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Tendência de conteúdo para 2021: O que esperar do setor?

06 de janeiro de 2021|Postado por: Black Beans

Ei, você aí! O ano de 2020 teve muitos desafios, mas ele mobilizou empresas e pessoas a usarem o meio digital para se comunicar, vender…demos um salto tecnológico histórico. Agora queremos saber: qual será a grande tendência de conteúdo para 2021 e o que esperar desse setor que encontrou um espaço para crescer ainda mais?

Separamos algumas dicas e tendências para ficar de olho e até colocar em prática. Afinal, o digital está em constante transformação e acompanhar essas mudanças, pode trazer bons frutos para sua marca. Continue acompanhando para saber mais:

Tendência de conteúdo: fique atento à transformação 

Inteligência artificial

A inteligência artificial já faz parte de muitos processos no marketing digital, como os chatbots nas interações com o consumidor. Mas a tendência de conteúdo da vez é justamente a robotização de alguns processos na produção de materiais diversos.

Mas calma, isso não significa que os especialistas devem perder seus lugares para os robôs. A ideia é que eles cada vez mais ajudem a proporcionar um conteúdo mais redondo, em termos de linguagem e gramática.

As lives estão com tudo!

Outra tendência de conteúdo que virou uma febre, principalmente durante a pandemia, são as lives, tanto no YouTube quanto no Instagram/Facebook. Afinal, quantas lives você assistiu nos últimos tempos? Duvido que tenha passado “ileso”!

Elas aproximam quem está do outro lado da telinha e dão um rosto à sua marca – não são só um meio de vender, mas de criar um relacionamento e aumentar o engajamento com o público. Além disso, influenciadores de todos os segmentos podem mostrar ainda mais seu lado humano, com dicas, checklists e tutoriais.

O TikTok e Reels devem continuar com tudo, em especial para quem quer trabalhar seu conteúdo em diferentes formatos, com muita criatividade. As redes sociais estão aí para serem exploradas!

Conteúdo continua uma moeda de ouro

Pode parecer redundante, mas dizer que o investimento em marketing de conteúdo continua sendo uma das prioridades para quem deseja trabalhar a relevância e autoridade nos principais buscadores e redes sociais é um fato.

Com isso, os produtores de conteúdo tendem a ficar ainda mais ligados nas novidades para trazer para os artigos, e-books e outros materiais o que há de mais recente. Outro ponto é a criatividade: cada vez mais ideias originais que se sobressaem no meio digital fazem a diferença.

Afinal, vivemos um mundo em que novas informações surgem a todo momento, e saber tirar o melhor delas o mais rápido possível é importante. Como os memes que fazem tanto sucesso – não podemos dizer se eles trazem resultados significativos para as empresas, mas provocam um engajamento interessante.

Leia também: Qual a importância do marketing de conteúdo?

O usuário é quem manda

Outra tendência de conteúdo é que os materiais sejam cada vez mais pensados na experiência do usuário, o famoso UX. Essa preocupação inclui as áreas de web, design, conteúdo etc. para o desenvolvimento de um site ou artigo que priorize questões, como navegabilidade e legibilidade.

Cada vez mais novas técnicas e ferramentas devem surgir para garantir que a pessoa tenha uma boa experiência, como a possibilidade de personalização, para tornar aquele material único.

Tendência de conteúdo: Microlearning

Fracionar conteúdos densos em pequenas pílulas também pode ser interessante para conquistar e reter a atenção do público. Isso pode ser trabalhado não apenas em uma série de artigos sobre um determinado assunto, mas em vídeos e até podcasts.

E não serve apenas para cursos, essa pode ser uma estratégia boa para diferentes segmentos. Em especial os que produzem conteúdos mais técnicos.

Palavra-chave no Instagram?

Essa tendência de conteúdo mostra como as plataformas estão se transformando para adaptar o que oferecem ao que o usuário busca e tornar essa relação ainda mais interativa.

O Instagram deve começar a trabalhar com palavras-chave, para que uma pessoa encontre vídeos e fotos baseadas em um termo específico. Isso tudo é uma evolução para a ferramenta de busca, que hoje engloba hashtags, locais e as próprias contas dos usuários.

E você, quais são suas apostas para as próximas tendências? Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a mais conteúdos como este.

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