Já pensou em ter palavras-chave SEO no Instagram? Essa é uma realidade cada vez mais próxima. A plataforma, que possui 1 bilhão de usuários mensais e 500 milhões de acessos aos stories diariamente, está sempre em transformação e traz novos recursos.
Reels, IGTV… cada nova atualização deixa o público ao redor do mundo curioso para utilizá-la logo e inovar na produção de conteúdo. Agora, falando sobre palavras-chave SEO, você sabe por que isso é importante?
SEO ou Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas que ajudam a sua página a conquistar um lugar ao sol nos principais buscadores, como o Google, por meio do uso de termos específicos de acordo com a sua estratégia. As famosas palavras-chave.
Fique tranquilo que a navegabilidade não deve ser afetada por essa mudança. O que você pode esperar é uma plataforma ainda mais intuitiva, com resultados de busca mais personalizados.
A ideia é que com as palavras-chave SEO no Instagram, os usuários encontrem fotos e vídeos por meio desses termos, já definidos em publicação. Isso porque antes apenas era possível usar hashtags e o nome da conta/perfil.
Ao portal The Verge, um porta-voz da empresa disse:
“Para determinar os resultados das buscas, levamos em conta uma série de fatores, incluindo tipo de conteúdo, legenda, data de postagem e mais. Assim, destacamos o que for mais relevante para a pesquisa”
Essa é uma forma bem interessante de otimizar o seu perfil e até impulsionar o alcance de uma postagem sem precisar investir dinheiro, mas sim tempo e planejamento. O Instagram faz uso da Inteligência Artificial para essa mudança de palavras-chave SEO, além de muitas outras.
A ideia é que o algoritmo vá aprendendo e forneça cada vez mais buscas personalizadas. Por hora, a pesquisa é limitada para termos de interesse comum e que seguem as diretrizes da comunidade.
É importante ressaltar que essa atualização ainda não chegou ao Brasil e por enquanto não temos uma previsão.
Ela já está disponível no Canadá, Reino Unido, Irlanda, Estados Unidos, entre outros. Ainda há bastante coisa a se aprender e entender sobre essa e outras mudanças que a plataforma nos reserva.
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Uma das formas de “surfar na onda” dessa atualização de palavras-chave SEO é justamente trabalhar um termo na postagem.
Pensando pelo lado de uma marca, aparecer para o seu potencial cliente se torna ainda mais fácil. Isso porque as palavras pré-definidas devem seguir uma estratégia de acordo com o post. Por exemplo: uma loja de roupas de praia pode fazer uma postagem com a nova coleção e realizar uma pesquisa por termos ligados ao tema, como “moda verão 2021”.
Aos poucos, as suas fotos podem aparecer para as pessoas que buscam esse assunto com mais frequência. Mas é importante estar preparado: otimize seu perfil!
Poste com frequência, tenha uma bio atualizada, registre-se para uma conta de negócios no Instagram e que tal usar palavras-chave SEO no seu próprio nome do perfil, se possível?
Suas hashtags também podem ser termos valiosos também, então use-as com sabedoria! Uma outra dica é explorar o “Alt text” do Instagram para descrever a sua imagem, com a palavra-chave. Além de otimizar sua página, ainda ajuda as pessoas com algum tipo de deficiência a acompanhar seu conteúdo. Legal, não é?
E você, ficou interessado? Conte depois o que achou dessa novidade.
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