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O que é SEO? Saiba como chegar ao topo do Google

15 de setembro de 2017|Postado por: Black Beans

Conquistar as primeiras posições do Google é um dos principais objetivos do marketing digital atualmente. Afinal, quem não quer atrair visitantes para o seu site sem precisar investir em mídia? Por isso, cada vez mais as empresas buscam saber o que é SEO.

A estratégia é responsável por melhorar o posicionamento de uma página nos buscadores, na intenção de atrair mais visitantes para o site ou blog. Lá, essas visitas podem se transformar em oportunidades de negócio e, assim, gerar resultados para a empresa.

Neste post, você vai entender o que é SEO e qual é a importância da otimização de sites para o desempenho do seu negócio. Confira agora:

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para buscadores, em português. Na prática, falamos em otimização para o Google, que é o mais usado, embora ela funcione também para os outros mecanismos, como o Bing.

O conceito de SEO engloba o conjunto de estratégias de uma marca para oferecer a melhor experiência de busca ao usuário. Isso significa que, desde a página de resultados até a interação com o seu site, ele deve encontrar o que deseja e resolver sua necessidade da melhor maneira.

Quando o Google reconhece que você fez um bom trabalho, ele potencializa o posicionamento da sua página nos resultados orgânicos — e você atinge o grande objetivo do SEO.

Como funciona o ranqueamento do Google?

O propósito do Google é oferecer uma boa experiência ao usuário. Para isso, ele precisa identificar e ordenar as páginas que oferecem os melhores resultados para a palavra-chave pesquisada. Mas como ele faz isso?

Tudo começa com o rastreamento. O robô do buscador vasculha os sites da internet em busca de páginas, que serão indexadas de acordo com o seu conteúdo. Depois, para ordená-las na página de resultados, entra o terceiro passo desse processo: o ranqueamento.

Para determinar o ranking, o buscador usa mais de 200 sinais. O próprio Google já revelou alguns deles, e o mercado identificou outros, por meio de testes. Veja agora alguns dos principais fatores:

  • Conteúdo original, atualizado e de qualidade;
  • Links recebidos de sites relevantes e de confiança (link building);
  • Palavras-chave usadas na página;
  • Velocidade de carregamento;
  • Layout responsivo (mobile-friendly);
  • Segurança com protocolo HTTPS.

Leia também: O benefício de marketing digital para pequenas e médias empresas

 

Por que é importante ter um bom posicionamento no Google?

Ok, você já entendeu o que é SEO e como o Google determina o ranking. Mas ainda não falamos por que você deve estar nas primeiras posições. Conheça os principais benefícios:

Aumentar a visibilidade

Os primeiros resultados da busca são os mais vistos e clicados. E, se cada vez mais as pessoas usam o Google para resolver qualquer necessidade, a visibilidade da empresa aumenta muito.

Gerar tráfego qualificado

Quem chega ao seu site pelos resultados orgânicos do Google está buscando ativamente por uma solução que você oferece. Por isso, eles são mais propensos a se tornarem clientes.

Ser encontrado organicamente

A busca orgânica é um dos canais digitais com melhor custo-benefício, pois não é preciso investir em mídia para aparecer lá e conquistar um tráfego relevante.

Demonstrar autoridade

Estar na primeira posição é um reconhecimento do Google de que você oferece o melhor resultado. Assim, na frente da concorrência, o usuário percebe que você é uma autoridade.

Enfim, você e o Google estão juntos numa missão importante: oferecer a melhor experiência de busca. Esse é o caminho para conquistar um bom posicionamento. Por isso, o foco das estratégias de SEO deve ser sempre o usuário, e não o algoritmo.

Agora que você já aprendeu o que é SEO, assine a nossa newsletter para saber sobre outras estratégias do marketing digital!

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