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Inbound e Outbound marketing: Quais são as diferenças?

14 de junho de 2018|Postado por: Black Beans

Para manter a sua empresa firme no mercado é preciso inovar sempre, mas não adianta se modernizar e não ter um serviço de marketing eficiente para alcançar o seu público. Você já pensou em trabalhar com Inbound ou Outbound marketing? Ou melhor, você sabe o que essas estratégias significam e como funcionam?

Inbound Marketing

O principal objetivo desse conceito é atrair e fazer com que os clientes criem um laço de fidelidade com a sua empresa e produto/serviço.

Traduzindo, é o marketing de atração. Essa estratégia não prevê que você corra atrás dos consumidores, mas sim que crie e desperte neles um interesse pelo que a sua instituição oferece. Essa é a principal diferença entre o Inbound e Outbound.

Outbound Marketing

Esse é o nosso bom e velho marketing tradicional que é completamente o inverso da estratégia que citamos acima.

O objetivo desse conceito é ir atrás do seu cliente e não é em todos os casos que será necessário gerar algum tipo de interesse ao consumidor.

O início do Outbound Marketing foi nas mídias tradicionais com propagandas na TV, rádio, jornais impressos, revistas, patrocínio de eventos e outros. Mas, conforme o tempo foi passando ele também foi inserido nas mídias digitais.

Um exemplo disso são os e-mails de propagandas que você recebe e com banners, fotos e vídeos que aparecem em sites.

Custo mais alto

Uma diferença relevante entre o Inbound e Outbound marketing é o custo, pois as mídias tradicionais são bem mais caras e por esse motivo são dominadas pelas grandes marcas e empresas.

Qual é a diferença na prática entre Inbound e Outbound?

O Inbound Marketing pode ser usado por qualquer tipo de negócio independentemente do tamanho da empresa.

Você pode e deve ter um site que esteja dentro das estratégias de SEO e com foco totalmente voltado para o seu público. A criação de um blog também serve como uma ferramenta de atração do consumidor, com conteúdos exclusivos de interesse dele, de acordo com o produto que você oferece.

Saiba mais sobre Inbound Marketing.

O Outbound Marketing apesar de ser muito comum em grandes empresas por conta do alto valor, ele também pode ser usado para pequenos negócios por meio de propagandas em panfletos.

Inbound

  • A comunicação entre o transmissor e receptor é constante, para entender melhor o cliente;
  • Possui um menor custo de aquisição e gera mais fidelização por parte do clientes;
  • Cliente vai até a empresa;
  • A criação do conteúdo tem como objetivo educar e entreter o consumidor;
  • Seu maior potencial é a criatividade nas ações;
  • Marketing de permissão.

Outbound

  • Foca na divulgação direta do produto;
  • Apenas emite a comunicação ao cliente;
  • Vai à procura do consumidor;
  • Atrai os cliente por meio de outdoors, anúncios na mídia e outros;
  • Tem propagandas que às vezes não agregam valor ao cliente;
  • Marketing de interrupção.

É possível trabalhar com Inbound e Outbound marketing ao mesmo tempo?

Sim, você pode investir e mesclar esses dois tipos de estratégias tendo em vista que uma não interfere no desenvolvimento da outra, muito pelo contrário, elas se complementam.

A única distinção entre o Inbound e Outbound é que no inbound marketing fica muito mais fácil conseguir identificar o retorno e resultados alcançados.

Mostrando qual é a melhor mídia social para se investir. Já nas mídias tradicionais fica um pouco mais difícil visualizar a repercussão e mensurar os resultados da campanha.

Planejamento estratégico: paute ações e controle resultados
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