Você pode fazer com que a sua marca apareça nas redes sociais e demonstrar sua autoridade, seus produtos e serviços, a partir de um planejamento de conteúdo eficiente.
Luana Fernandes, CCO / Diretora de Criação da Black Beans, analisou o planejamento de conteúdo da influencer Bianca Andrade e, com base nele, forneceu ótimas orientações para quem pretende marcar presença nas redes sociais.
O compartilhamento da rotina da Bianca, para as mídias sociais, gerou bastante polêmica, críticas e opiniões divididas, ganhou espaço e até foi chamado de “Método Boca Rosa”.
Bianca Andrade é maquiadora e ganhou destaque como youtuber e influenciadora digital. Participou do Big Brother Brasil e ficou conhecida nacionalmente. O apelido Boca Rosa surgiu do hábito de usar batons dessa cor, muito em moda à época. Hoje, é o nome da sua marca.
É uma influenciadora de respeito: sua marca tem mais de 1,5 milhões de seguidores no Instagram e o seu perfil pessoal passa de 18 milhões de seguidores. Assim, quando seu planejamento de conteúdo de stories apareceu na mídia, é claro que gerou um certo frenesi.
*Imagem original do script
A questão principal apresentada pela estratégia da Bianca Andrade é o valor do planejamento de conteúdo para balizar o processo de comunicação. Por mais que pareça forçado ou até mesmo óbvio, ele cria um caminho bem sinalizado para um determinado fim.
Se você quer influenciar a sua audiência, precisa detalhar o seu planejamento. Para isso, Luana Fernandes apresenta alguns passos que são muito valiosos:
Este é o ponto que gerou mais polêmica. No entanto, ele é superimportante porque uma estratégia de comunicação depende de um planejamento de conteúdo, um calendário editorial, com datas e horários estabelecidos e aspectos relevantes da sua empresa. A rotina cria o hábito que, por sua vez, não permite que os conteúdos caiam em desuso.
As pessoas sempre buscam referências humanas com as quais possam se identificar e despertar o sentimento de pertencimento. Ninguém se identifica com uma marca, mas com aquilo de humano que ela representa ou com os desejos que é capaz de realizar. A Boca Rosa faz sucesso, exatamente porque mostra o lado humano (mostrar algo fofo do neneim, como se refere ao seu filho), com o qual as pessoas se identificam, ao mesmo tempo em que representa algo que as pessoas desejam.
O planejamento de conteúdo da Bianca cumpre esta etapa com frases motivacionais, dicas, tornando-se próxima da sua audiência, na medida em que fala em primeira pessoa, coisas que seus seguidores gostam de ouvir.
Uma estratégia muito possível de ser usada por sua empresa, para fortalecer o relacionamento com seus clientes e criar uma relação de confiança.
Atente para o planejamento de conteúdo da Bianca Andrade: quando ele fala “2 boquinhas” está se referindo a pílulas de colágeno que ela consome e a patrocinam. Ao “Se maquiar nos stories”, está apresentando seus produtos, já que é dona da marca Boca Rosa.
Em cada detalhe, há uma intenção clara e tangível de fortalecimento da sua marca.
Bianca Andrade, a Boca Rosa, marca presença nas redes sociais e esta é a melhor forma de conquistar seguidores, aumentar alcance e passar sua autoridade. Observe que o seu planejamento de conteúdo começa com um bom dia e termina com um boa noite. Existe uma programação extensa, para o dia todo, porque ela quer, de verdade, ser uma presença marcante e empoderada. Se visitar o seu perfil, vai perceber que a estratégia está dando certo.
Apresentamos esse conteúdo, para que você possa perceber a possibilidade de criar um roteiro de comunicação para a sua empresa. Se quiser contar com uma ajuda especializada, melhor ainda, seus resultados vão crescer muito.
Se o tema sobre Planejamento de Conteúdo te agradou, assista ao vídeo da série Segunda que Rende, nosso canal do Youtube, com a CCO / Diretora de Criação da Black Beans, Luana Fernandes.
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