nesse contexto, o conteúdo interativo pode ser muito interessante para trazer novas formas de apresentar um determinado assunto e captar a atenção do usuário.
E não é à toa que recentemente ele surgiu como uma tendência de marketing de conteúdo que chegou para ficar. Quer conhecer o que esse formato tem a oferecer para a sua empresa? Confira a seguir.
Um conteúdo interativo costuma ser mais dinâmico e possibilita que o usuário, ao acessar o material, possa interagir e desempenhar algumas funções que o aproximam da mensagem que a sua empresa deseja transmitir.
Para ser “classificado” com esse formato, não é necessário estar no ambiente digital. Diversos programas de televisão, por exemplo, já adotam esse modelo há muitos anos. Há jogos, como Until Dawn, e até um recente filme de Black Mirror que trouxe esse formato. Com a pluralidade de mídias disponíveis hoje em dia, esse conteúdo pode ser ainda mais explorado.
E-books, páginas interativas, infográficos e muito mais. As possibilidades de produzir um conteúdo interativo são diversas, basta escolher o melhor formato para o que você quer transmitir para o público e buscar um jeito criativo e divertido de traduzir as ideias.
E como colocar em prática? Com quiz, jogos, mapas interativos, white papers, calculadoras, posts de múltipla escolha, vídeo com storytelling interativo, transmissões ao vivo etc., há uma infinidade de opções.
Isso proporciona uma experiência positiva ao usuário, que pode até mesmo escolher o caminho que ele percorre para consumir o conteúdo, seguindo o seu próprio “destino”.
Quem não gosta de acessar um conteúdo interativo que encanta e surpreende? Isso torna o usuário mais engajado com a sua empresa e provavelmente ele irá retornar para conferir mais novidades. Além de incentivá-lo a permanecer mais na sua página e realizar conversões.
Sendo assim, esse formato é uma boa opção para quem quer inovar no marketing e fugir da saturação de informações que encontramos no meio digital. Mas claro, é essencial que o conteúdo interativo tenha qualidade e seja relevante para o público, com começo, meio e fim, além de um propósito.
Leia também: Qual a importância do marketing de conteúdo?
Aposte no conteúdo que pode ser explorado em diversos formatos, com informações interessantes. Por isso, um dos primeiros passos é justamente fazer o levantamento desses materiais e observar a melhor forma de trabalhá-los.
Dependendo do formato, você pode realizar pesquisas de palavra-chave, inserir elementos e até desenhar um esboço do projeto. Lembre-se de escolher um design responsivo, ou seja, que priorize a navegação do usuário pelo conteúdo interativo, seja leve e apresente o que precisa de forma clara e objetiva.
Pode até parecer um clichê, mas muitas empresas esquecem: é possível produzir conteúdos interativos nas redes sociais. O próprio story permite que você faça quiz, abra enquetes, solicite sugestões e muito mais.
Isso possibilita que você estabeleça um contato próximo com o seu público e passe a conhecê-lo melhor, além de abrir espaço para que ele interaja mais e se sinta ouvido.
Comece a olhar pela sua produção de conteúdo e encontre formas de inovar para entregar melhores opções para o seu público e clientes.
Quem produz e consome conteúdo no ambiente digital sabe: estamos procurando formas de sair do lugar-comum e conferir novas opções, que nos surpreendam. Nesse contexto, o conteúdo interativo pode ser muito interessante para trazer novas formas de apresentar um determinado assunto e captar a atenção do usuário.
E não é à toa que recentemente ele surgiu como uma tendência de marketing de conteúdo que chegou para ficar. Quer conhecer o que esse formato tem a oferecer para a sua empresa? Confira a seguir.
Um conteúdo interativo costuma ser mais dinâmico e possibilita que o usuário, ao acessar o material, possa interagir e desempenhar algumas funções que o aproximam da mensagem que a sua empresa deseja transmitir.
Para ser “classificado” com esse formato, não é necessário estar no ambiente digital. Diversos programas de televisão, por exemplo, já adotam esse modelo há muitos anos. Há jogos, como Until Dawn, e até um recente filme de Black Mirror que trouxe esse formato. Com a pluralidade de mídias disponíveis hoje em dia, esse conteúdo pode ser ainda mais explorado.
E-books, páginas interativas, infográficos e muito mais. As possibilidades de produzir um conteúdo interativo são diversas, basta escolher o melhor formato para o que você quer transmitir para o público e buscar um jeito criativo e divertido de traduzir as ideias.
E como colocar em prática? Com quiz, jogos, mapas interativos, white papers, calculadoras, posts de múltipla escolha, vídeo com storytelling interativo, transmissões ao vivo etc., há uma infinidade de opções.
Isso proporciona uma experiência positiva ao usuário, que pode até mesmo escolher o caminho que ele percorre para consumir o conteúdo, seguindo o seu próprio “destino”.
Quem não gosta de acessar um conteúdo interativo que encanta e surpreende? Isso torna o usuário mais engajado com a sua empresa e provavelmente ele irá retornar para conferir mais novidades. Além de incentivá-lo a permanecer mais na sua página e realizar conversões.
Sendo assim, esse formato é uma boa opção para quem quer inovar no marketing e fugir da saturação de informações que encontramos no meio digital. Mas claro, é essencial que o conteúdo interativo tenha qualidade e seja relevante para o público, com começo, meio e fim, além de um propósito.
Leia também: Qual a importância do marketing de conteúdo?
Aposte no conteúdo que pode ser explorado em diversos formatos, com informações interessantes. Por isso, um dos primeiros passos é justamente fazer o levantamento desses materiais e observar a melhor forma de trabalhá-los.
Dependendo do formato, você pode realizar pesquisas de palavra-chave, inserir elementos e até desenhar um esboço do projeto. Lembre-se de escolher um design responsivo, ou seja, que priorize a navegação do usuário pelo conteúdo interativo, seja leve e apresente o que precisa de forma clara e objetiva.
Pode até parecer um clichê, mas muitas empresas esquecem: é possível produzir conteúdos interativos nas redes sociais. O próprio story permite que você faça quiz, abra enquetes, solicite sugestões e muito mais.
Isso possibilita que você estabeleça um contato próximo com o seu público e passe a conhecê-lo melhor, além de abrir espaço para que ele interaja mais e se sinta ouvido.
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