Conquistar as primeiras posições do Google é um dos principais objetivos do marketing digital atualmente. Afinal, quem não quer atrair visitantes para o seu site sem precisar investir em mídia? Por isso, cada vez mais as empresas buscam saber o que é SEO.
A estratégia é responsável por melhorar o posicionamento de uma página nos buscadores, na intenção de atrair mais visitantes para o site ou blog. Lá, essas visitas podem se transformar em oportunidades de negócio e, assim, gerar resultados para a empresa.
Neste post, você vai entender o que é SEO e qual é a importância da otimização de sites para o desempenho do seu negócio. Confira agora:
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para buscadores, em português. Na prática, falamos em otimização para o Google, que é o mais usado, embora ela funcione também para os outros mecanismos, como o Bing.
O conceito de SEO engloba o conjunto de estratégias de uma marca para oferecer a melhor experiência de busca ao usuário. Isso significa que, desde a página de resultados até a interação com o seu site, ele deve encontrar o que deseja e resolver sua necessidade da melhor maneira.
Quando o Google reconhece que você fez um bom trabalho, ele potencializa o posicionamento da sua página nos resultados orgânicos — e você atinge o grande objetivo do SEO.
O propósito do Google é oferecer uma boa experiência ao usuário. Para isso, ele precisa identificar e ordenar as páginas que oferecem os melhores resultados para a palavra-chave pesquisada. Mas como ele faz isso?
Tudo começa com o rastreamento. O robô do buscador vasculha os sites da internet em busca de páginas, que serão indexadas de acordo com o seu conteúdo. Depois, para ordená-las na página de resultados, entra o terceiro passo desse processo: o ranqueamento.
Para determinar o ranking, o buscador usa mais de 200 sinais. O próprio Google já revelou alguns deles, e o mercado identificou outros, por meio de testes. Veja agora alguns dos principais fatores:
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Ok, você já entendeu o que é SEO e como o Google determina o ranking. Mas ainda não falamos por que você deve estar nas primeiras posições. Conheça os principais benefícios:
Os primeiros resultados da busca são os mais vistos e clicados. E, se cada vez mais as pessoas usam o Google para resolver qualquer necessidade, a visibilidade da empresa aumenta muito.
Quem chega ao seu site pelos resultados orgânicos do Google está buscando ativamente por uma solução que você oferece. Por isso, eles são mais propensos a se tornarem clientes.
A busca orgânica é um dos canais digitais com melhor custo-benefício, pois não é preciso investir em mídia para aparecer lá e conquistar um tráfego relevante.
Estar na primeira posição é um reconhecimento do Google de que você oferece o melhor resultado. Assim, na frente da concorrência, o usuário percebe que você é uma autoridade.
Enfim, você e o Google estão juntos numa missão importante: oferecer a melhor experiência de busca. Esse é o caminho para conquistar um bom posicionamento. Por isso, o foco das estratégias de SEO deve ser sempre o usuário, e não o algoritmo.
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