Você com certeza já ouviu falar em persona e entende como ela é fundamental para o sucesso do seu negócio!
Mas você sabe se os conteúdos produzidos e divulgados pela sua marca através da internet estão sendo pertinentes e alcançando as pessoas certas?
Toda e qualquer estratégia de marketing depende diretamente do objetivo de querer conquistar clientes. E para que isso aconteça de maneira efetiva, é preciso todo um planejamento estratégico que culmine no sucesso da sua marca.
É praticamente impossível criar estratégias de inbound marketing eficientes sem termos uma persona bem definida. Afinal, como vamos produzir conteúdo para alguém se nem sabemos ao certo quem é esse alguém?
Hoje, você irá entender melhor sobre o comportamento da sua persona na internet e como atingi-la no momento certo, com o discurso certo e através dos canais digitais corretos. Vamos lá?
Primeiro de tudo, por mais que pareçam a mesma coisa, a persona não é o mesmo que o público-alvo.
O público-alvo é mais abrangente, é o nosso público decisor baseado em dados demográficos, como idade, região onde mora, profissão, renda, classe social, status de relacionamento, entre outros. Esse é o primeiro passo para definirmos uma persona.
Já a persona, é a humanização desse público-alvo, para quem você está criando o conteúdo. Através dela é possível visualizar uma pessoa de verdade e não algo abstrato. Aqui, são definidos detalhes mais específicos, como hobbies, sonhos, dores e objetivos de vida.
Ambos são importantes, porém a persona é o ponto-chave da estratégia de comunicação, sendo uma solução mais assertiva para a criação dos conteúdos, já que sabemos mais sobre quem devemos focar.
O mundo online e offline são completamente diferentes. Logo, a sua persona também vai se comportar de maneira diferente em cada um desses espaços.
Por exemplo, enquanto a sua persona possui uma personalidade mais introvertida, analítica, conservadora e passiva na vida real, na internet ela se comporta de uma maneira mais extrovertida, criativa, liberal e ativa.
A partir desse comportamento, já podemos ter uma ideia de como trabalharemos um conteúdo mais específico para essa persona e de como o direcionaremos a ela, se será de uma maneira mais coloquial e técnica, se podemos utilizar memes, emojis, gírias, etc. Tudo para que o público-alvo se identifique com o discurso.
No quarto episódio da websérie Segunda que Rende, a CCO e Diretora de Criação da Black Beans, Luana Fernandes, explica como podemos usar as configurações das plataformas de mídia digital a favor da criação de uma persona, atingindo, assim, o público certo, na hora certa e com o discurso ideal. Assita aqui!
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Quando nós conseguimos representar um público através de uma persona, torna-se muito mais fácil entender suas reais necessidades e oferecer as soluções mais efetivas.
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