As vendas da sua empresa não andam muito bem? Que tal utilizar ferramentas de marketing para gerar boas oportunidades de negócios?
A publicidade e o marketing on-line possuem um baixo investimento se forem comparadas aos veículos tradicionais, como televisão e rádio. Além de ter um menor custo com estratégias no ambiente virtual, elas podem ser analisadas e alteradas para gerar mais resultados. E então, vamos descobrir como impulsionar o seu negócio no meio digital?
Com essa grande transformação digital, o modo de consumir foi completamente mudado. Há um tempo atrás se o consumidor desejava um certo produto/serviço, ele buscava em listas telefônicas ou pedia recomendações aos vizinhos e parentes.
As listas de telefones e endereços estão praticamente extintas, dificilmente você recebe um novo exemplar todo começo de ano na sua porta, não é mesmo? É por esse motivo que a sua empresa precisa de um site. Esta é uma das principais ferramentas de marketing digital que impulsionarão o seu negócio.
Boa parte das empresas que produziam listas telefônicas agora são on-line, mas infelizmente, não entregam a mesma informação de qualidade como antigamente. Endereços podem estar desatualizados e alguns números de contatos foram mudados ou até mesmo nem existem mais.
Quando a sua organização tem uma página na internet, fica muito mais fácil um consumidor encontrá-la por meio de uma simples busca em sites como o Google. É preciso lembrar que para alcançar excelentes resultados é necessário trabalhar o SEO do site, mais conhecido como a estratégia que trabalha com palavras-chave relacionadas ao seu produto ou serviço.
É possível usar ferramentas como o Google Keyword Planner, Google Trends e SEMRush para encontrar a melhor palavra-chave que deve ser utilizada na sua página na web.
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Além da história da sua organização, é essencial que haja informações sobre o que a sua empresa vende, a localização, horário de funcionamento, meio de contatos, visão, missão e valores. Se ela tiver uma página de blog, melhores serão os resultados de SEO e o seu site pode acabar na primeira página dos principais buscadores que existem hoje.
Parabéns, se você já construiu o seu site e já inseriu a palavra-chave que defini o seu negócio está na hora de observar os resultados. Mas como você vai fazer isso?
Não precisa entrar em desespero. Da mesma forma que o Google lhe oferece uma ferramenta para que você descubra qual é a melhor keyword para o seu site, ele também o ajuda a monitorá-lo por meio do Analytics que é totalmente gratuito. Mas é claro, existem outras formas de conseguir as métricas da sua página na internet.
Usar ferramentas de marketing para ver como anda o posicionamento do seu site é essencial, pois é por meio delas que você conseguirá verificar quais são as páginas mais acessada e se a palavra-chave está realmente entregando o resultado esperado.
Você já percebeu que ao caminhar pelos grandes centros ou até mesmo dentro de estações de trem, metrô e ônibus sempre tem pessoas mexendo no celular? Vamos te contar um segredo, elas provavelmente estão mexendo em alguma rede social. Pode ser o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Youtube ou qualquer outra rede de relacionamento que possa existir.
A pergunta da vez é, qual destas ferramentas de marketing digital a sua empresa está inserida? Se a resposta for em nenhuma, precisamos resolver esse probleminha hein!? Agora se a sua organização tem fanpage e contas nas redes sociais, mas já faz um bom tempo que elas não são atualizadas, é preciso correr atrás do prejuízo.
Uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas mostra que até maio do ano passado o Brasil teria 306 milhões de smartphones e outros aparelhos portáteis de comunicação, como notebooks e tablets. Então, já deu para perceber que as redes sociais são ferramentas de marketing importantes, né?
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Por meio das redes de relacionamento, é possível alcançar o público-alvo que realmente se encaixa dentro do perfil da sua organização, tudo isso graças às campanhas e anúncios segmentados.
Temos que ressaltar que as redes sociais também são importantes para estreitar a comunicação com o consumidor, por meio de interações pelos comentários e mensagens diretas.
Que as redes sociais são importantes para impulsionar os negócios você já sabe, mas como isso funciona na prática?
Hoje, vamos dar o exemplo do Facebook Ads, uma ferramenta direcionada a publicidade dentro do Facebook. Ela não é gratuita, mas possui um investimento que não é tão alto, porém, isso depende de qual tipo de resultado deseja alcançar.
