Blog

#Redes Sociais

Redes sociais para empresa: Quais utilizar?

26 de novembro de 2020|Postado por: Black Beans

O consumidor mudou e um dos preceitos para quem deseja estar inserido neste cenário é manter as redes sociais para empresa ativas. Muitas organizações que preferiam ficar fora do meio digital precisaram se adaptar em meio à pandemia e ressignificar a sua posição no mundo.

Mas por que se fala tanto em redes sociais para empresa? A resposta é simples: com a produção e compartilhamento de conteúdos relevantes é possível criar uma autoridade nas redes e agregar valor à marca. Além de trabalhar a fidelização dos clientes, aumentar o engajamento, atrair leads e conhecer cada vez mais o seu público-alvo.

Por onde começar a utilizar as redes sociais para empresa?

Antes de se perguntar qual rede social utilizar, é importante conhecer o seu público, a sua persona. O que essa pessoa faz? Que tipo de conteúdo ela costuma consumir? Quais são os seus gostos pessoais e características? Qual é a faixa etária?

Essas são apenas algumas perguntas que ajudam a conhecer mais sobre a sua persona. Assim, é possível produzir conteúdos que estejam alinhados com o que essa pessoa busca, como dicas e materiais institucionais. Um ponto importante: as redes sociais para empresa não são lugares feitos apenas para vender, muito pelo contrário.

É essencial criar uma relação com o público, oferecer relevância e valor antes de ofertar o seu produto.

Qual rede social escolher?

Agora que você já tem as características da sua persona na ponta do lápis, analise as principais redes sociais para empresa: Facebook, LinkedIn, Instagram e até o Pinterest. Estude o formato de conteúdo/modelo de cada uma antes de começar a utilizá-las.

Facebook

O Facebook reúne hoje cerca de 2,9 milhões de usuários pelo mundo, segundo o último levantamento da própria plataforma. Embora muitas pessoas acreditem que essa rede social tem perdido seguidores, os números mostram um crescimento de 10% em relação a 2019.

Logo, há um longo caminho a ser trilhado e diversas possibilidades para explorar no Facebook. A plataforma permite a criação de uma fanpage para a sua empresa, que além de auxiliar na divulgação de conteúdo e estimular o engajamento das pessoas.

As publicações podem ser segmentadas e patrocinadas para atingir o público que você deseja, com campanhas pagas pelo Facebook ADS.   

Instagram

Outra das redes sociais para empresa muito importante, é o Instagram que já tem mais de 1 bilhão usuários ativos e cerca de 500 milhões de pessoas acessam seus perfis diariamente. Logo, é bem possível que o seu público esteja inserido nesses números.

Hoje, o Instagram se tornou muito mais do que uma rede social para compartilhar fotos e promover interações. É possível publicar campanhas e promover produtos, além de ter uma loja integrada, como um catálogo.

Com as diversas possibilidades de criação de conteúdo, como o Reels, o story e o IGTV, a sua empresa pode explorar o cenário. Há lugar para as mais conservadoras, como também para as mais modernas e antenadas: um espaço democrático.

Leia também: Marketing nas redes sociais: Como o seu cliente pode se tornar um aliado?

LinkedIn

Quando falamos em redes sociais para empresa, o LinkedIn é muito importante. Isso porque é a principal rede voltada para negócios no Brasil e no mundo. Já são mais de 200 milhões de usuários espalhados por todos os cantos do planeta.

O ideal é ter uma company page, ou seja, um perfil para a sua empresa com todos os dados completos. E esse não é o local para tentar “vender seu peixe” de forma escancarada. No LinkedIn, o foco é compartilhar conteúdo relevante e isso ajuda a gerar engajamento na sua base de contatos e criar autoridade na rede.

Outro ponto interessante é o networking que o LinkedIn promove: é possível encontrar pessoas com gostos semelhantes e potenciais clientes que buscam pelo seu serviço.

Dicas valiosas para se destacar nas redes sociais para empresa

Não basta estar nas redes sociais em que o seu público se encontra. É preciso planejamento, estudo, análise, dedicação, conteúdo relevante e muita estratégia para atrair a atenção e engajamento dos seguidores da página.

A Agência Incandescente possui especialistas focados nessas frentes que podem ajudá-lo. Entre em contato e saiba mais.

Compartilhe:

Posts Relacionados

#Marketing Digital

TikTok – Uma ferramenta poderosa no marketing digital

Você ainda fala que TikTok é dancinha? Opa, então você precisa ler este artigo! O TikTok se estabeleceu como uma plataforma de mídia social extremamente popular, ganhando destaque nos últimos...

Continuar lendo

#Marketing Digital

O poder da cauda longa para o marketing e vendas

O que é cauda longa? Se você ainda não conhece este conceito, esse é o momento de ficar por dentro de uma das principais estratégias de marketing e, principalmente, do marketing digital. Este...

Continuar lendo

Bora conversar?

Só se for agora

Nossos

parceiros