Blog

#CRM e Vendas

Planejamento 2023 – Defina suas ações para Comercial, Marketing e Conteúdo.

24 de novembro de 2022|Postado por: Black Beans

Com 2023 batendo à porta, como está o planejamento da sua empresa para o próximo ano? Definir ações para os três pilares fundamentais de toda organização – vendas, marketing e comunicação – é uma tarefa que precisa ser colocada em prática agora, se você pretende assegurar uma boa performance.

Arregaçar as mangas para um planejamento de longo prazo envolve informações, estudos e critérios que dizem respeito aos seus objetivos e metas. Afinal de contas, é o momento em que a empresa define onde quer chegar e como.

O planejamento estratégico é uma atividade que costuma trazer ansiedade até aos profissionais mais experientes e, pensando nisso, a Black Beans reuniu três sócios, para que juntos, cada um com sua expertise, te ajudem a elaborar um bom planejamento para o próximo ano. 

Vinicius Lúcio, CEO da agência, Fagner de Sousa, Diretor de Marketing e Luana Fernandes, Diretora de Criação. Verticais que se alinham, quando o assunto é performance.

Planejamento focado em Vendas

Vender é o desejo de todos, mas está longe de ser uma atividade aleatória e, portanto, precisa de gestão. A dica número 1 é: faça a Análise SWOT.

O que é isso? Se você ainda não sabe, trata-se de uma matriz que permite analisar os pontos fortes do negócio, pontos fracos, ameaças e oportunidades, para então traçar um plano de ação que traga resultados.

planejamento comercial - matriz swot

Um aspecto interessante no planejamento focado em vendas, que deve ser levado em consideração é o seguinte: mais do que saber para quem você quer vender, é preciso saber para quem você não quer vender – destacou Vinicius. Pode parecer estranho, porém, a partir daí é possível construir um norte orientador e definir o seu público-alvo.

Duas perguntas são essenciais para a sua análise: 

  1. Por que estão comprando nossos produtos?
  2. Por que estamos perdendo negócios?

A primeira pergunta é a principal, exatamente porque revela as suas forças. A segunda sugere um olhar para as oportunidades que não são aproveitadas.

O CEO da Black Beans citou uma máxima pessoal, que deve fazer parte da consciência de toda equipe de vendas, em sua jornada, quase um lema que diz: uma venda é feita de pequenas “vendinhas”. Tudo leva ao entendimento de que a venda não é uma ação simples que se concretiza com a entrega e pagamento pelo produto, mas um processo que envolve muitos passos: planejamento.

Hoje em dia, um processo comercial ágil e eficiente requer a utilização de um CRM – Customer Relationship Management, uma ferramenta imprescindível para acompanhar a jornada de compra e organizar as ações. Um planejamento eficiente pressupõe a análise de gatilhos de passagem nas etapas, aderência de produtos e observação da métricas. 

Um cuidado que não pode faltar é o olhar para os canais de aquisição. É importante mapeá-los para potencializar os resultados. Isso inclui indicações, prospecção ativa, contatos com parceiros e tudo o mais que possa abrir oportunidades. Não se pode ficar refém de um único canal.

O planejamento precisa ser, pelo menos, anual e se desdobrar em mensal, semanal e diário, com metas e atividades estabelecidas. A criação de rotinas para os vendedores ajuda muito, para que se apropriem da responsabilidade do processo como um todo.

Com o envolvimento da equipe, informações reais e atualizadas de leads e um passo a passo bem definido, suas ações de venda terão uma grande probabilidade de sucesso.

O que levar em conta para o Planejamento de Marketing

O diretor de marketing da Black Beans, Fagner de Sousa, salienta que o mais importante é fazer um diagnóstico, rever o planejamento passado e verificar o que deu certo, o que deu errado ou não funcionou, para potencializar os acertos e compreender o que não trouxe bons resultados.

A área de marketing tem a necessidade ou obrigação de olhar dados que possam orientar o planejamento. A relação com o CRM oferece informações sobre os leads, métricas de conversão e o próprio funil de vendas, que oferecem um feedback significativo sobre o comportamento dos usuários e seus itinerários na empresa.