Com o Facebook Ads umas das ferramentas de marketing digital mais utilizadas, é possível criar uma infinidade de anúncios, seja com vídeos, textos e imagens. É preciso ressaltar que ações feitas lá tem um impacto direto no seu público-alvo, pois elas são segmentadas de acordo com a região, idade, sexo, interesse, cargo, renda, estado civil e outras.
Mas antes de criar uma segmentação é preciso definir um objetivo. O que você deseja? Aumentar o número de conversões, promover a fanpage da sua empresa, divulgar um evento ou ofertas?
Após determinar estes tópicos acima, está na hora de pensar no valor que será investido e onde o anúncio será exibido, que pode ser no Instagram, feed de mobile ou desktop.
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Você também poderá acompanhar o resultado do seu anúncio ou campanha dentro do Facebook Ads mesmo. Deste modo, saberá se a sua ação está gerando resultados. Caso não esteja, você pode alterá-la ou até mesmo criar uma nova.
Já reparou que quando você faz uma busca no Google sempre aparecem alguns sites nos primeiros lugares com a palavra “anúncio”, escrita bem no cantinho esquerdo? Esses são os famosos links patrocinados do Google Ads.
Ele também entra na lista de ferramentas de marketing digital que a sua organização precisa ter para alcançar o sucesso na internet e ele está diretamente ligado ao uso de palavras-chave.
Do mesmo jeito que o Facebook Ads, o Google Ads também oferece outras formas de se fazer anúncios pagos de alto interesse. Você pode optar por banners e vídeos em sites parceiros do Google, assim, a sua marca estará presente onde as pessoas mais realizam pesquisas.
Essa ferramenta de possibilita os seguintes pontos na hora de definir uma campanha.
Você acha o e-mail uma coisa antiga? Saiba que ele é uma das ferramentas de marketing essencial para impulsionar o seu negócio. Lembra que lá início do texto falamos sobre a importância de ter um blog?
O e-mail marketing é que vai ajudar na divulgação dos conteúdos que foram criados e divulgados no seu site. Você também pode usá-lo para falar sobre um novo produto ou serviço que a sua organização tem. Dicas relacionadas ao seu ramo podem ser compartilhadas e pesquisas serem envidas.
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O importante é que em algum momento do texto apareça algum botão ou CTA (call to action) como é mais conhecido. Ele precisa redirecionar o leitor para algum lugar, pode ser para um conteúdo do blog, o site da sua empresa ou uma página de conversão (falaremos sobre ela mais para frente).
Para que o seu e-mail não pare direto na lixeira sem ao menos ter sido lido é necessário criar assuntos atrativos e conteúdo relevantes, que prenda a atenção e leve a pessoa a realizar a ação que você deseja.
Outro ponto que ajuda o bom desempenho de uma mensagem eletrônica é ter uma lista de e-mail própria e válida. Você pode conquistá-la em uma página de conversão e cadastros dos clientes já ativos. Precisamos ressaltar que é essencial realizar a segmentação dos contatos.
Já pensou no mico que seria se você mandasse um e-mail com objetivo de venda para um consumidor que acabou de realizar a compra do seu produto/serviço? Constrangedor não é mesmo?
Também conhecida como página de conversão, a landing page é o local onde seu potencial cliente deixará dados importantes para que você entre em contato com ele, tornado assim, um novo lead para sua organização.
Essa é uma das ferramentas de marketing mais utilizada em campanhas digitais que trabalha em conjunto com todas as outras que já citamos neste artigo. Mas como uma pessoa chega até a sua página de conversão?
Existem vários caminhos que podem levar a ela, como: um texto do blog com CTA, um e-mail marketing, acesso para o download de conteúdo rico e campanhas realizadas nas redes sociais e Google Ads.
O conteúdo de uma landing page é mais curto, pode ser feito para um produto/serviço específico. É importante que a página tenha os seguintes campos a serem preenchidos para que assim, você consiga entrar em contato com o lead:
Outros campos podem ser adicionados dependendo do objetivo que você definir e achar importante.
Acrescente a sua página de conversão título e subtítulo, imagem, a descrição da oferta, o formulário (leve em consideração os campos que citamos acima) e acrescente outros elementos que induzam a pessoa a converter.
Se você gostou das nossas dicas de ferramentas de marketing digital para impulsionar os negócios e tem interesse em saber mais sobre este assunto pode entrar em contato com a nossa equipe para marcar uma visita a nossa agência com direito a um cafezinho.
Contamos com profissionais qualificados para cuidar do marketing digital da sua organização.
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