Blog

#Inbound Marketing

Funil de Vendas: entenda como atrair leads e reduzir custos a partir dele

05 de julho de 2022|Postado por: Black Beans

A sua empresa está com dificuldades para encontrar os clientes certos? Sua equipe comercial não consegue otimizar o dia a dia no trabalho? Calma, nós temos a solução para os seus problemas: o Funil de Vendas!

Provavelmente, em algum momento da sua jornada empresarial, você já tenha ouvido falar sobre o Funil de Vendas – não apenas agora, neste artigo, claro. Mas você sabe para que ele serve?

 

O funil de vendas

Se para você o funil de vendas é o famoso “nunca vi, nem comi, eu só ouço falar”, aqui vai uma breve explicação.

Resumidamente, para que você possa entender melhor este artigo, o funil de vendas é constituído por um conjunto de etapas e gatilhos que vão nortear as tomadas de decisões em relação ao planejamento e à estrutura de aquisição de clientes para o seu negócio.

 

Como atrair leads e reduzir custos

Que empresa não deseja conquistar muitos clientes com o menor custo, que atire a primeira pedra. Nós entendemos (e também queremos). Por isso, estamos aqui para ajudá-lo nesse momento.

Há diversas formas de atrair leads, e essa, com foco na redução de custos, é uma delas, que inclusive já acontece na conversão no topo de funil. Como? Este é um funil de vendas:

 

 

Como você pode observar, ele é composto por três fases: topo (aprendizado e descoberta / reconhecimento do problema), meio (consideração da solução) e fundo (decisão de compra).

Em um cenário perfeito os leads chegariam organicamente para fechar negócios, sem que fosse necessário investir. Porém, sabemos que não é dessa maneira que acontece.

Nesse caso, há duas formas de aumentar as vendas da sua empresa. Para que você consiga atrair leads para o seu topo de funil e fazer com que eles cheguem ao fundo de funil, efetivando a compra, você precisa justamente: aumentar o volume de leads ou aumentar a taxa de conversão durante as etapas do funil. Na grande maioria das vezes é necessário investir para isso.

O CAC (Custo de Aquisição de Clientes) mede quanto a empresa investiu para atrair leads até convertê-los em clientes.

Quando falamos em topo de funil, estamos falando daquele lead que é um potencial comprador, que ainda não se encontra no momento de compra. 

Aqui, dizemos que o lead está em sua fase de aprendizado e descoberta, já em vias de reconhecer o seu problema até chegar ao fundo de funil propriamente dito, tendo levado em conta a solução apresentada a ele e a considerada para a decisão de compra. 

Uma estratégia feita diretamente no fundo de funil tem seu tempo reduzido. Isso acontece porque o lead, nessa fase, já está em momento de compra e está interessado na sua solução para resolver um problema.

Porém, essa estratégia é de alto custo, pois a palavra-chave que fez esse lead chegar até o momento da compra com certeza possui uma concorrência muito maior. 

Várias empresas querem ofertar seus produtos e serviços quando o cliente já está no momento da compra.  

Entendendo o conceito da estratégia de fundo de funil, você percebe que o tempo é menor, porém o custo é mais elevado se fizermos dessa forma.

Já a estratégia de topo de funil faz com que você procure despertar a “dor” antes que o lead inicie o processo de compra.

É aí que você consegue um custo menor, pois você não precisa educar e nem aculturar o cliente, ele mesmo se identifica com o seu produto ou serviço através da sua “dor”.

O que queremos mostrar a você é: para que você possa equilibrar o seu custo de investimento, você também deve equilibrar a previsibilidade de fechamento de negócios que terá dentro do seu funil de vendas. Assim, você terá menor custo e maior tempo. 

No primeiro episódio da websérie Segunda que Rende, o CEO da Black Beans, Vinícius Lucio, explica de maneira mais detalhada e didática como é possível conquistar clientes sem precisar pagar caro por eles. Confira e aproveite para se inscrever em nosso canal para ficar por dentro de mais conteúdos técnicos:

 

 

O universo digital mudou e novas metodologias surgiram. Não fique para trás.

 

Compartilhe:

Posts Relacionados

#Marketing Digital

TikTok – Uma ferramenta poderosa no marketing digital

Você ainda fala que TikTok é dancinha? Opa, então você precisa ler este artigo! O TikTok se estabeleceu como uma plataforma de mídia social extremamente popular, ganhando destaque nos últimos...

Continuar lendo

#Marketing Digital

O poder da cauda longa para o marketing e vendas

O que é cauda longa? Se você ainda não conhece este conceito, esse é o momento de ficar por dentro de uma das principais estratégias de marketing e, principalmente, do marketing digital. Este...

Continuar lendo

Bora conversar?

Só se for agora

Nossos

parceiros