Um dos materiais que podem auxiliar (e muito) quem trabalha com blog é o plano de conteúdo. Você já ouviu falar sobre esse termo?
Ele é usado aqui na Incandescente e em outros locais para designar um arquivo que contém sugestões de pautas, objetivos de cada artigo de acordo com a fase do funil de marketing correspondente, além das palavras-chave escolhidas para serem trabalhadas ao longo do projeto.
E como montar um documento como este? Vamos te dar algumas dicas, confira!
Para desenvolver um plano de conteúdo, é preciso conhecer o seu cliente. Estude a persona (para quem você vai desenvolver uma comunicação), defina uma linha editorial com os principais pilares a serem seguidos, pesquise muitos materiais como referência e avalie os concorrentes.
Quando falamos em concorrentes, lembre-se: é importante ir a fundo e entender o que as outras empresas estão fazendo no mercado. Para isso, há diversas ferramentas que ajudam a ver os artigos mais acessados de um site, as palavras que eles ranqueiam no meio digital: o SEMrush e o Ubersuggest são boas opções.
Para analisar palavras-chave para desenvolver o seu plano de conteúdo, você pode usar também o Google Ads. Ele ajuda a segmentar por área de atuação e mostra os resultados de volume de busca e concorrência.
Assim, você usa importantes estratégias de SEO para definir os seus artigos, focando em um ranqueamento orgânico.
Faça um compilado dos termos mais interessantes, mas sempre pense se são relevantes para o público-alvo e se geram bons assuntos, que podem ser acessados no seu blog futuramente.
Para continuar o plano de conteúdo, a sugestão é pensar em uma jornada do consumidor, seguindo o funil de marketing. Isso envolve as fases de aprendizado e descoberta e reconhecimento do problema. Ela são conhecidas como topo, (quando a pessoa não conhece a sua empresa e os conteúdos são voltados para o aculturamento, com dicas, explicações etc.).
Além da consideração de solução e a decisão de compra, conhecidas como fundo. Elas são voltadas para a pessoa que já sabe que tem um problema e precisa de ajuda para resolvê-lo. E é aí que a sua empresa entra, mostrando vantagens e benefícios do produto e serviço que oferece!
Leia também: O que é WordPress e como ele ajuda na produção de conteúdo?
Normalmente os artigos de topo no plano de conteúdo vão seguir uma linha de “o que é”, “x dicas”, “x mitos sobre o assunto”. Já os de fundo têm um olhar mais direcionado, como “checklist para contratar uma empresa” ou “saiba porque você deveria escolher o nosso negócio”.
O importante é ir encaixando as palavras-chave nas pautas sugeridas e construindo um material sólido, que siga uma linha do começo ao fim. Para construir uma verdadeira jornada, é importante que eles se relacionem, ou seja, não comece falando de um assunto e termine com outro completamente diferente no fundo do funil.
Agora que você já montou o seu plano de conteúdo, tente buscar referências e deixar bem claro qual direcionamento será dado em cada artigo. Assim todos na empresa vão estar alinhados com os materiais que serão produzidos.
Monte um pequeno calendário, com as possíveis datas em que cada texto será produzido e publicado no seu blog. A divulgação dele é essencial: compartilhe nas redes sociais e em grupos que possam se interessar pelo assunto.
Isso ajuda a atrair mais pessoas interessadas (aumenta o tráfego nas páginas) e ainda desenvolve uma autoridade importante no meio. Mas, lembre-se: o conteúdo precisa ser de qualidade e relevante para surpreender e encantar.
Confira mais dicas como essas em nossos outros artigos do blog.
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