Você provavelmente já ouviu falar do termo Social Media, certo? Mas será que você sabe o que faz um Social Media?
No mundo conectado em que vivemos hoje, as redes sociais desempenham um papel cada vez mais importante na nossa comunicação e interação diária e esse profissional se tornou imprescindível para o mercado de trabalho.
Mas afinal, o que é um Social Media? Quem vai responder é a Luana Fernandes, Diretora de Criação da Black Beans.
Segundo a Lu, ninguém sabe 100% o que é Social Media, porque se trata de uma profissão e uma área muito nova, que está em constante atualização. As coisas mudam muito rápido, principalmente no mundo digital. Há dois anos, por exemplo, não tínhamos na pauta da agência, propostas de conteúdo corporativo para o TikTok e agora, isso faz parte da área de Social Media.
Para começar, vamos definir o termo Social Media. Basicamente, ele se refere às plataformas e canais online que permitem a criação, o compartilhamento e a interação de conteúdo entre os usuários. As redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, LinkedIn e muitas outras, são exemplos de mídias sociais populares atualmente. Elas proporcionam um espaço virtual para que as pessoas se conectem, compartilhem momentos, ideias, opiniões e estabeleçam relações em um ambiente digital.
Você já parou para pensar em todo o trabalho por trás das estratégias de mídia social de uma empresa? É aí que entra o profissional de Social Media!
São responsáveis por criar e executar estratégias que impulsionam a presença online e fortalecem as marcas. Para começar, o profissional de Social Media inicia seu trabalho realizando uma pesquisa de mercado detalhada. Eles analisam a concorrência, identificam as tendências do mercado e definem os objetivos a serem alcançados. A partir dessas informações, é possível traçar uma estratégia eficaz para criar uma presença impactante nas plataformas de mídia social.
Um dos pontos-chave do trabalho do Social Media é a criação de conteúdo envolvente e relevante para as plataformas. Eles têm a importante missão de manter as contas de mídia social atualizadas, monitorar conversas online e interagir com o público. Isso inclui responder perguntas, comentários e garantir que o engajamento esteja sempre em alta.
Além disso, é fundamental analisar os resultados obtidos para avaliar o sucesso dos conteúdos e fazer ajustes quando necessário.
As etapas de uma entrega de Social Media são muitas e envolvem diversas atividades.
Quanta coisa, não é mesmo? Tudo isso é realizado para garantir que as campanhas e os conteúdos sejam efetivos, atinjam os objetivos e proporcionem transparência e feedback para o cliente.
Outro ponto importante, que a Luana destaca, é a necessidade de constante atualização do profissional de Social Media. No mundo em constante evolução das tecnologias, eles devem estar familiarizados com as últimas novidades.
Isso inclui entender algoritmos, que são a base da automação e da inteligência artificial, e também as tecnologias de realidade aumentada e virtual. Além disso, é fundamental compreender questões relacionadas à privacidade e segurança, como a famosa LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Essa compreensão permite que o profissional crie campanhas relevantes e efetivas, ao mesmo tempo em que garante a proteção dos dados do cliente e do público.
Primeiramente, vamos entender como os dados de mídia social podem contribuir para o sucesso de uma campanha. Ao analisar essas informações, um profissional de Social Media pode definir objetivos mais claros e alinhados com o público-alvo. Os dados ajudam a identificar quais tipos de conteúdo são mais relevantes e geram maior engajamento, permitindo que sejam direcionados esforços para as estratégias mais efetivas.
Além disso, os dados também proporcionam uma visão valiosa sobre a concorrência. Ao monitorar as métricas relacionadas às redes sociais de empresas concorrentes, um profissional de Social Media pode identificar oportunidades de conteúdo, identificar tendências e até mesmo descobrir lacunas a serem exploradas.
No entanto, é importante destacar que o mercado de mídia social é altamente competitivo e está em constante mudança. Os profissionais de Social Media enfrentam diversos desafios diante dessas transformações. Um exemplo é o constante ajuste dos algoritmos das plataformas, que impactam diretamente a visibilidade das postagens. É necessário estar atualizado sobre essas mudanças e adaptar as estratégias de acordo, para garantir que o conteúdo alcance o público desejado.
A Luana deixou bem evidente que o papel do profissional de Social Media é essencial no mercado de comunicação, na criação de estratégias efetivas de posicionamento de marca, relacionamento com o público e alcance de objetivos empresariais.
O perfil profissional envolve constante atualização com as tendências, ter habilidades criativas e analíticas, além de trabalhar bem em equipe, especialmente com os profissionais de criação, eles garantem o sucesso das estratégias de mídia social. Aqui na Black Beans, dedicamos muito esforço ao posicionamento de marca, utilizando um cronograma bem estruturado para garantir resultados sólidos.
Se você ficou interessado em saber mais sobre o mundo da Social Media e como um profissional especializado pode impulsionar o sucesso da sua empresa, estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida.
Agora, assista ao vídeo no nosso canal no YouTube e se intere de todas as dicas e insights da Luana Fernandes, na websérie Segunda que Rende.
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