Construir autoridade no meio digital é um trabalho que leva tempo, envolve muita dedicação e esforços para produzir e divulgar conteúdos de qualidade, a fim de atingir um público em potencial. Um exemplo que pode ajudar nesse processo é o guest post, você já ouviu falar?
Antes de explicarmos sobre esse assunto, é importante dizer que uma das estratégias essenciais quando falamos em ranqueamento orgânico (posicionar a sua página nos buscadores sem investimento em campanhas) são os links.
O link biulding é importante para fortalecer o seu domínio, construir autoridade e relevância e faz com que os robozinhos do Google entendam que você está fazendo um bom trabalho.
Quando falamos em links, vale explicar que é preciso ter esses links dentro do seu site, apontando para outras páginas internas ou até formulários de inscrição (as famosas landing pages). Isso ajuda a manter o usuário navegando dentro da sua página, apresentando outros conteúdos e até abas de conversão para essa pessoa.
Mas, ter sites com um bom desempenho nos buscadores que colocam links apontando para o seu site também é essencial. Isso mostra que você tem um bom relacionamento com o meio e, juntos, é possível “passar” a autoridade de um para o outro, trazendo ainda mais tráfego para você. Há diversas formas de colocar essa estratégia em prática.
Agora, para exemplificar o que seria um guest post: você está navegando na internet procurando por escritores latino-americanos.
Se interessa por um site que parece ter um ótimo conteúdo sobre o assunto e dentro do texto, dadas as devidas explicações, você é convidado a clicar em um link para saber mais e conhecer uma determinada livraria. Rapidamente, faz essa ação e é levado para o site deles, com diversos conteúdos e produtos.
O que você não sabia é que esse texto tinha sido escrito por um convidado terceiro, alguém da própria livraria que criou o artigo para o site. Assim, ele conquistou, com essa estratégia de guest post um possível cliente e mais tráfego para a página.
Certo, agora que você entendeu como o guest post funciona, é importante explicar alguns pontos. Essa é uma estratégia que precisa ter sentido e uma razão clara para acontecer. Isso quer dizer que o Google já ficou esperto e está treinado para saber quando uma livraria posta um artigo que leva para uma empresa de autopeças, por exemplo.
O que isso tem a ver? Exato, não muita coisa. Logo, é preciso que os blogs/sites sejam relacionados, com temas interessantes para ambos os públicos.
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Se for alguém conhecido e do seu mesmo nicho, fazer um guest post fica muito mais fácil. Uma conversa com quem cuida dessa parte de estratégia da empresa pode já ser o suficiente. Juntos, vocês podem estabelecer um tipo de conteúdo mais interessante para ambas as partes. Outra opção é receber indicações de contatos em comum, networking é tudo!
Se esse não for o seu caso, vamos lá. Uma dica é tentar criar um relacionamento próximo com a empresa almejada, interagindo nas redes sociais, por exemplo. É também possível estabelecer uma lista de possíveis sites para fazer essa parceria, depois crie uma proposta personalizada interessante.
Se apresente com clareza, mostre objetividade e conhecimento sobre a empresa em questão. Não se esqueça: justifique o motivo dessa parceria e as vantagens para ambos os lados.
Assim, você pode conquistar uma empresa amiga para crescer junto e partilhar conteúdos de qualidade.
Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre esse e outros assuntos.
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