As redes sociais vem ganhando cada vez mais espaço no meio online, principalmente para empresas que querem escalar as vendas. Mas neste momento você deve estar se perguntando, será que é possível ter resultado em redes sociais para empresas B2B?
Quando falamos sobre mercado B2B, nos referimos a empresas que vendem algum produto ou serviço para outra empresa. Mas nesta frase existe um detalhe muito importante e que faz toda diferença no resultado de redes sociais para empresas que você ainda não observou.
Sim, uma empresa vende para outra empresa. Mas por traz de uma empresa, sempre vai ter uma pessoa! Isso mesmo, o lado humano precisa ser ressaltado em qualquer estratégia e isso que vai fazer total diferença na divulgação das redes sociais.
Normalmente quando pensamos em mercado B2B, imaginamos algo mais sério e focado em produto. Mas a comunicação atual mudou, as redes sociais para empresas mudaram e a sua empresa também precisa abrir a mente para isso.
Vamos pensar de forma mais prática, o que faz você criar conexão com uma marca ou empresa? Provavelmente você pensou em alguma resposta que esteja relacionada a algo humanizado.
A mesma coisa deve acontecer nas redes sociais para empresas B2B, e isso não significa que ela vai deixar de ser corporativa e que a comunicação mais formal precisa ser deixada de lado. Estamos apenas querendo exaltar a essência e propósito nas comunicações.
Afinal mais do mesmo está cheio por aí, e o que vai diferenciar uma empresa da outra é a história, o propósito. Coisas que ninguém vai conseguir copiar.
Nós já falamos que a rede social para empresa B2B precisa ser humanizada, correto? E para isso, o primeiro ponto é ter uma persona definida. Quem é a pessoa que a sua empresa deseja atingir nas redes sociais?
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Depois de ter sua persona definida, você precisa entender em qual rede social ela está consumindo conteúdo. Ela está no Linkedin? Sua empresa também deve estar. Ela está no Instagram? Sua empresa também deve estar. Ela está em todas as redes sociais? Sua empresa também deve estar.
Resumindo, você precisa investir em comunicação na rede social que a sua persona estiver.
Mas preciso ressaltar mais uma vez, por trás de empresas sempre haverá pessoas. E não necessariamente você vai atingir o decisor de uma compra através das redes sociais, mas sim um influenciador. Este influenciador precisa criar conexão com a sua empresa para poder transmitir a mensagem para quem vai decidir a compra do seu produto ou serviço.
Pense no seu comportamento de compra como consumir e tente adaptar para dentro das redes sociais para empresas B2B.
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Pensar em conteúdo relevante em redes sociais para empresas B2B pode parecer uma tarefa um pouco difícil, mas aí vai uma dica: entenda o que a sua audiência quer ver nas suas redes sociais. Faça enquetes, pesquisas e entenda o que a sua persona gosta de consumir.
Assim como a empresa que você quer atingir tem pessoas por trás, a sua também
tem. E as redes sociais são um ótimo meio para mostrar isso. Então compartilhe
a rotina dos seus colaboradores e aproxime a audiência da sua empresa.
Deixe claro nas redes sociais para empresas B2B qual o maior propósito, qual transformação a sua empresa quer causar na vida de um cliente. Isso vai fazer com que a compra se torne mais leve.
Como já mencionei há alguns parágrafos acima, ninguém consegue copiar a história da sua empresa. Transforme essa exclusividade em conteúdo para redes sociais.
Ainda tem dúvidas de que redes sociais para empresas B2B podem ter resultados? Se eu fosse você repensava sobre o assunto. Agora é hora de colocar todas as dicas em prática!
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