Blog

#Inbound Marketing

Persona B2B: 4 formas de identificá-la

28 de outubro de 2021|Postado por: Black Beans

A persona B2B é um dos pilares quando falamos em desenvolvimento de estratégias dentro do marketing digital industrial e em posicionamento de mercado. Ela representa o cliente ideal do seu negócio, ou seja, a pessoa que você deve conquistar (a ideia é que seja uma representação fictícia, mas é possível se basear em consumidores da sua empresa para construí-la).

Com esse conhecimento em mãos, você pode evitar custos excessivos direcionados para um público errado, que não vai trazer resultados e traçar planos bem definidos para atrair a persona B2B.

E qual o primeiro passo para definir essa pessoa? Separamos algumas dicas que podem ajudar ao longo do processo de construção da persona, confira:

Como chegar à persona B2B?

Faça um movimento introspectivo

Antes de qualquer coisa é importante você conhecer o seu mercado, estudar os concorrentes e entender como a sua empresa está inserida neste contexto. É um movimento introspectivo, que demanda muito conhecimento, estudo, conversa entre as lideranças e os colaboradores, dentre outras ações, como brainstorming.

É importante fazer um mergulho na essência da marca e nos objetivos dela para chegar a uma persona B2B bem definida, afinal estamos falando de um relacionamento de empresa para empresa que demanda dedicação e muitas análises.

Faça um exercício assertivo para identificar o seu cliente ideal

Faça a seguinte reflexão: qual cliente que se você fechasse boa parte das vendas com ele o mês estaria ganho? Isso varia muito de acordo com o ciclo de vendas de cada empresa – muitas possuem um processo de negociação consultivo que pode durar meses – mas vale o exercício.

Com esse fator em mente, já possível começar a traçar um perfil. É importante também entender que algumas organizações não possuem apenas uma persona B2B, mas 2 ou até mais. Para determinar o sucesso nessa estratégia é essencial encontrar pontos focais para desenvolver o seu papel no meio digital chegando às pessoas certas, com a comunicação adequada.

Começando a criar a persona B2B

Agora que você e o seu time já têm em mente a pessoa ideal, é hora de começar a traçar o seu perfil. Quais são as dores, necessidades e anseios da persona B2B? Quais são os hábitos de vida dela (que tipo de conteúdo consome, por exemplo)?

Olhando para o mercado B2B em específico, qual é o porte da empresa, quais os interesses e desafios dela em sua área de atuação? Perguntas mais específicas como estas também são válidas. Mas sempre lembrando que há uma pessoa por trás das negociações e o perfil dela também deve ser considerado.  

É importante entender todos esses pontos sobre ela, bem como as suas complexidades, afinal a ideia é que os seus serviços estejam aptos a solucionar os problemas dela e criar uma conexão e identificação genuína.

Leia também: 5 tipos de conteúdo para captação de leads na indústria

Não há fórmula pronta!

Existem diversas ferramentas on-line que ajudam na criação da sua persona, muitas são interessantes e contribuem para esse processo. Mas a verdade é que não há uma resposta pronta para seguir, porque cada empresa tem as suas características, os seus planos e objetivos no mercado e, principalmente, um cliente único.

Ou seja, não há uma receita de bolo para ser seguida – é importante conhecer o consumidor a fundo. Com essa estratégia bem definida, é possível começar a desenvolver muitas outras ações, pensando sempre na jornada de compra do consumidor e no funil de marketing para conquistar leads qualificados.

Quer entender mais sobre esse assunto? Então, fale conosco:

Compartilhe:

Posts Relacionados

#Marketing Digital

TikTok – Uma ferramenta poderosa no marketing digital

Você ainda fala que TikTok é dancinha? Opa, então você precisa ler este artigo! O TikTok se estabeleceu como uma plataforma de mídia social extremamente popular, ganhando destaque nos últimos...

Continuar lendo

#Marketing Digital

O poder da cauda longa para o marketing e vendas

O que é cauda longa? Se você ainda não conhece este conceito, esse é o momento de ficar por dentro de uma das principais estratégias de marketing e, principalmente, do marketing digital. Este...

Continuar lendo

Bora conversar?

Só se for agora

Nossos

parceiros