Deixar o usuário perdido é um dos principais motivos para não alcançar a conversão. Quando ele acessa a sua página e não sabe aonde ir, ou quando vê um banner da sua marca e não sabe onde clicar, você está perdendo uma grande oportunidade de negócio, por isso é importante que você saiba o que é CTA.
Mas existe um recurso que ajuda a evitar isso: em qualquer conteúdo de marketing, você pode usar CTAs, que servem para encaminhar o usuário até a conversão que a sua empresa quer que ele realize. Assim, ele sabe exatamente o que fazer.
Então, se você quer melhorar os resultados do seu negócio, acompanhe agora o nosso post para entender o que é CTA e qual é a sua importância:
CTA é a sigla em inglês para Call To Action, que significa “chamada para ação”, em português. Como a própria expressão revela, trata-se de uma maneira de chamar a atenção do usuário para que ele realize uma ação que você deseja.
No contexto do marketing, o CTA está diretamente relacionado ao objetivo de conversão da empresa. Por esse motivo, ele é um elemento essencial de uma landing page, que tem o papel de converter os visitantes em leads ou clientes.
Mas as chamadas para ação podem ser usadas em qualquer outra peça, material ou conteúdo de marketing, dentro do texto, de uma imagem ou de um botão. Veja alguns exemplos:
Perceba que, em todos os exemplos, o CTA é claro e objetivo, com verbos no imperativo e poucas palavras. O usuário não pode ficar em dúvida sobre o que deve fazer, ou ele pode desistir, abandonar a página, tomar outro caminho — e você perde uma conversão.
As chamadas para ação servem para aumentar as taxas de conversão. Mas você sabe dizer o que é uma conversão? Vamos esclarecer esse conceito, pois muitas pessoas relacionam apenas à venda.
Para definir o que é uma conversão, você deve responder: qual é o seu objetivo de marketing para este conteúdo? Por exemplo: em uma página de e-commerce, o seu objetivo principal é fazer o consumidor comprar o produto. Neste caso, a venda é chamada de macro conversão, pois impacta diretamente no desempenho do negócio.
Porém, conversão também pode ser uma pequena ação do usuário, que ajuda a empresa a alcançar seu objetivo maior. Por exemplo: você insere um vídeo de demonstração do produto naquela página de e-commerce. Fazer o usuário assistir a esse vídeo, então, é uma micro conversão, que ajuda a efetuar a venda.
Portanto, os CTAs podem ser usados para aumentar tanto as macro quanto as micro conversões, pois o seu papel é guiar os passos do usuário e persuadi-lo em suas tomadas de decisão ao longo da jornada de compra.
Enfim, além de prejudicar os resultados, deixar o usuário perdido também proporciona uma má experiência junto à sua marca. Portanto, utilize os CTAs no seu marketing para orientar e informar o público e, assim, permitir que todos aproveitem as suas ofertas e conteúdos.
Gostou de saber o que é CTA? Você encontra outras dicas como essa em nosso blog (como por exemplo, o que são landing pages). Então assine a nossa lista para saber muito mais sobre marketing digital!
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