A análise de investimentos em mídia digital é igualmente importante para o planejamento de marketing. Cruzar os dados do que se gastou em relação às conversões alcançadas (ROAS – Return On Advertising Spend ou Retorno Sobre o Investimento em Publicidade), em muitos casos, podem ser a solução para o crescimento. Os dados evidenciam as informações necessárias para as ações assertivas.

Um dos elementos cruciais para direcionar o planejamento de marketing, parte de uma pergunta, aparentemente simples, mas que exige uma reflexão profunda: quais são os seus objetivos?

Para uma estratégia ser eficiente, esta informação é fundamental e, por incrível que pareça, muitas empresas têm dificuldade de responder. Fagner orienta para a utilização das metas SMART, que podem ser uma ótima ferramenta para esta tarefa.

planejamento de marketing - metodologia smart

O planejamento de marketing não é uma ação isolada, pelo contrário, envolve a escuta de outros setores, está diretamente ligado ao posicionamento da marca, objetivos de venda e investimentos. A propósito de investimentos, marketing precisa de um orçamento planejado, para que possa dimensionar suas estratégias.

E, para que os resultados surjam, o envolvimento das lideranças é imprescindível.

O papel do Planejamento de Conteúdo

O planejamento de conteúdo tem a missão de unificar as informações e criar estratégias de comunicação para atingir o público-alvo. Não se trata apenas de ideias criativas, mas ações com objetivos de relacionamento, engajamento e vendas.

O monitoramento de dados tem igual importância para o processo de criação. Eles permitem analisar como a sua marca está performando. Aliados aos algoritmos e às ideias é que conseguimos criar boas estratégias.

Luana Fernandes traz uma provocação a qual toda empresa deveria se submeter: a sua marca vive uma crise de identidade e está precisando de terapia?

A personalidade da sua marca precisa ser bem definida. Disso depende o seu posicionamento no mercado e o próprio planejamento. Perguntas como:

  • Quem eu sou?
  • Sou tradicional?
  • Estou me renovando?
  • Sou moderna?

Definições importantes, pois direcionam escolhas de linguagens e ambientes que fazem sentido para marca, por exemplo, TikTok, LinkedIn, Instagram e Pinterest. A depender da personalidade estabelecida, pode-se escolher os melhores caminhos. São essas informações que permitem a construção de personas, tom de voz e a escolha de cores presentes na sua identidade.

O maior segredo para um planejamento de conteúdos eficiente é a integração com as demais áreas. A comunicação unificada se faz sob a troca de informações e participação das equipes. São subsídios relevantes para a construção de argumentos.

Um cronograma de ações é indispensável ao planejamento de conteúdos. Elaborar uma linha editorial, definir temas e assuntos, formatos e calendário de ações, são medidas que melhoram o engajamento e possibilitam a conquista de fãs. 

Por que os fãs são Importantes? Simples, porque não são apenas compradores, eles gostam e confiam na marca e isso é a maior recompensa para uma empresa.

O que fazer no planejamento de 2023?

Coloque em prática o passo a passo e insights que os executivos na Black Beans apresentaram, junte-se a profissionais que tenham autoridade e experiência no assunto e, principalmente, envolva sua equipe no processo de planejamento, para que todos assumam a responsabilidade do sucesso e se beneficiem dele.

Assista aos vídeos no nosso canal do YouTube e siga nossas redes sociais. Temos muito conteúdo programado para 2023. 

Planejamento estratégico: paute ações e controle resultados

Compartilhe:

Posts Relacionados

#Marketing Digital

TikTok – Uma ferramenta poderosa no marketing digital

Você ainda fala que TikTok é dancinha? Opa, então você precisa ler este artigo! O TikTok se estabeleceu como uma plataforma de mídia social extremamente popular, ganhando destaque nos últimos...

Continuar lendo

#Marketing Digital

O poder da cauda longa para o marketing e vendas

O que é cauda longa? Se você ainda não conhece este conceito, esse é o momento de ficar por dentro de uma das principais estratégias de marketing e, principalmente, do marketing digital. Este...

Continuar lendo

Bora conversar?

Só se for agora

Nossos

parceiros