Um site desenvolvido seguindo as boas práticas da internet, como ter uma boa navegação e um design responsivo, além de contar com informações claras e objetivas, pode ajudar a trazer resultados relevantes para a sua empresa.
Isso porque ele é o espelho da sua marca no meio digital e é uma ferramenta importante de conexão com o cliente em potencial. Na Incandescente, temos um time de desenvolvedores atentos às novidades e exigências do segmento.
Por isso, realizamos um bate-papo com o responsável pela área, Nattan Dias, para entender mais sobre esse trabalho tão essencial aqui na agência:
Após todo o processo comercial de negociação, marcamos uma reunião de briefing para pegar o direcionamento sobre o projeto e entender o que o cliente precisa. Nesse encontro, também reunimos todos os materiais que serão necessários para a criação do site, como logotipo, manual de identidade visual, fotos, conteúdos para as páginas etc.
Nem todo o material é reunido de uma vez, então o cliente o envia conforme a disponibilidade e avanço do projeto.
Finalizada a etapa do briefing, nós entramos na etapa da criação do layout. O designer reúne todo o material do cliente e desenvolve uma proposta da página Inicial e de uma página interna (exemplo: produtos/serviços) que servirá de base para o desenvolvimento do site.
Os dois layouts são enviados para o cliente aprovar, assim que recebemos a aprovação seguimos para próxima fase, que será a de desenvolvimento do site.
No início do projeto a web tem um papel de consultor, com foco em tirar algumas dúvidas do cliente, orientando e propondo soluções mais técnicas.
A necessidade do cliente. É comum que ao decorrer do projeto surjam novas necessidades, como, por exemplo, uma página ou recurso não previsto inicialmente. Temos que estar preparados para isso sempre.
As principais técnicas utilizadas na criação de um site são:
O HTML semântico busca dar mais sentido à informação inserida no site. Essa técnica é uma boa prática de desenvolvimento e de SEO.
Ao utilizar uma tag <H1> você está indicando que essa informação o título principal da página, se utilizar uma tag <nav> você indica que ali possuí um menu ou algum tipo de navegação do site.
Utilizando corretamente cada tag para a sua finalidade, quando o robô do Google (ou de outro buscador) visitar a página, ele consegue analisar com melhor clareza o conteúdo, o que pode render alguns pontos no ranqueamento orgânico.
Entregamos um site que se adapta aos diversos tamanhos e resoluções de telas para ser utilizado tanto em computadores como em dispositivo móveis, como celular e tablets.
Realizamos validações e testes para garantir uma boa experiência para o usuário ao utilizar o site, seja ao acessar uma página em um celular, enviar uma mensagem através do formulário de contato ou ao navegar através do menu. É muito importante que o usuário se sinta confortável nesse processo.
As técnicas de CRO são utilizadas para aumentar as chances de conversão em uma página do site. Uma conversão pode ser vista como o foco principal daquela página, seja captar um lead através do formulário de contato, venda de um produto ou até mesmo baixar um conteúdo em PDF do site.
Ao criar um site buscamos utilizar boas práticas de SEO para garantir que ele seja indexado no Google e comece a ganhar posições no ranqueamento orgânico.
Entre as boas práticas de SEO estão: 1 título principal por página (h1), utilização de meta tags (palavras-chaves, descrição, canonical, entre outras), texto descritivo na imagem (tag ALT), URL amigável, arquivo de sitemap, entre outros.
Um site bem otimizado tem mais chances de ranquear. Essa não é uma tarefa fácil, mas otimizamos tudo o que podemos para entregar páginas com uma boa performance.
Entre as técnicas de otimização que utilizamos estão: Compactação de imagens, minificação de arquivos JS e CSS, além de ativação de cache.
O principal desafio é entregar o site de acordo com a expectativa do cliente. O processo de desenvolvimento é longo e demanda muito cuidado, dedicação, testes, ajustes. Isso gera uma ansiedade tanto por parte do cliente quanto da nossa para publicar o site e desfrutar do resultado.
Por isso precisamos encontrar um equilíbrio para suprir as expectativas!
Antes da publicação do site nós realizamos uma série de validações para garantir que ele está pronto e, mesmo após a publicação, nós validamos mais uma vez. Temos também o período de mês 1 para que o cliente possa reportar algum bug ou alteração no site. Ele só está pronto quando o cliente está totalmente satisfeito com a entrega!
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