Sabe aquela velha história de que e-mail é coisa do passado? Realmente é! Mas será que ele não funciona mais, ou as pessoas que os escrevem que erram no conteúdo ou nos destinatários?
Essa reflexão nada mais é que uma afirmação, pois, o bom e velho e-mail funciona sim, e MUITO. Fica comigo nessa leitura que te mostro como nosso time de marketing digital conseguiu uma taxa de clique de quase 70% (68,8 %) em um e-mail para os leitores de uma empresa do segmento de flores e plantas.
Para início de conversa, você já falou com um robô? Tenho certeza que não, e se já tivesse conversado, com certeza seria uma conversa chata e “quadrada”, não é mesmo?
Pessoas conversam com pessoas e não com máquinas, então, escrever o e-mail como uma conversa normal do dia a dia é essencial, um bate-papo tranquilo e que mostre que você tem uma informação e deseja que a pessoa a absorva.
Antes de iniciar um e-mail, precisa ser traçado qual será seu objetivo, uma conversão, uma informação, uma notícia? Não sei, mas sem objetivo nem nós, complexos seres humanos, sobrevivemos, então imagine um simples e-mail…
Em nosso case, o objetivo era a conversão para um artigo e nós precisávamos que os leads da base entrassem no e-mail, prestassem atenção em um breve chamado, e com isso fosse despertado o interesse para clicar no link.
Tarefa não muito fácil, não é mesmo? Pois, se o texto do e-mail é muito comprido, a maioria dos leitores cansa e nem chega no link, então como escrever um e-mail curto e que passe por todas essas fases com excelência?
E foi estudando e se adequando à informação que o artigo trazia, que conseguimos tracionar 68,8% dos leitores do e-mail para o clique.
O texto informava 14 tipos de plantas que não precisam de sol para sobreviver, então, iniciamos o e-mail fazendo uma pergunta um tanto quanto intrigante para o leitor deste segmento: “Você sabia que existem plantas que não precisam de sol para sobreviver?”. Neste momento, quem tem curiosidade sobre o tema ou já perdeu plantas por falta de sol em sua casa, com certeza, ficou muito interessado no assunto.
Após a pergunta, nós demos uma afirmação embasada em outro tema que está muito em alta para pessoas que compram plantas, a decoração de interiores. Amarrando mais uma vez os leitores e dando firmeza a quem ficou na dúvida no primeiro momento do e-mail.
Aí fizemos um convite para descobrirmos juntos quais eram essas 14 plantas, e iniciamos tópicos numerados de 1 a 5, com o nome de uma flor ou planta em cada um deles.
Para realmente tracionar o clique, no 5º tópico escrevemos assim: “5º – Clique no link a seguir e saiba quais são as outras 10 plantas: 14 plantas que não precisam de sol e que fazem a diferença na decoração”
E como os leitores ficaram intrigadíssimos com o enredo do conteúdo do e-mail, os cliques foram um SUCESSO, quase 70%, gerando a oportunidade deles aprenderem mais e também de converterem em alguma Chamada de ação no texto.
Então fica a dica, seja criativo e objetivo!
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