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#Inbound Marketing

Persona: atinja o público certo através das mídias digitais

14 de julho de 2022|Postado por: Black Beans

Você com certeza já ouviu falar em persona e entende como ela é fundamental para o sucesso do seu negócio!  

Mas você sabe se os conteúdos produzidos e divulgados pela sua marca através da internet estão sendo pertinentes e alcançando as pessoas certas?

Toda e qualquer estratégia de marketing depende diretamente do objetivo de querer conquistar clientes. E para que isso aconteça de maneira efetiva, é preciso todo um planejamento estratégico que culmine no sucesso da sua marca.

É praticamente impossível criar estratégias de inbound marketing eficientes sem termos uma persona bem definida. Afinal, como vamos produzir conteúdo para alguém se nem sabemos ao certo quem é esse alguém?

Hoje, você irá entender melhor sobre o comportamento da sua persona na internet e como atingi-la no momento certo, com o discurso certo e através dos canais digitais corretos. Vamos lá?

 

Persona X Público-Alvo: conheça as diferenças

Primeiro de tudo, por mais que pareçam a mesma coisa, a persona não é o mesmo que o público-alvo. 

O público-alvo é mais abrangente, é o nosso público decisor baseado em dados demográficos, como idade, região onde mora, profissão, renda, classe social, status de relacionamento, entre outros. Esse é o primeiro passo para definirmos uma persona

Já a persona, é a humanização desse público-alvo, para quem você está criando o conteúdo. Através dela é possível visualizar uma pessoa de verdade e não algo abstrato. Aqui, são definidos detalhes mais específicos, como hobbies, sonhos, dores e objetivos de vida.

Ambos são importantes, porém a persona é o ponto-chave da estratégia de comunicação, sendo uma solução mais assertiva para a criação dos conteúdos, já que sabemos mais sobre quem devemos focar.

 

Sua persona se comporta diferente na Internet

O mundo online e offline são completamente diferentes. Logo, a sua persona também vai se comportar de maneira diferente em cada um desses espaços. 

Por exemplo, enquanto a sua persona possui uma personalidade mais introvertida, analítica, conservadora e passiva na vida real, na internet ela se comporta de uma maneira mais extrovertida, criativa, liberal e ativa.

A partir desse comportamento, já podemos ter uma ideia de como trabalharemos um conteúdo mais específico para essa persona e de como o direcionaremos a ela, se será de uma maneira mais coloquial e técnica, se podemos utilizar memes, emojis, gírias, etc. Tudo para que o público-alvo se identifique com o discurso. 

 

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto?

No quarto episódio da websérie Segunda que Rende, a CCO e Diretora de Criação da Black Beans, Luana Fernandes, explica como podemos usar as configurações das plataformas de mídia digital a favor da criação de uma persona, atingindo, assim, o público certo, na hora certa e com o discurso ideal. Assita aqui!

Ah! Aproveite e se inscreva no canal da Black Beans para ter acesso a mais conteúdos técnicos como esse!

Quando nós conseguimos representar um público através de uma persona, torna-se muito mais fácil entender suas reais necessidades e oferecer as soluções mais efetivas.

 

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