E todo ano você se faz a mesma pergunta: Devo pausar campanha de Google Ads e Facebook Ads agora que o final do ano chegou e as festas vão começar?
A seguir, vou te listar algumas dicas e ações que você deve tomar quando falamos de campanhas de mídia durante o final do ano.
Imagino que você deve estar pensando: o final do ano chegou, muitas empresas estarão de férias coletivas e as pessoas vão parar de me procurar no Google Ads e não vão dar nem bola quando forem impactadas por um anúncio no Facebook Ads.
Concordo com a sua linha de raciocínio, mas agora eu preciso te falar algumas informações importantes.
Para ficar mais fácil de você identificar, vamos pensar em uma máquina. Para ela funcionar de forma linear, é preciso pegar no tranco e dependendo do equipamento isso pode demorar.
Funciona da mesma forma quando nos referimos às campanhas de mídia, principalmente, no Google Ads. A plataforma te quer presente e valoriza quem é fiel a ela e você pode comprovar isso nos seus próprios relatórios.
Extraia um relatório da sua campanha desde o primeiro dia até hoje e acompanhe, por exemplo, uma métrica que costuma ser a mais positiva quando sua empresa tem uma campanha linear no Google, o CPC (Custo por clique).
Se você fez a lição de casa certinha durante o período, otimizou bastante sua campanha e não fez pausas, você vai perceber que o seu CPC diminuiu. Portanto, quanto menos você pagar por clique, mais você aparece nas buscas porque o seu orçamento dura mais.
Ou seja, se você pausar sua campanha Google Ads desligará a máquina que você demorou para deixar rodando com resultados positivos.
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Como comentei no bloco anterior, cada vez que você pausa uma campanha no Google Ads ou Facebook Ads, você desliga a máquina e durante o tempo que ela ficar parada vai esfriar. Quando você reativar, a campanha vai precisar entender os algoritmos novamente, afinal ela perdeu o histórico dos dias anteriores.
Mas calma, isso não é uma regra. Porém, o que acontece na maioria das vezes:
Antes de você tomar a decisão de pausar campanha Google Ads ou Facebook Ads, você precisa pensar internamente como é o comportamento da sua persona no final do ano. Sua audiência costuma pesquisar seu produto ou serviço? Qual histórico você tem dos anos anteriores? Terá alguém dentro da sua empresa que conseguirá atender esse cliente caso ele pesquise?
Se sua empresa já teve experiência nos anos anteriores de pouca busca ou você não terá estrutura para atendê-los, vale a pena pausar e reservar essa verba para utilizar no início do ano.
Agora, se você só tem uma queda ou tudo continua normal, não pause suas campanhas.
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Espero que essas dicas tenham ajudado a tomar a decisão de pausar campanha Google Ads e Facebook Ads ou não.
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