Quando falamos de marketing de conteúdo, logo pensamos em textos e estratégias voltadas para o mercado B2C. Mas essa tática deve e pode estar associada às vendas industriais. Porém o marketing de conteúdo para indústria funciona de forma diferente.
As estratégias traçadas para o mercado B2B são as mesmas utilizadas para o B2C, mas a diferença está na forma com que o conteúdo é produzido. Antes de entendermos qual é o benefício dessa técnica para as vendas industriais, precisamos entender o que ela é.
O marketing de conteúdo está atrelado ao inbound marketing, ou seja, ele tem como objetivo atrair leads de forma orgânica utilizando estratégias de SEO.
É com base na jornada de compra e nas dores do seu cliente que todo o conteúdo é produzido, seja para as redes sociais ou para o blog da sua empresa. Mas aí entra uma questão que todos perguntam: em quanto tempo vou ter leads por meio dessa estratégia?
Diferente de campanhas em mídia paga, o marketing de conteúdo traz resultados a longo prazo, pois é necessário trabalhar a relevância da sua marca dentro do principal buscador da internet, o Google.
Se você quer entender mais a fundo a importância do marketing de conteúdo, clique aqui. Agora vamos aos principais benefícios para as vendas industriais.
Um dos principais benefícios do marketing de conteúdo para as vendas industriais é a atração de leads qualificados. Isso acontece porque toda a estratégia é pensada e elaborada de acordo com a persona definida.
Com o levantamento das principais dores e as soluções necessárias para resolver o problema de um cliente, é possível encontrar outros gestores ou gerentes que estejam passando pela mesma situação, mas ainda não se deram conta.
Leia mais: Marketing digital B2B: Quais estratégias podem ser colocadas em prática?
Quando um leitor chega a um texto de topo do funil, onde tratamos de assuntos mais genéricos ligados ao seu segmento industrial, são utilizados gatilhos para que ele converta em uma CTA (call to action).
Imediatamente, o contato dessa pessoa entra em um fluxo de automação que tem como objetivo nutrir o lead, assim quando chegar o momento da abordagem comercial ele já estará preparado para realizar uma compra com a sua empresa.
Como os seus clientes encontraram a sua empresa no ambiente on-line? Foi por meio de campanhas pagas? Pode até parecer que o marketing de conteúdo tem uma certa rivalidade com estratégias pagas, mas isso não é verdade.
Enquanto a mídia busca trazer leads a um curto prazo, as estratégias de conteúdo são uma base para que o nome da sua empresa seja referência. Por isso, a produção de textos é tão essencial.
São necessárias palavras-chave que tenham a ver com o seu negócio e que sejam procuradas por gestores ou gerentes que buscam o que a sua indústria desenvolve. É por meio do conteúdo que é possível criar relevância na internet.
Porém não é qualquer tipo de conteúdo! É conteúdo relevante, que conversa diretamente com a dor do seu lead. Além disso, esse é um mercado muito técnico e saber dominar os termos que envolvem o seu segmento e ter cases de sucesso são essenciais para mostrar que a sua empresa é especialista nesse assunto.
E qual é o resultado disso para as vendas industriais? A confiança, quando existe uma empresa que mostra que sabe muito bem o que faz, isso gera uma garantia para quem tem o nome do seu negócio como uma solução para o problema dele. Desta maneira, há muito mais chances de fechar uma negociação.
Quando estratégias de marketing de conteúdo são colocadas na balança, ao lado das mídias tradicionais, fica visivelmente nítido que o custo da produção de táticas orgânicas é muito mais baixo e os frutos podem ser colhidos por muito mais tempo.
Como comentamos anteriormente, esse é um tipo de estratégia que tem resultados a longo prazo. Porém, quando é feita de maneira assertiva, os conteúdos produzidos possuem mais chances de sempre estarem na primeira página do Google.
Desta maneira, um artigo publicado hoje no seu blog pode continuar a gerar leads para as vendas industriais daqui dois anos ou mais.
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