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O que é landing page e por que usá-la?

10 de novembro de 2017|Postado por: Black Beans

No marketing digital, muito se fala em estratégias para atrair visitantes até o site, como Marketing de Conteúdo e links patrocinados. Porém, elas só trazem resultados efetivos para o negócio se forem combinadas com ferramentas de conversão, como as landing pages. Mas você sabe o que é landing page?

Ao criar esse tipo de página, a empresa aumenta as chances de transformar os visitantes em leads, que podem depois ser nutridos no funil de vendas, ou em clientes, quando a landing page já direciona o usuário para a compra.

Agora, você vai entender melhor o que é landing page e qual é a sua importância para melhorar o desempenho do negócio. Acompanhe o post:

Leia também: Inbound marketing: o que é e como funciona

O que é landing page?

Landing page é a “página de aterrissagem” aonde o usuário chega após clicar em um anúncio ou link de divulgação. Ao “aterrissar”, ele encontra uma página única, com poucos elementos e informações concisas. Mas por que ela é tão simples e objetiva?

Por um grande motivo: gerar conversão. Afinal, a empresa não quer somente atrair visitantes — para fazer valer o investimento em marketing, ela precisa que eles se transformem em oportunidades de negócio.

Para alcançar esse objetivo, a landing page direciona o visitante para que ele realize a ação que a empresa deseja, que pode resultar em dois tipos de conversão: a direta e a indireta.

A conversão direta acontece quando o usuário realiza uma ação direcionada para a compra, como adquirir um produto no e-commerce ou solicitar um orçamento.

Já na conversão indireta, ao executar a ação — como baixar um e-book ou se inscrever em um webinar —, o visitante se torna um lead e passa a ser nutrido no funil de vendas.

Por que criar uma landing page?

Se o usuário clicar em um anúncio da sua empresa e parar em uma página interna do seu site, ele pode se distrair com vários links e informações que só atrapalham o foco na conversão. Assim, um potencial cliente pode ser perdido facilmente.

Portanto, você deve criar uma landing page para aumentar as taxas de conversão e otimizar os investimentos, o que deve impactar diretamente na performance do seu negócio.

Mas ela só deve ser criada quando a sua empresa tiver um objetivo único e claro de conversão, para que o usuário não se perca nem se distraia com outras informações.

Como criar uma landing page que converte?

Se você já entendeu o que é landing page e qual é a sua importância para o negócio, vamos ver agora algumas dicas rápidas para criar uma página que realmente converte:

  • Insira textos, imagens, chamadas, botões e formulários com foco na conversão;
  • Evite distrações e elementos em excesso que façam o usuário perder esse foco;
  • Evite inserir menus e links externos, que levem o visitante para fora da página;
  • Crie textos objetivos e persuasivos para estimular a tomada de ação;
  • Solicite ao usuário apenas dados essenciais no formulário, para não fazê-lo perder tempo ou desistir;
  • Crie um layout responsivo para oferecer uma boa experiência também no mobile;
  • Insira chamadas para ação (CTAs, ou calls to action) claras e objetivas, em botões que se destaquem na página.

Agora, ao saber o que é landing page e qual é a sua importância, você já pode parar de jogar dinheiro fora atraindo potenciais clientes sem convertê-los. Comece a transformá-los em resultados para o seu negócio!

Se você gostou deste post, fique de olho nas publicações do blog!

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